Governo de Minas Gerais veta o retorno do Campeonato Mineiro

- Piora no cenário epidemiólogico no estado foi a justificativa da Secretária de Saúde para a decisão
Campeonato Mineiro

O retorno do Campeonato Mineiro 2020 segue sem data definida. Nesta segunda-feira (29), o Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG), através da Secretaria de Saúde do Estado, emitiu um comunicado vetando a retomada do Estadual, em virtude do cenário atual da pandemia. Desse modo, a decisão contraria o plano inicial da Federação Mineira de Futebol.

A FMF planejava retomar o Módulo I no dia 26 de julho. A data foi definida depois de uma reunião, no último dia 17, entre Carlos Eduardo Amaral, Secretário de Saúde de Minas Gerais, e representantes dos departamentos médicos de Cruzeiro, AtléticoMG e AméricaMG. A confirmação, no entanto, dependia do Aval do COES-MG, fato que não ocorreu.

Íntegra da nota divulgada pela COES-MG

“O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) avaliou os protocolos apresentados pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pelos times mineiros, e que solicitava o retorno às atividades do futebol para o Campeonato Mineiro. Diante de um panorama com piora da situação epidemiológica e assistencial, em que, inclusive, foi recomendado o retorno de todos os municípios que aderiram a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 39 de 29 de abril de 2020 (Plano Minas Consciente) para a onda verde, a avaliação feita foi de que nenhum protocolo seria adequado ao momento.

Havendo uma melhora do panorama epidemiológico e assistencial os protocolos serão reavaliados para que a atividade seja retomada com segurança a vida dos envolvidos. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entende a importância do futebol e do esporte na vida do brasileiro. Mas nenhum protocolo seria adequado ao momento.”

No fim da tarde de hoje, em entrevista coletiva, Carlos Eduardo Amaral, secretário de saúde, afirmou que a retomada após 26 de julho irá depender do recuo da contaminação de Covid-19. “Neste momento em que nós estamos, vendo uma aceleração de casos na epidemia, em que nós aguardamos o resultado das ações de retorno da Onda Verde na maior parte do Estado. Entendemos que não seja adequado progredirmos em nenhum evento neste sentido. Mas os protocolos serão avaliados. O que conversamos, que seria a possibilidade de retornar depois do dia 26 de julho. Nós ainda entendemos que possa ser possível”, disse.

Reação da FMF

A notícia da negativa do retorno do Campeonato Mineiro não agradou a diretoria da Federação Mineira de Futebol. Assim, o presidente da entidade, Adriano Aro, agiu rapidamente. Segundo Aro, em entrevista à Globo, ele crê que o protocolo, que possibilitará a retomada do torneio, aconteça ainda esta semana. “Na data de hoje (segunda), a Federação entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais. A sinalização que nós recebemos é que o protocolo da Federação será aprovado ainda nesta semana. E tão logo aprovado, como dito anteriormente, a Federação irá convocar os 12 clubes do Módulo. Nessa reunião, será fixada a data da volta do Campeonato Mineiro. Como dito em outras oportunidades, será obedecido um período mínimo de 25, 30 dias. Esse período será determinado pelos clubes em reunião”, afirmou.

Logo após, Aro disse não ver outra possibilidade além de terminar o Mineiro dentro de campo e, assim, vai definir três sedes para a realização das partidas. “A Federação só trabalha com a hipótese de terminar o Campeonato Mineiro dentro de campo. A Federação e os clubes vão trabalhar com a volta do Mineiro. Dentro do período de 25, 30 dias, talvez um pouco mais. Vai depender do que os clubes vão escolher. Assim, serão definidas de duas a três cidades para receberem esses jogos para que possamos, de fato, daqui a 25, 30 dias, terminar nosso campeonato em campo. Claro que, se chegamos nessa data e não houver a possibilidade de fato de realização das partidas, a Federação irá novamente suspender o campeonato e remarcar os jogos de volta assim quando for possível fazer o futebol no estado de Minas Gerais”, completou

FOTO DESTAQUE:reprodução/FMF/twitter

Izabela Avelar

Sobre Izabela Avelar

Izabela Avelar já escreveu 123 posts nesse site..

Izabela Avelar, mineira de 22 anos. Estudante de Jornalismo na UNA, em Belo Horizonte. Amo esportes e em especial a paixão dos brasileiros: o futebol. Tenho apreciado esta arte pelas arquibandas. Agora me aventuro também pelos bastidores. Para as mulheres, não é fácil entrar nesse mundo. Eu decidi enfrentar. Estou em busca do meu espaço. Levar a alegria de forma imparcial. E provar que mulher entende sim de futebol.

0 0 vote
Article Rating
365 Scores

BetWarrior


Izabela Avelar
Izabela Avelar
Izabela Avelar, mineira de 22 anos. Estudante de Jornalismo na UNA, em Belo Horizonte. Amo esportes e em especial a paixão dos brasileiros: o futebol. Tenho apreciado esta arte pelas arquibandas. Agora me aventuro também pelos bastidores. Para as mulheres, não é fácil entrar nesse mundo. Eu decidi enfrentar. Estou em busca do meu espaço. Levar a alegria de forma imparcial. E provar que mulher entende sim de futebol.

Artigos Relacionados

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x