N’Golo Kanté, de catador de lixo a Campeão do Mundo

- Conheça a trajetória do jogador que se consagrou na Copa da Rússia de 2018
N'Golo Kanté, de catador de lixo a Campeão do Mundo

Eventos grandiosos como a Copa do Mundo são sempre recheados de protagonistas que ganham multidões com seus talentos dentro de campo. Mas outros tantos são coadjuvantes que não passam despercebidos pelo igual talento alinhado a suas histórias de vida. Um deles, é o volante francês N'Golo Kanté de 27 anos.

O atleta teve uma ascensão quase meteórica e, hoje, é um dos melhores jogadores em sua posição, além de ser um dos destaques da seleção francesa no Mundial. Atualmente defendendo o Chelsea, especula-se que depois do seu ótimo desempenho na Copa, o volante tenha o interesse de clubes como Real Madrid, PSG e até Barcelona.

Porém, há 20 anos, durante a Copa do Mundo de 1998, Kanté, então com sete anos de idade, não poderia se quer sonhar que estaria entre os jogadores mais disputados de uma janela de transferência.  Filho de imigrantes e o mais velho de quatro irmãos, o jogador vem de uma família extremamente pobre de Paris. Ainda criança já trabalhava com seu pai, recolhendo lixo nas ruas para ajudar nas despesas da família.

Kanté: o maestro em roubar bolas. (Reprodução/Twitter Oficial da FIFA)

Depois de perder o pai aos 11 anos, Kanté assumiu as responsabilidades pela família. Tentou ingressar no futebol amador. Porém, muitas portas foram fechadas e poucas pessoas quiseram dar uma chance para um jogador de apenas 1,68m. Sem perspectivas, o volante se formou em Contabilidade aos 18 anos.

Mas (para nossa sorte) sua trajetória no futebol não havia acabado. Clubes franceses como Boulogne e o Caen conseguiram enxergar o potencial do atleta. Depois Kanté foi parar no Leicester e de lá para o Chelsea. Consagrou-se nos Blues e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês em 2017.

Em 2018, o menino que catava lixo se consagra como um dos responsáveis por levar a França ao bicampeonato mundial. Humilde, Kanté não ostenta carros ou roupas de marcas e é símbolo de uma França marcada pela imigração, que tem entre seus heróis, filhos de africanos que mudaram a própria história por meio do futebol.

Avatar

Sobre Camila Pusiol

Camila Pusiol já escreveu 29 posts nesse site..

Camila Pusiol, 23 anos, paulista e aspirante a jornalista. Amante do futebol e de esportes no geral, São Paulina roxa (e chata). Aqui, entre outras coisas, escrevo sobre as dores e as delícias de torcer para o Tricolor do Morumbi.

365 Scores

BetWarrior


Avatar
Camila Pusiol
Camila Pusiol, 23 anos, paulista e aspirante a jornalista. Amante do futebol e de esportes no geral, São Paulina roxa (e chata). Aqui, entre outras coisas, escrevo sobre as dores e as delícias de torcer para o Tricolor do Morumbi.

Artigos Relacionados

Topo