Escolinha Roberto Carlos e Cafu! Os seis melhores laterais do Brasileirão 2019

O Futebol na Veia escolheu três de cada lado para compor a lista
Escolinha Roberto Carlos e Cafu! Os seis melhores laterais do Brasileirão 2019

Neste domingo (8), o Campeonato Brasileiro da Série A 2019 chegou ao fim. Desse modo, entrando na onda das famosas escalações da competição, o Futebol na Veia decidiu escolher os melhores laterais da elite do futebol nacional. Assim, serão três laterais-esquerdo e três laterais-direito. O campeão Flamengo é figurinha certa na lista. Entretanto, vamos descobrir os outros nomes.

LATERAIS-ESQUERDO

1- JORGE

Terceiro colocado no Brasileirão 2016, pelo Flamengo, Jorge recebeu o prêmio de melhor lateral-esquerdo da competição no Troféu Mesa Redonda. Emprestado pelo Mônaco, da França, Jorge se deu muito bem na equipe comandada pelo seu xará argentino, Jorge Sampaoli, pois o técnico tem um estilo que libera mais, um de seus laterais.

Desse modo, sendo o ala com mais liberdade, Jorge conseguiu participar de muitas jogadas ofensivas do Alvinegro-Praiano, fazendo uma dobradinha invejável com o ponta-esquerda venezuelano, Soteldo. Durante o Brasileirão, foram apenas duas assistências e um gol. Contudo, chances criadas não faltaram. Jorge deu 23 passes para finalizações de seus companheiros. Além disso, o camisa 3 foi o 3º jogador do Santos com o maior número de dribles (36), atrás apenas dos atacantes Soteldo (82) e Marinho (41).

2- CAIO HENRIQUE

Se o Jorge era base de um carioca e se destacou em 2019 pelo Santos, chegou a hora de falarmos sobre um Menino da Vila que foi muito bem por um time do Rio de Janeiro na atual temporada. Desse modo, chegamos ao Caio Henrique. Emprestado pelo Atlético de Madrid, da Espanha, o jogador chegou ao Fluminense em janeiro de 2019, após disputar o Brasileirão de 2018 pelo Paraná. Na Série A, Caio foi essencial para o Tricolor Carioca fugir do rebaixamento e conquistar a vaga na Copa Sul-Americana 2020.

Só para ilustrar, em determinado momento da competição, o lateral-esquerdo era o primeiro em passes certos, cruzamentos certos, assistências para finalização, dribles certos e desarmes certos. O torcedor do Flu certamente escala seu time ideal com Caio Henrique mais 10.

3- REINALDO

O próximo nome da lateral-esquerda é Tricolor do Morumbi. Carinhosamente apelidado de Kingnaldo pelo torcedor são paulino, Reinaldo usou o Campeonato Brasileiro 2019 para fazer jus a isso. Desse modo, um dos pilares do São Paulo na competição, principalmente na parte ofensiva, o camisa 6 foi líder nas finalizações entre os laterais (55) e ainda marcou cinco gols. Ou seja, também lidera esse quesito entre os pontas da linha defensiva.

LATERAIS-DIREITO

1- RAFINHA

Oficializado como novo reforço do Flamengo em junho de 2019, Rafinha chegou para colocar toda a sua experiência em campo pelo Mengão. O técnico português Jorge Jesus utilizou Rafinha em diversas jogadas ensaiadas. Além disso, o melhor lateral-direito do Brasileirão se deu muito bem com o meia Éverton Ribeiro e o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, pois eram os jogadores que caíam pelo mesmo lado do ex-jogador do Bayern, reforçando um dos principais quesitos dos cariocas: entrosamento. Com ótima saída de jogo e liderança natural, Rafinha já está na história do Rubro-Negro após os dois títulos conquistados – ainda disputará o Mundial de Clubes.

2- MARCOS ROCHA

Regular e com diversos títulos desde a época de Atlético-MG, o lateral-direito Marcos Rocha é titular absoluto do Palmeiras. Apesar do atacante Dudu rodar bastante pela parte ofensiva do Verdão, a maior parte do camisa 7 no Brasileirão foi pelo lado direito de ataque. Ou seja, tabelava com Marcos, criando diversas jogadas para o time que terminou o torneio nacional na 3ª colocação. Entretanto, apesar da baixa estatura, seu ponto forte é a marcação, onde alcançou incríveis 103 desarmes. Em contrapartida, seus números lá na frente também são ótimos. Só para exemplificar, foram 53 assistências para finalização.

3- MÁDSON

Uma grata surpresa do Campeonato Brasileiro foi Mádson. Emprestado pelo Grêmio, o jogador foi ganhando espaço no Furacão e se destacando até mesmo com gols. Inclusive, esse é o diferencial de Mádson para os demais laterais-direito, mas que se assemelha muito ao caso de Reinaldo, do São Paulo, já que ambos marcaram cinco gols. Além do papel bem exercido na lateral, o camisa 23 dos paranaenses é muito bom na jogada áerea e leva grande perigo aos adversários.

Edson Guimarães

Sobre Edson Guimarães

Edson Guimarães já escreveu 208 posts nesse site..

Meu nome é Edson Guimarães, tenho 23 anos e inicio em 2019 o último ano de Jornalismo. Minha paixão pelo futebol vem desde 2002, juntamente do amor pelo meu clube do coração, vulgo Santos Futebol Clube. A junção de duas paixões (futebol e escrita) começou de fato quatro anos atrás, quando dei o pontapé inicial à minha graduação. Meus espelhos da comunicação social esportiva são Rafael Oliveira (DAZN) e André Hernan (Sportv).

BetWarrior

Edson Guimarães
Edson Guimarães
Meu nome é Edson Guimarães, tenho 23 anos e inicio em 2019 o último ano de Jornalismo. Minha paixão pelo futebol vem desde 2002, juntamente do amor pelo meu clube do coração, vulgo Santos Futebol Clube. A junção de duas paixões (futebol e escrita) começou de fato quatro anos atrás, quando dei o pontapé inicial à minha graduação. Meus espelhos da comunicação social esportiva são Rafael Oliveira (DAZN) e André Hernan (Sportv).

Artigos Relacionados

Topo