Lugar de mulher também é dentro de campo

Marta

Ao longo dos anos a mulher vem conquistando seu lugar na sociedade, antes rotulada de sexo frágil, hoje invadiu os campos de futebol, as quadras, as piscinas e todos complexo que antes era masculino.

Em 1967, após realizar um curso pelo Departamento Amador da Federação Mineira de Futebol, Léa Campos se tornou a primeira árbitra de futebol Brasileiro, porém, só em 1971 foi reconhecida pela FIFA.

Com toda garra e perseverança, as mulheres se tornaram campeãs e vencedoras de seus próprios limites.

A árbitra Silvia Regina abriu as portas para outras mulheres no esporte, em 1997 ela foi reconhecida pela Federação Paulista de Futebol como árbitra. Iniciou sua carreira apitando jogos de futebol feminino e em 2003 entrou para a história do futebol brasileiro sendo a primeira mulher a apitar uma partida de futebol masculino pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Silvia, assistida pelas bandeirinhas Aline Lambert e Ana Paula Oliveira, consagrou aquele dia que seria a primeira partida do Brasileirão com uma equipe de arbitragem totalmente feminina.

Mas ante disso, em 1986, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino enfrentou sua primeira partida contra os Estados Unidos em um amistoso internacional, onde foi derrotada por 2 a 1. O time participou de todas as edições da Copa do Mundo feminina e do Torneio de Futebol dos Jogos Olímpicos, além disso, disputa também amistosos internacionais e outras competições.

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino é considerada a melhor seleção da América do Sul. A capitã do time é Marta, que já foi eleita 5 anos seguidos pela FIFA como melhor jogadora e tem mais de 100 gols na carreira. Em 2015, se tornou a maior artilheira da história das Copas do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols. No mesmo ano ainda se tornou a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, contando futebol masculino e feminino, com 101 gols, superando o Rei do Futebol, Pelé, que tem 100 gols.

Essas e outras mulheres modificaram o cenário histórico, venceram nos gramados e na vida, conquistaram seus direitos e superaram o preconceito.

Avatar

Sobre Paolla França

Paolla França já escreveu 8 posts nesse site..

Desde muito nova sempre sonhei em trabalhar na área de esportes, agora tenho a oportunidade de fazer meu sonho virar realidade. Sou Paolla França, tenho 19 anos, estudo jornalismo e estou em busca de novos desafios."Toda conquista começa com a decisão de tentar."

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Avatar
Paolla França
Desde muito nova sempre sonhei em trabalhar na área de esportes, agora tenho a oportunidade de fazer meu sonho virar realidade. Sou Paolla França, tenho 19 anos, estudo jornalismo e estou em busca de novos desafios."Toda conquista começa com a decisão de tentar."

Artigos Relacionados

Topo