Hulk: eficiência e idolatria em território chinês

- Brasileiro é um dos melhores jogadores do futebol chinês e um grande ídolo em Xangai

Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, é um dos líderes do atual elenco do Shanghai SIPG, além de usar a 10 e a faixa. O brasileiro entrou para a história do clube, já que fez parte da campanha do título da Superliga Chinesa de 2018, a primeira da equipe. O capitão ainda venceu a Supercopa da China na na temporada 2019, após derrotar o Beijing Guoan do compatriota Renato Augusto na final. Vamos escalar a Muralha e ficar por dentro dos feitos de Hulk no futebol chinês.

Trajetória ao posto de ídolo

No meio da temporada 2016, o Shanghai SIPG desembolsou a quantia de aproximadamente € 55,8 milhões (R$ 200 milhões) para tirar Hulk do Zenit, equipe da Rússia onde o brasileiro passou dos 140 jogos e ganhou três títulos. Com os gastos de sua contratação, além de ter trazido o brasileiro Elkeson no começo do ano, o objetivo da equipe era lutar pelos títulos nacionais e conseguir sua primeira conquista de Superliga.

Nenhum troféu veio, mas a boa temporada deu esperanças de que o trabalho daria resultado mais cedo ou mais tarde. Ao final do ano, o SIPG anunciou a chegada de Oscar, que foi ainda mais caro que seu companheiro de time, e as ambições só cresceram. Formado um quarteto poderoso de três brasileiro mais o artilheiro Wu Lei, o time fez o 2017 do ”quase lá”. Chegando em segundo na CSL, sendo vice da Copa da China e caindo nas semifinais da AFC Champions League.

A Glória chegou

Na temporada de 2018 o quarteto poderoso permaneceu e foi muito importante para o Shanghai SIPG se sagrar campeão da Superliga Chinesa pela primeira vez em sua história. O time fez 68 pontos e desbancou a hegemonia do heptacampeão Guangzhou Evergrande. Hulk foi o responsável por levantar a tão sonhada taça e se tornou um símbolo dessa campanha vitoriosa.

E tudo ficou ainda mais especial quando ergueu outro troféu. Mas já na temporada de 2019, quando o SIPG venceu o Beijing Guoan na final da Supercopa da China e ganhou seu segundo título seguido. Contudo, o restante do ano não foi de tantas alegrias assim. Hulk e cia não conseguiram defender o título do Chinês, foram eliminados nas semifinais da Copa da China e caíram nas quartas da Champions.

Hulk 100+ em jogos e eficiência

No dia 04/05/19 , na vitória por 2 x 0 pra cima do Guangzhou R&F, Hulk marcou um gol e entrou para a história do SIPG mais uma vez. Agora ao completar a grande marca de 100 jogos com a camisa da equipe. O capitão do time foi homenageado e recebeu uma camisa personalizada para comemorar o feito. Até o começo de 2020, os números já aumentaram, tanto de partidas, como de participação em gols.

São 125 jogos, 84 pela CSL, 1 pela Supercopa, 11 pela Copa da China e 29 pela AFC Champions League. O atacante marcou 69 gols e, ainda mais, deu 53 assistências. Tendo, portanto, 122 participações diretas em bolas na rede, com média de 0,97. Na única partida no ano até aqui, pelos play offs da AFC, Hulk marcou um dos gols da vitória do SIPG por 3 x 0 sobre o Buriram United, da Tailândia.

Foto destaque: Reprodução/Sina Sports

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 378 posts nesse site..

Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

365 Scores

BetWarrior


Avatar
Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

Artigos Relacionados

Topo