Juninho Pernambucano: ídolo do Sport, Vasco e Lyon

Ele é considerado o maior batedor de faltas da história do futebol mundial
Juininho

Antes de mais nada é uma história que já tem mais de 20 anos no futebol. Juninho Pernambucano é um jogador que surgiu no futebol brasileiro. Descoberto no Sport de Recife em 1993, com apenas 16 anos fez parte da “geração de ouro” e se tornou ídolo da torcida. Foi uma peça fundamental nas conquistas do título do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste, tudo isso em 1994. Aliás, foi no Leão da Ilha que Juninho já mostrou que era ótimo cobrador de faltas. Em 1995, chegou ao Vasco da Gama. Logo no início teve dificuldades de se firmar ao time. Já em 1997, ele conquistou seu espaço na equipe e foi um dos principais jogadores do Vasco na conquista do Campeonato Brasileiro, fazendo vários gols importantes, principalmente de faltas.

Desfrutando do futebol

Em 2001, após “sair pela as portas do fundo do clube carioca”, o atleta chegou ao Lyon, depois de um bom tempo parado. No Brasil ninguém conhecia outros times da França ao não ser Paris Saint-Germain e Olympique de Marseille. Contudo, o jogador queria se firmar no futebol europeu, e assim chegou com moral no clube francês. Em sua primeira temporada já ganhou logo o título da Ligue 1 e foi muito importante na conquista.

Então, no ano seguinte, foi melhor ainda, conseguiu conquista seu bicampeonato Francês e ainda terminou sendo artilheiro da equipe. Mas, não parou por ai. No terceiro ano seguido morando na França, se consagrou tricampeão pelo os Lyonnais, dessa vez não sendo o artilheiro, mas o principal jogador do time. O Lyon começou a ser referência no país, até Juninho declara para a imprensa: Quando fui jogar na França, no Brasil só se conhecia o Paris Saint-Germain e Olympique de Marseille. Ninguém nem conhecia outro clube.”

Sobretudo em 2004, o Reizinho da Colina foi eleito o melhor estrangeiro do país e eleito para a seleção do torneio para a revista France Football, e ainda foi considerado a pessoa do ano da cidade do Lyon. Nesse ano, conquistou seu quarto título seguido, igualado o recorde dos times Saint-Étienne e Marsellie, e no final da temporada sendo eleito para a seleção do tornei novamente. Em 2005, conseguiram novamente seu quinto título consecutivo, Juninho sendo o melhor jogador e indo para a seleção do tornei novamente. Ainda foram duas temporadas assim, só que o pernambucano não foi o mesmo, devido a sua idade. Porém, foi umas das peças importantes do time, com as suas assistências e seus gols de faltas.

Aposentadoria

Os Les Gones nunca conseguiram o mesmo sucesso no cenário europeu. Na sua última temporada pelo clube francês, o nordestino teve atuações de destaques, mas, a equipe não conquistou o título. Sua última partida com a camisa do Lyon aconteceu na vitória sobre o Caen, no dia 23 de maio de 2009, marcou seu último e centésimo gol com a equipe francesa e assim é considerado um dos maiores ídolos do clube. Entretanto, Juninho passou por diversos clubes e até retornou ao Vasco da Gama no qual clube se aposentou aos 39 anos. Neste ano, o jogador voltou a França após 10 anos para assumir o cargo de diretor esportivo dos Gones. E o próprio sugeriu recentemente que Benzema deveria voltar ao Lyon.

Foto destaque: Reprodução/Internet

Renara Bessa

Sobre Renara Bessa

Renara Bessa já escreveu 60 posts nesse site..

Olá, me chamo Renara, tenho 20 anos, sou estudante de Jornalismo e a área que eu quero é a do do esportivo. Acompanho campeonatos de dentro do Brasil e alguns fora do país. Sou cearense, torço pelo Ceará e Flamengo. Amo a copa do Nordeste, um campeonato muito bom para os times nordestinos, nenhum clássico-rei ganha do Ceará x Fortaleza, que é um espetáculo no estado.

BetWarrior

Renara Bessa
Renara Bessa
Olá, me chamo Renara, tenho 20 anos, sou estudante de Jornalismo e a área que eu quero é a do do esportivo. Acompanho campeonatos de dentro do Brasil e alguns fora do país. Sou cearense, torço pelo Ceará e Flamengo. Amo a copa do Nordeste, um campeonato muito bom para os times nordestinos, nenhum clássico-rei ganha do Ceará x Fortaleza, que é um espetáculo no estado.

Artigos Relacionados

Topo