Futebol Chinês: uma das maiores médias de públicos do mundo

Grandes jogadores internacionais na liga chinesa facilitou essa alta
Futebol Chinês

O futebol chinês começou a chamar atenção do mundo há alguns anos, com poder aquisitivo altíssimo, comparando com a Europa. Sobretudo, com políticas benéficas do governo comunista chinês aos seus clubes, as equipes começaram a contratar jogadores como Oscar, Mascherano etc. Com isso, a qualidade futebolística subiu e a média de público também e se tornou uma das maiores médias do futebol mundial. 

COMPARAÇÃO COM OUTRAS LIGAS

A princípio na Superliga Chinesa de 2018, a média de público foi de 24.107 pessoas e um total de 5,7 milhões nos estádios. O vice-campeão, Guangzhou Evergrande teve a maior média de público com 47 mil pessoas por jogo. O campeão daquele ano, Shanghai SIPG, teve uma média de 21,631 pessoas por jogo, cerca de 38% da ocupação máximo do estádio que é de 56,842.

Em comparação com as cinco principais liga europeias (La Liga, Ligue One, Premier League, Bundesliga e Serie A), usando a temporada 18/19 com parâmetro, a liga Chinesa perde de todas. Afinal, a média de público mais alta é do futebol alemão com 43.447 pessoas na temporada 18/19, seguido pelo público do futebol inglês com 37.194 pessoas por jogo. Na liga das estrelas e no campeonato italiano, tem média, respectivamente,  27,273 e 24 ,209 pessoas por jogo.

Apesar de ter uma média inferior ao futebol europeu, a Superliga chinesa ainda possui uma média superior ao futebol brasileiro. Conforme citado anteriormente, a média do futebol chinês é de 24.107 pessoas por jogo contra 18.839 pessoas nos jogos do futebol no Brasil.

Além da iniciativa privada investir milhões no futebol, o governo chinês aprovou um projeto de lei em 2015 para desenvolver o esporte na China. Basicamente, o plano consiste em praticá-lo na grade curricular do ensino médio, além de construir 20 mil campos de futebol por todo o país.

Kaliel Serafin

Sobre Kaliel Serafin

Kaliel Serafin já escreveu 94 posts nesse site..

Kaliel, 18 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

BetWarrior

Kaliel Serafin
Kaliel Serafin
Kaliel, 18 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

Artigos Relacionados

Topo