FIFA divulga novo Código Disciplinar contra o racismo

Agora árbitros podem encerrar partidas em casos de racismo
FIFA divulga novo Código Disciplinar

Boas notícias para o futebol! Depois de quase 15 anos sem alterações, a FIFA divulgou o novo código disciplinar, onde consta grandes modificações. O documento da entidade tornou-se público na quinta-feira (11). Agora, o árbitro poderá suspender um jogo de futebol por incidentes racistas, onde podendo encerrar o duelo. Além disso, o juiz também poderá atribuir a derrota ao clube infrator.

O novo código foi desenvolvido após uma grande consulta nas seis confederações de futebol. Da mesma forma, outras entidades relacionadas ao esporte também acabaram sendo consultadas. O Código Disciplinar da FIFA busca introduzir mudanças em áreas como o racismo e a discriminação. De acordo com o presidente suíço, Gianni Infantino, as mudanças colocam a entidade “na linha de frente do combate a esse ataque aterrador aos direitos humanos fundamentais”.

Segundo o novo código, “a menos que existam circunstâncias excepcionais, se uma partida for abandonada pelo árbitro por causa de conduta racista e/ou discriminatória, será atribuída a derrota à equipa infratora”. Dessa forma, a medida pode ser aplicada depois do árbitro aplicar o “procedimento de três etapas”. Ou seja, primeiramente, o juiz adverte e solicita um anúncio público, exigindo que acabe tal comportamento. Em seguida, o árbitro pode suspender a partida até o comportamento pare. Por fim, o mesmo pode abandonar o confronto definitivamente.

Assim também, a FIFA prevê castigos maiores quando se trata de jogadores e outros responsáveis. Ou seja, se um dos mesmos realizarem algum abuso racista, o código prevê a suspensão por 10 jogos. Logo, serão criados painéis para os juízes ouvirem histórias sobre vítimas de racismo e discriminação. O novo Código Disciplinar aparenta ser bem rígido. Também, o mesmo será aplicado somente em competições oficiais da FIFA, inicialmente. Sendo assim, as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 já estão inclusas no novo regulamento.

Lauren Berger

Sobre Lauren Berger

Lauren Berger já escreveu 332 posts nesse site..

Gaúcha e estudante de jornalismo. Desde pequena, sou apaixonada por Inter, e assim como a maioria dos brasileiros, apaixonada por futebol. Amo escrever, ainda mais quando se trata da minha paixão!

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Lauren Berger
Lauren Berger
Gaúcha e estudante de jornalismo. Desde pequena, sou apaixonada por Inter, e assim como a maioria dos brasileiros, apaixonada por futebol. Amo escrever, ainda mais quando se trata da minha paixão!

Artigos Relacionados

Topo