Ficando pelo caminho: os times que menos disputaram a Serie A

- Equipes tradicionais em épocas distantes já fizeram parte da elite do futebol italiano

Juventus, Milan, Inter e tantos outros. Estamos acostumados a ver vários times durantes anos e anos nos grandes campeonatos da Europa. Mas em décadas passadas muitas equipes diferentes já fizeram parte da Serie A TIM. Algumas que contaram com jogadores renomados e agora lutam em divisões inferiores, além das que ainda figuram de vez em quando na elite do Calcio, mas sem tanta força. Descubra na Calciostoria desta semana quais os times que menos disputaram a 1ª divisão do Campeonato Italiano.

Já estivemos no topo

Alessandria

Hoje na Serie C, o time fundado em 1912 participou da Serie A por 13 temporadas, entre 1929 e 1960. Muitos nomes conhecidos na Itália atuaram com a camisa Griji, entre eles Carlo Carcano , Adolfo Baloncieri , Pietro Rava, Luigi Bertolini , Felice Borel e Giovanni Ferrari. Contudo, o maior nome que já passou pela equipe foi Gianni Rivera, o primeiro italiano a vencer a Bola de Ouro. Após vários escândalos, falência e uma refundação, o clube foi afundando no cenário nacional, até conseguir sair das ligas amadoras e voltar a disputa da 3ª divisão do Calcio.

Ancona

Com apenas duas participações na Serie A, o time fundado em 1905 tem uma das piores campanhas da história do Calicio. Em 2002/03, última vez na elite, a equipe fez apenas 13 pontos, a 2ª pior marca da 1ª divisão italiana. Alguns nome conhecidos faziam parte do elenco nessa incrível façanha, entre eles Dino Baggio, Eusebio Di Francesco e o brasileiro Jardel, ídolo de Grêmio e Porto. Tendo mudado sete vezes de nome, os feitos memoráveis do clube na Serie A são em sua primeira participação, assim, em vitórias expressivas contra Inter e Fiorentina.

Casale

Campeão italiano de 1914, o Casale disputou quatro vezes a Serie A. Contudo, sua história de sucesso foi antes mesmo do moldes modernos do campeonato. Com uma forte rivalidade com Alessandria e Pro Vercelli, a equipe refundada três vezes fez frente a Juventus e Torino no começo do século passado. Sua última vez na elite foi em 1932 e, posteriormente, em uma situação complicada, chegou ao semi-amadorismo e lutou até voltar ao Calcio. Atualmente, aos 111 anos, o clube Casalesi disputa a Serie D.

Catania

Durante os anos 60, o Catania foi presença garantida em seis temporadas seguidas na Serie A. Mas isso deixou de acontecer por muito tempo. O time azul e vermelho foi protagonista de escândalos fora de campo, o que acabou causando seu banimento do futebol italiano nos anos 90. Após o período difícil de sua exclusão, a justiça retirou a decisão e a equipe pôde renascer nas divisões inferiores. Já no início dos anos 2000, a Serie A voltou a ser realidade por algumas temporadas, graças a uma legião argentina, incluindo o técnico Diego Simeone.

Catanzaro

Primeira equipe de Calábria a disputar a Serie A, a Rainha do Sul participou sete vezes da elite, sendo cinco consecutivas. Nas temporadas de 1980 a 1982, a 7ª colocação em ambas, assegurando suas melhores campanhas na competição. O time surpreendeu enquanto fez parte da Serie A, tendo nomes como Claudio Ranieri, agora treinador, Massimo Palanca, especialista em gols-olímpicos e artilheiro do Catanzaro no Calcio com 37 tentos, e o atacante Edi Bivi. Também com problemas financeiros, o time foi refundado e disputa a Serie C.

Resultado de imagem para catanzaro calcio"

Foggia

Um dos icônicos times dos anos 90 na Itália, o Foggia participou de cinco temporadas seguidas da Serie A na época. Com um estio de jogo ofensivo, o tcheco Zdeněk Zeman encantou os torcedores com seu 4-3-3. Na temporada 1991/1992, a equipe conseguiu ter o 2º melhor ataque, mas por outro lado também deve a 2ª pior defesa. Em 2004, o clube foi à falência e teve sua refundação em 2012, tendo que recomeçar na Serie D. Atualmente na Serie C, o time ainda revelou dois nomes recorrentes do Calcio nos últimos anos: Marco Sau e Lorenzo Insigne.

Lecce

Rivail histórico do Foggia, o Lecce é o único da lista que atualmente disputa a Serie A TIM. Com 15 participações anteriores, o time nunca teve um grande destaque na elite. Após escândalos internos, a equipe, que também já teve refundações, conquistou acesso a Serie B após seis anos na C. Na temporada passada a tão sonhava volta a Serie A veio depois de grande campanha durante o ano. Todavia, o retrospecto atual não é dos melhores, o que faz os Giallorossi estarem lutando contra a degola.

Reggina

Mais um dos times disputando a Serie C, o Reggina pode não ter sido o 1º time de Calábria a jogar na Serie A, mas é o com mais participações, tendo nove no total. Com várias refundações durante a história, a temporada de 1999/2000 foi a da tão sonhada estreia na elite, justamente contra a Juventus, e terminando no surpreendente placar de 1 x 1. Já em 2004/2005, sua melhor campanha foi alcançada: o 10º lugar. Posteriormente, Mesmo punido pelo escândalo Calciopoli, o clube conseguiu se safar, porém, acabaria sendo rebaixado em 2009.

Resultado de imagem para reggina calcio logo"

Siena

No começo dos anos 2000, o Siena lutou para permanecer na Serie B, conseguindo juntar forças para levar o campeonato de 2003 e chegar pela primeira vez a Serie A. Ao todo, os Bianconeri participaram nove vezes da elite co Calcio, tendo sua melhor campanha em 2007/2008, quando ficou na 13ª posição da tabela. Em 2010, terminando o sonho, a equipe acabou rebaixada e começou um período complicado de sua história. No ano de 2014, decretando falência, o time teve que recomeçar na Serie D e atualmente joga a 3ª divisão nacional.

Robur Siena Società Sportiva Dilettantistica.png

Treviso

Conhecida como capital do esporte na Terra da Bota, Treviso nunca teve muito sucesso no futebol. A equipe da cidade tem apenas uma única participação na Serie A. Graças aos playoffs da Serie B e a crise financeiras de alguns times, o Treviso pôde se juntar a elite da Itália na temporada 2005/2006. A competição era um passo muito a frente para os Biancocelesti, que não conseguiram ter uma bom desempenho e, dessa forma, acabaram com apenas 21 pontos e a lanterna, que viria a ser da Juventus, devido ao Calciopoli.

Resultado de imagem para treviso calcio logo"

Foto destaque: Reprodução/Wikipedia

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 401 posts nesse site..

Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

365 Scores

BetWarrior


Avatar
Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

Artigos Relacionados

Topo