Liverpool sonha com liderança, Chelsea com a Champions na Premier League

Ambos estão embalados pelas vitórias nas competições europeias no meio de semana

Garantido nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa depois de eliminar o Bayern de Munique, o Liverpool tem a oportunidade de completar uma semana perfeita neste domingo (17) reassumindo a liderança da Premier League. Vai enfrentar o Fulham, vice-lanterna do torneio, no estádio de Craven Cottage, em Londres, a partir das 11h15 (horário de Brasília). Embalado por uma atuação de gala na Liga Europa, o Chelsea encara o Everton no estádio Goodinson Park, em Liverpool, a partir das 13h30 (horário de Brasília).

PREMIER LEAGUE – 31ª RODADA

Fulham x Liverpool

Ficar em último ou penúltimo lugar. Essa é a única dúvida que realmente resta para o Fulham na reta final de torneio. Com 17 pontos (quatro vitórias, cinco empates e 21 derrotas), o time londrino já não tem esperanças reais de escapar do rebaixamento. A desvantagem na comparação com o Burnley, é de gigantescos 13 pontos no início da jornada. Assim, na 19ª posição com 17 pontos, resta evitar ser ultrapassado pelo Huddersfield, que também jogaria no sábado contra o West Ham, em Londres, evitando ser o lanterna da Premier League.

A campanha recente, contudo, é absolutamente desanimadora. Ao levar 3 x 1 do Leicester na jornada anterior, o time de Londres chegou à sexta derrota consecutiva. Como mandante, seus números são ligeiramente melhores. Nesse quesito o Fulham é o terceiro pior da Premier League. Dos 42 pontos disputados em seu estádio, faturou 15 (quatro vitórias, três empates e sete derrotas) tendo assinalado 18 gols e sofrido 28. O meio campista Andre Schurrle entregue aos cuidados do departamento médico, é dúvida para o encontro. Machucados, o goleiro Marcus Bettinelli e o defensor Alfie Mawson  já foram vetados.

https://twitter.com/lfcbrasil/status/1107008636490903552?s=21

O ambiente no Liverpool é completamente diferente. Na quarta-feira (13) , os Reds conseguiram bater o Bayern de Munique, por 3 a 1, na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões e garantiram seu lugar na próxima etapa. Vão encarar o Porto. Agora, podem se voltar para o Campeonato Inglês com mais tranquilidade na busca de um título inédito na era Premier League. Com 73 pontos (22 vitórias, sete empates e uma derrota), ocupam a 2ª posição na tabela de classificação. Estão apenas um ponto atrás do Manchester City. Assim, como o rival folga neste final de semana no torneio, têm a chance de assumir, ainda que temporariamente, a ponta da competição.

Não será por pouco tempo. Como a disputa ficará paralisada por cerca de duas semanas devido à primeira data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para amistosos entre seleções, o Liverpool terá a oportunidade, em caso de vitória, de ficar um bom período no 1º lugar. Seu próximo jogo no Campeonato Inglês está agendado para 31 de março, em casa, contra o Tottenham. O técnico Jurgen Klopp não poderá contar com o defensor Joe Gomez  para o encontro deste domingo. Está machucado. Também estão aos cuidados do departamento médico e não devem ser liberados os meio campistas Henderson e Naby Keita.

Retrospecto

Everton x Chelsea

Eliminado das copas, o Everton tem tido maiores intervalos de preparação que seus rivais. Na análise mais ampla, contudo, isso apenas consolidou a impressão de que o trabalho do técnico português Marco Silva é bem abaixo das expectativas. Nas dez últimas partidas, os azuis de Liverpool venceram três vezes, empataram em uma oportunidade e deixaram o campo derrotados em seis jogos. O fracasso mais recente foi no sábado (9), pela 30ª rodada da Premier League contra o Newcastle. No estádio rival, o Everton chegou a abrir vantagem de dois tentos na primeira etapa, mas acomodou-se no segundo tempo e levou a virada. Acabou perdendo por 3 x 2.

Ao ficar estacionado nos 37 pontos (dez vitórias, sete empates e 13 derrotas), iniciou a disputa da jornada de número 31 na 11ª colocação. O desempenho como mandante é inferior. Nesse quesito, os azuis figuram como décimo segundo melhores da Premier League. Dos 45 pontos disputados em Goodinson Park, faturaram 22 (seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas) tendo assinalado 21 gols e sofrido o mesmo número de tentos. Entregue aos cuidados do departamento médico, o veterano defensor Phil Jagielka segue de fora. Ainda são dúvidas para o encontro os também defensores Leighton Baines e Seamus Coleman.

A esperada acomodação do Chelsea diante do Dínamo de Kiev depois da vitória por 3 x 0 no jogo de ida não aconteceu. Na quinta-feira (14), os Blues enfiaram 5 x 0 nos ucranianos completando o serviço iniciado em Londres e confirmando sua classificação para as quartas de final da Liga Europa, em que terão como rivais o Slavia Praga. Fez isso mesmo com o técnico Maurizio Sarri preservando alguns jogadores e revezando o elenco. Priorizou justamente a partida deste domingo, que pode devolver o Chelsea ao G4 do Campeonato Inglês. Com 57 pontos (17 vitórias, seis empates e seis derrotas), estão na 6ª colocação. Estão um ponto atrás do Manchester United, quinto colocado, e com três de desvantagem na comparação com o Arsenal, quarto colocado, que fecha a zona de classificação para a edição 2019/2020 da Liga dos Campeões.

Como realizou um jogo a menos que esses dois rivais, o encontro com o Everton colocará o Chelsea em condições de igualdade aos adversários mais próximos na briga por um lugar na próxima temporada da Champions League. O desempenho da equipe na condição de visitante é ligeiramente melhore. Nesse ranking da Premier League o Chelsea aparece como quinto colocado. Dos 42 pontos disputados, ganhou 25 (oito vitórias, um empate e cinco derrotas) tendo assinalado 21 gols e sofrido o mesmo número de tentos.

Retrospecto

Avatar

Sobre Alexsander Vieira

Alexsander Vieira já escreveu 305 posts nesse site..

Olá, me chamo Alexsander Vieira, tenho 21 anos e um amor intenso por futebol. Sou estudante de jornalismo pela FAM. Quando pequeno, pensava em trabalhar com o futebol, como jogador. Por situações não harmoniosas esse sonho se dissolveu, porém achei outra maneira de continuar no esporte. Foi com as mãos que decidi trabalhar, informar minha nação com os melhores acontecimentos, e sempre ter credibilidade no que passo à frente.

1X Bet
Avatar
Alexsander Vieira
Olá, me chamo Alexsander Vieira, tenho 21 anos e um amor intenso por futebol. Sou estudante de jornalismo pela FAM. Quando pequeno, pensava em trabalhar com o futebol, como jogador. Por situações não harmoniosas esse sonho se dissolveu, porém achei outra maneira de continuar no esporte. Foi com as mãos que decidi trabalhar, informar minha nação com os melhores acontecimentos, e sempre ter credibilidade no que passo à frente.
http://www.radioprado.com.br

Artigos Relacionados

Topo