
Nesta quinta-feira (5), Armênia e Itália se enfrentaram no estádio Republicano, em Yerevan, em confronto válido pela 5ª rodada do grupo J das eliminatórias para Euro 2020. Com dois gols de Belotti e um de Pellegrini, a Azzurra bateu a seleção do leste europeu por 1 x 3. Do outro lado, Karapetyan marcou para os donos da casa. Com o resultado, os comandados de Roberto Mancini chegam a 15 pontos na competição. Além disso, seguem 100% no torneio. Enfim, com o triunfo, a seleção italiana vai encaminhando sua vaga para a fase final do campeonato europeu, enquanto os armênios continuam na 4ª posição.
1º TEMPO
O jogo começou pegado e truncado e logo no primeiro minuto, Veratti tomou cartão amarelo. Com isso, jogou a partida inteira pendurado. Além disso, a Itália tinha dificuldades de impor seu jogo e ainda, viam os donos da casa pressionar. Até que aos 10′, o abafa surtiu efeito. Após roubada de bola, a Armênia aproveitou contra-ataque puxado por Karapetyan. O atacante arrancou e chutou no canto direito de Donnarumma para abrir o placar para os armênios. Entretanto, com o gol sofrido, os italianos acordaram no jogo.
A Azzurra começou a apostar na bola aérea, principalmente com seus dois zagueiros. Aos 15′, Romagnoli cabeceou, mas sem perigo, mesma coisa com Bonucci aos 18′. Após isso, aos 22′, Bernardeschi arriscou e Hayrapetyan fez grande defesa. Com o amplo domínio dos visitantes, o empate não demorou a sair. Aos 27′, o ítalo-brasileiro Emerson Palmieri fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Belotti, que completou sem goleiro para o fundo das redes. Enfim, a etapa inicial terminou com um cartão vermelho. O autor do gol armênio Karapetyan, levou o segundo amarelo após cotovelada no defensor da Juventus e foi expulso aos 45′.
⏱ FINE PRIMO TEMPO #EuropeanQualifiers 🇪🇺
🇦🇲 #ArmeniaItalia 🇮🇹 1️⃣-1️⃣
⚽️ 11’ #Karapetyan, 28’ #Belotti
🏟 Republican Stadium – #Yerevan
📋 Prima frazione di gioco combattuta, con occasioni da gol da entrambe le parti. Armenia in 10 per l'espulsione di Karapetyan nel recupero. pic.twitter.com/w9yChrWjvF— Nazionale Italiana (@Vivo_Azzurro) September 5, 2019
2º TEMPO
A Azzurra começou com tudo a etapa final e no primeiro minuto, Bernardeschi desperdiçou oportunidade. E o meia estava sem sorte mesmo na partida. Aos três’, o jogador da Juventus marcou após falta cobrada na área. Entretanto o juiz anulou o gol, alegando que a bola havia saído antes de tocá-la. E a Itália seguia pressionando os donos da casa, principalmente em jogadas laterais e cruzamentos. Ainda, aproveitava a vantagem de jogadores em campo para empurrar seu adversário para trás. Aos 17′, Pellegrini entrou no lugar de Chiesa. Enfim, o volante mudaria a história do confronto.
Aos 24′, o atleta da Roma cobrou falta, mas sem muito perigo ao goleiro armênio. Porém, sete minutos mais tarde, o volante virou o jogo para a Itália. Após cruzamento, Pellegrini acertou belo chute e colocou os visitantes em vantagem no marcador.Logo na sequência, aos 34′, Belotti fez um giro exemplar de centroavante e bateu no canto, contando com a bola batendo na trave e nas costas do guarda-redes antes de morrer no fundo do gol. Enfim, a Itália administrou o placar até o apito final para garantir mais um triunfo nas eliminatórias da Euro 2020.
⏱ RISULTATO FINALE#EuropeanQualifiers 🇪🇺
🇦🇲 #ArmeniaItalia 🇮🇹 1️⃣-3️⃣
⚽️ 11’ #Karapetyan, 28’ e 80’ #Belotti, 77’ #Pellegrini
🏟 Republican Stadium – #Yerevan
📋 Gli #Azzurri superano in rimonta un’ostica #Armenia, rimasta in dieci alla fine del primo tempo.#ArmIta pic.twitter.com/k05zhxJ34D— Nazionale Italiana (@Vivo_Azzurro) September 5, 2019
E AGORA?
As seleções voltam a campo no próximo domingo (8), também pelas eliminatórias da Euro 2020. A Armênia joga contra a Bósnia novamente em casa. A partida terá início às 10h (horário de Brasília). Já a Azzurra joga novamente longe da Itália. Agora, os comandados de Roberto Mancini encaram a Finlândia, em confronto de líder e vice-líder do grupo J. Enfim, o jogo terá início às 15h45 (horário de Brasília).
MELHORES MOMENTOS
Foto destaque: Divulgação/Azzurra