Final no Clausura? Entenda o regulamento do Uruguaio

- Nacional e Peñarol vão decidir o título
Peñarol x Nacional - Dante Fernandez Uruguaio

A saber, o Campeonato Brasileiro é o único torneio no continente Sul-Americano que nunca utilizou o sistema de Apertura e Clausura. Tal método divide a temporada em duas ou até três competições. Além de possuir tabelas diferentes para o rebaixamento, competições internacionais e classificação geral. Desse modo, quem não esta acostumado em acompanhar a fundo essas competições, como nós brasileiros, muitas vezes se confunde com o regulamento. A situação fica mais escabrosa ainda quando se trata do Campeonato Uruguaio, que utiliza regras e critérios de desempate que são no mínimo curiosos. Assim, o FNV veio para sanar de vez todas as dúvidas sobre o nosso querido fútbol charrua.

TABELAS

Mesmo parecendo complicado, o sistema de disputa do Campeonato Uruguaio é bem mais simples do que pensamos. Só para ilustrar, são utilizadas duas tabelas: geral (Anual) e rebaixamento (Descenso). A primeira delas considera o desempenho de todo o ano, e define as vagas para as Copas Libertadores e Sul-Americana. A equipe com melhor campanha conquista a vaga na final do Uruguaio. Já a segunda tabela, rebaixa os três últimos colocados, com base na média das atuações das duas últimas temporadas. Bom, esclarecendo as tabelas facilita a explicação dos torneios que compõem o Uruguaio: Apertura, Intermedio e Clausura.

TORNEIOS

Disputado no 1º semestre de cada ano, o Apertura literalmente abre a temporada. Nele, todos os os clubes jogam contra todos, em uma espécie de 1º turno. O campeão já está automaticamente classificado para a semifinal do Uruguaio, que terá seu funcionamento explicado mais adiante. Ocupando o meio do ano esta o Intermedio, onde os time são dividos em dois grupos de oito. O 1º colocado de cada grupo avança a final, definindo o campeão. Contudo, o torneio intermediário é o de menor prestígio. Por fim, vem o Clausura, que possui as mesma regras do Apertura, e as mesma premiações. Sabendo a fórmula de cada competição, vamos esclarecer a atual situação do Campeonato Uruguaio de 2019.

FINAL NO CLAUSURA?

Após 774 gols, 289 jogos, 283 dias e 80 cartões vermelhos chegamos ao fim da temporada uruguaia. No começo do ano o Peñarol conquistou o Apertura e se classificou para a semifinal do Uruguaio. O adversário dos carboneros na semi é o campeão do Clausura. Entretanto, mesmo com o fim da competição, nessa quinta-feira (5), ainda não há um vencedor. O motivo dessa confusão são os critérios de desempate. Segundo o regulamento da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), em caso de igualdade na pontuação do 1º e 2º colocado, o caneco do Clausura deverá ser decidido em uma final. Dessa maneira, Nacional (1º) e Peñarol (2º), que terminaram com 34 pontos cada, deverão fazer uma decisão clásica. Com direito a 90′ de bola rolando e em caso de empate, ocorrerá prorrogação e pênaltis.

Decerto, tudo depende desse próximo jogo, marcado para a quarta-feira (11) no Estádio Centenário de Montevidéu. Conforme o resultado, poderemos ter um, dois ou até três Superclássicos além desse. Para esclarecer de vez, o FNV vai simular as prováveis situações, e seus desdobramentos.

1ª POSSIBILIDADE

Caso o Centenário testemunhe a vitória do Peñarol nessa decisão do Clausura, os carboneros forçarão mais dois jogos. Afinal, a equipe terminaria com os dois títulos (Apertura e Clausura) e se classificaria automaticamente para a final do Uruguaio, sem a necessidade das semifinais previstas no regulamento da AUF. Se juntando ao Nacional, que possui a vantagem de já estar classificado por ter desempenhado a melhor campanha na tabela geral.

2ª POSSIBILIDADE

Se a equipe do Nacional vencer a final do Clausura, deverá ocorrer a tradicional semifinal entre o vencedor do Apertura (Peñarol) e o vencedor do Clausura (Nacional). Só que se os Bolsilludos vencerem essa semi, serão coroados Campeões do Campeonato Uruguaio de 2019. Pelo fato de terem a melhor campanha no geral. Eliminando a final propriamente dita.

VAGAS EM COPAS E REBAIXAMENTO

Sobretudo, as outras 14 equipes da primeira divisão já concluíram todos os jogos e sabem como deverá ser a temporada de 2020.

LIBERTADORES E SUL-AMERICANA

REBAIXADOS

Foto destaque: Crédito/Dante Fernandez

 

Luciano Massi

Sobre Luciano Massi

Luciano Massi já escreveu 276 posts nesse site..

Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

365 Scores

BetWarrior


Luciano Massi
Luciano Massi
Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

Artigos Relacionados

Topo