
No Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Fortaleza venceu o Goiás neste domingo (1), pela 36ª rodada do Brasileirão, no confronto direto por uma vaga na pré-Libertadores. Com isso, o Tricolor garantiu lugar na Copa Sul-Americana de 2020, a primeira competição internacional da qual o time vai participar em toda sua história. Os gols da partida foram marcados por Bruno Melo, Osvaldo e Rafael Moura.
1º tempo
Os 10 primeiros minutos foram de marcação forte do Tricolor e, consequentemente, muitas faltas. O Esmeraldino tentava chegar ao gol de Felipe Alves, mas a zaga sempre conseguia afastar a bola. Aos 15’, depois de cobrança de escanteio, Bruno Melo chegou de surpresa na primeira trave e, de peixinho, cabeceou. Mesmo Tadeu tentando segurar a bola, ela já tinha entrado. Dessa maneira, o Fortaleza abriu o placar em Goiânia. A resposta veio aos 17’ com Leandro Barcia, contudo o atacante mandou para fora.
A equipe cearense tentou aproveitar o contra-ataque depois de cobrança de escanteio do Esmeraldino. Entretanto Rafael Vaz conseguiu recuperar a bola. O Leão ampliou a vantagem aos 25’. Edinho recebeu e arriscou, mas pegou mal. A bola sobrou para Osvaldo, que chutou de primeira, sem chance para o goleiro do Goiás. Aos 43’, Rafael Moura recebeu de Michael na área, dominou e mandou para o fundo das redes. O bandeirinha marcou impedimento, mas o VAR foi acionado e validou o gol. Posteriormente, com 49’, depois de mais um escanteio, Vaz cabeceou sozinho, mas a bola sumiu e foi para fora.
⌚25’ 1T – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL!!GOLAAAAAAAAAÇOOOOOOOOOOOO!!! OSVALDOOOOOOOOOOOOOOO!! QUE GOLAÇO, MEUS AMIGOS!
⚽ (0-2)#trfortalezaec #GOIXFOR #Brasileirão2019 #VamosFortaleza #FortalezaEC— Fortaleza Esporte Clube ⭐️ (@FortalezaEC) December 1, 2019
2º tempo
Antes do primeiro minuto, Barcia recebeu de Rafael Moura, o camisa 30 chutou travado e a bola subiu demais. Com 5’, Kieza bateu de canhota e Tadeu fez grande defesa. O Goiás continuou a tocar a bola no meio-campo, assim, esperando um espaço para criar uma boa jogada no ataque. Entretanto, o Tricolor dava trabalho para o Esmeraldino na defesa. Bruno Melo recebeu cruzamento e quase fez outra vez de cabeça, aos 11’. Já aos 14’, em contra-ataque, o Fortaleza levou perigo com Osvaldo, mas o goleiro do Verdão defendeu.
No minuto seguinte, Michael bateu na saída do goleiro, mas Felipe Alves defendeu. Logo na sequência o camisa 86 do time cearense finalizou na entrada da área e Tadeu pegou. Querendo dar maior consistência no meio-campo, Ceni tirou o atacante Osvaldo e colocou Marlon, meia, aos 19’. Com 25’, Vaz fez cruzamento na cabeça de Rafael Moura, porém o goleiro defendeu. Dessa maneira, o Goiás tentava pressionar para chegar ao empate. Aos 46’, de novo, o camisa 9 Esmeraldino cabeceou e Felipe Alves espalmou.
ESTAMOS FAZENDO HISTÓRIA! Com gols de Bruno Melo e Osvaldo, derrotamos o Goiás por 2×1. Com mais essa importante vitória, chegamos aos 49 pontos e subimos mais uma posição. Garantimos classificação para nossa primeira competição internacional. Pode comemorar, torcedor tricolor! pic.twitter.com/m7ro6tb4lI
— Fortaleza Esporte Clube ⭐️ (@FortalezaEC) December 1, 2019
E agora?
Com 49 pontos na 10ª colocação, o próximo compromisso do Goiás é contra o Palmeiras, na quinta-feira (5), no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, às 19h15. Em contrapartida, anteriormente, o Fortaleza vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense na quarta-feira (4), às 21h30 (todos em horário de Brasília). O Leão ocupa o 9º lugar, também com 49 pontos, levando vantagem sobre o Esmeraldino no saldo de gols.
Goiás x Fortaleza – melhores momentos
Foto destaque: Divulgação/Goiás EC