Fortaleza x Ceará – O primeiro capítulo da final do Cearense

Com grandes torcidas, os times duelam para manter a hegemonia no torneio estadual

O Campeonato Cearense ficará mais uma vez com Fortaleza ou Ceará. Os rivais se enfrentam pela partida de ida da final do estadual neste domingo (14), na Arena Castelão, às 16h (de Brasília). Desde 1996, apenas Fortaleza e Ceará ganham o estadual. Com a hegemonia dos dois, a disputa dos rivais aumenta gradativamente e essa final tem um sabor a mais, pelo menos na teoria: qual time está mais pronto para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2019.

Fortaleza

Querendo chegar ao seu 42º título estadual e evitar que o rival chegue ao tricampeonato seguido, o Leão tem obrigação de vencer para ser campeão. A obrigação de conseguir a vitória se deve ao fato de que o Ceará tem a melhor campanha geral, lhe garantindo assim, a vantagem de dois resultados iguais na decisão. O Tricolor do Pici aposta no momento de crescimento técnico do time para conquistar dois bons resultados nas finais.

Vindo empolgado de uma goleada de 4 x 0 aplicada no Vitória pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O Leão confia no poder ofensivo para bater o rival na Arena Castelão. O técnico Rogério Ceni quer vencer seu primeiro clássico, já que disputou seis, com três empates e três derrotas. Para o clássico, o treinador conta com a volta do volante Paulo Roberto para ajudar na marcação.

Provável escalação: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Bruno Melo; Felipe e Paulo Roberto (Araruna); Júnior Santos (Dodô), Osvaldo, Edinho e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni

Ceará

Após vitória por 3 x 0 na semifinal contra o Floresta, o Ceará aliviou a pressão das eliminações na Copa do Brasil para o Corinthians e na Copa do Nordeste para o Náutico, onde sofreu uma derrota por 2 x 0 dentro de casa. Agora, o objetivo é vencer, ou apenas empatar os dois jogos, para conquistar o Campeonato Cearense de 2019.

Com Lisca no comando alvinegro, foram quatro jogos contra o rival tricolor: três empates e uma derrota. Lisca, em entrevistas coletivas, sempre prega o respeito e sempre fala da admiração que tem por Ceni. Com a possível volta de Felipe Baxola, o treinador quer jogar ofensivamente, mesmo sabendo da rapidez do ataque rival. Mesmo com a vantagem de dois resultados equivalentes, a equipe quer vencer.

“Quem acompanha o Ceará sabe que, desde os primeiros minutos, o time está buscando o gol. Independente de ser final ou não, vamos entrar para vencer”, ressaltou o volante Juninho.

Provável escalação: Richard, Samuel Xavier, Tiago Alves, Luís Otávio e Thiago Carleto; Fabinho, Juninho, Ricardinho e Fernando Sobral; Felipe Baxola e Ricardo Bueno. Técnico: Lisca.

Retrospecto

Ao todo, foram disputadas 578 partidas entre os rivais. Sendo 196 vitórias do Ceará, 172 do Fortaleza e 204 empates. O último Clássico-Rei realizado foi no dia 17 de março de 2019, quando empataram em 1 x 1 pela Copa do Nordeste. Neste ano, aconteceram dois clássicos: um pelo Cearense e outro pelo torneio regional, ambos acabaram empatados. Após esse, teremos mais três confrontos em 2019: a segunda partida da final estadual e dois na Série A.

Avatar

Sobre João Pedro Oliveira

João Pedro Oliveira já escreveu 37 posts nesse site..

Tenho 16 anos e moro em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza-CE. Almejo ser um grande jornalista esportivo, pois sou fascinado pelo futebol e sua história. Curioso, sempre busco algo a mais.

1X Bet
Avatar
João Pedro Oliveira
Tenho 16 anos e moro em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza-CE. Almejo ser um grande jornalista esportivo, pois sou fascinado pelo futebol e sua história. Curioso, sempre busco algo a mais.

Artigos Relacionados

Topo