
Um turno já se foi. O campeonato brasileiro da série C é assim, rápido. Foram 9 jogos para cada equipe, sendo que 5 jogos em casa e 4 fora, ou o inverso.
Nesta última rodada o destaque do grupo A, foi a retomada da liderança por parte do Fortaleza, que venceu em casa o então líder Botafogo – PB. O placar mínimo, colocou a equipe cearense na posição que permaneceu por quase todo o turno, agora com 17 pontos. Os paraibanos, apesar do resultado, finalizam essa parte do torneio na vice – liderança com 15 pontos, depois de ter um início mediano.
Em outro confronto direto, o ASA de Arapiraca venceu o ABC de Natal. No jogo dos times de três letras, teve três gols. De virada, os alagoanos bateram por 2 a 1 a equipe potiguar, resultado que o coloca na terceira posição somando 15 pontos, e seu adversário fecha a zona de classificação com 14 pontos.
Quem parece que chegou na boa fase e embalou é o River Plate – PI. No Mato Grosso, venceu o Cuiabá por 1 a 0, foi a segunda vitória seguida, agora com 8 pontos e saiu da lanterna e pulou para a oitava colocação. A equipe matogrossense é quem assumiu a lanterna, soma até aqui apenas 6 pontos.
Pelo grupo B, o Boa Esporte que é de Varginha – MG terra do E.T., parece que não foi identificado pelo Guaratinguetá, lanterna do grupo. O placar arrasador de 4 a 0, mostra que a equipe paulista deve seguir nessa má fase, como o último do grupo, somando apenas 4 pontos. O Boa, está em quinto colocado com 14 pontos, fora do G-4 pelo critério de desempate, mas está muito bem na briga pelo acesso.
O vice – lanterna Macaé, brecou o Botafogo vice – líder do grupo, em um empate por 1 a 1. O pantera está sem vencer há 4 jogos, mas ainda assegura sua segunda posição com 15 pontos, porém a torcida já está frustrada pela falta de vitórias. Com 7 pontos, os cariocas continuam na nona e penúltima posição, não saindo da má situação.
Depois de lutar muito, o Juventude chega entre os quatros, após vencer por 2 a 1 o Mogi Mirim no confronto direto. O time de Caxias do Sul, alcançou os 14 pontos, um a menos que o adversário, que está em terceiro com 15.
Mais líder do que nunca, o Guarani venceu mais uma no campeonato. Depois de passar algumas rodadas sem vencer, conseguiu um novo triunfo, ganhou do Ypiranga no Brinco de Ouro. O placar de 2 a 1 faz consolidar a liderança bugrina de todo o primeiro turno, que fecha com 18 pontos. Os gaúchos com essa derrota, encerram o turno com 13 pontos na sétima posição.
Como já dito, é um campeonato relativamente rápido, comparado a primeira é segunda divisão. As rodadas ocorrem nos fins de semana, deixando os clubes com um tempo maior para treinar, já que seus elencos são mais enxutos e baratos. Nesse turno, as equipes já mostram o que iram almejar e o que realmente irão conseguir no final da primeira fase.
Só faltam 9 jogos!