Enea, octa ou surpresa? As expectativas para a volta do futebol na Bundesliga

- Campeonato é o primeiro a fazer a bola rolar e o suspense é enorme para as últimas nova rodadas
Volta do futebol da Bundesliga

Até que enfim! Após 68 dias de espera e angústia, teremos bola rolando pra valer na Alemanha. A volta do futebol na Bundesliga em uma das temporadas mais alucinantes dos últimos tempos traz alegria a todo torcedor de bom futebol. Sendo assim, o Futebol na Veia fará um pequeno raio x do torneio até aqui e mostrará sinais de quem pode se dar bem ou mal ao fim da 34ª rodada.

Relembrando

No auge de suas 25 rodadas, a liderança já foi ocupada pelo Borussia Dortmund (primeiras rodadas), pelo Monchengladbach (da terceira a 16ª), pelo RB Leipzig (17ª a 21ª) e agora quem comanda é o Bayern de Munique, que está quatro pontos a frente do segundo colocado (os aurinegros). Neste momento, estes times ocupam o G4 que leva Champions League. No entanto, não pense que tudo é um mar de rosas para esses clubes. Vamos contar mais a frente.

Na briga pelo G4 vem o Leverkusen, dois pontos atrás do Gladbach, que com Peter Bosz e Havertz vinha em ascensão. Já o seu companheiro de vaga de Europa League, nem tanto. O Schalke 04 vinha de uma sequência de uma vitória em oito jogos. Assim, viu Wolfsburg, Freiburg e Hoffenheim ficarem a apenas três pontos de distância. Koln e Union Berlin começaram bem mal o campeonato, mas se acertaram dentro de casa e já estão com 30 pontos.

Na parte de baixo, o Paderborn é um lanterna bem chato, o Werder Bremen faz uma das piores temporadas da sua história e conta com a pior defesa da liga. Fortuna Dusserdolf se mantém na zona de playoff devido ao ataque com Karaman e Hennings. Outras equipes que também confiam em seu setor ofensivo são Eintrach Frankfurt e Hertha Berlin que vêm bem abaixo do esperado.

Os empecilhos

Como já dito anteriormente, não há quem tenha sido todo amores nessa temporada. O atual líder vinha imparável e parecia estar caminhando rumo ao título, mas chegou a trocar de treinador em novembro e ainda tem pela frente grandes jogos contra Gladbach e o Klassikier. Para piorar, por mais que Lewandowski tenha se recuperado de lesão e Sule possa voltar antes do esperado. Coutinho e Tolisso não têm data para voltar e um elenco em que o banco não é tão a altura dos titulares, isso pode fazer diferença. Ainda mais com um elenco com faixa etária de 25,5 anos, e grande grau de lesões.

O Dortmund não pode falar muito de lesionados, pois vive de DM cheio. Mesmo que Reus tenha jogado bastante essa temporada, já não atua desde o carnaval. Além disso, tem uma defesa totalmente esburacada em que apenas Zagadou e Burki se salvam (e como). A volta de futebol na Bundesliga pode consagrar os jovens Haaland, Sancho e Hakimi que são protagonistas não só do time, mas do campeonato em si. Tanto que despertam interesses de outros gigantes europeus e essa inter temporada pode ter feito bem (ou mal) a eles.

A liga não é dos elencos milionários, assim, mesmo que muitos clubes tenham ótimos titulares, o banco é defasado. O que pode parecer bem evidente com essa nova regra com cinco substituições. Por causa disso, que Potros e Touros vêm em queda em 2020. O primeiro viu Zakaria se machucar e Thuram ter uma queda técnica, deixando o time bem inconstante. Enquanto o outro parece ter sentido a sequência de jogos, que afetou diretamente no rendimento.  Já o Leverkusen e Wolfsburg vêm na contra mão após começo aquém e lutarão com tudo pelas competições europeias.

RETA FINAL

A DFL já anunciou que em caso de uma nova de COVID-19, o líder naquele momento será campeão e as vagas europeias e rebaixamento ficará do jeito que o campeonato parou. Além disso, não teremos o esperado playoff de rebaixamento. Mesmo assim, estamos aqui para cravar que no dia 27 de junho tudo ocorrerá bem e teremos a última rodada. A volta do futebol na Bundesliga será determinante para o RB Leipzig, que busca seu primeiro caneco. A equipe enfrentará cinco dos seis piores da competição, sendo três deles em casa. Outros jogos difíceis como contra o Freiburg e Dortmund também não serão na RB Arena. Assim, dando mais chances de voltar a brigar forte pela liderança.

Já os bávaros enfrentam o Union Berlin, na capital alemã, onde conquistou 20 dos seus 30 pontos. Ainda tem o fantasma de Frankfurt, que gosta de complicar para o FCB, Gladbach, Leverkusen e Dortmund (os dois últimos fora) pela frente. Sem contar Wolfsburg e Werder Bremen nas últimas rodadas que podem estar gananciosos para melhorar suas situações. Se o time vencer metade dessas partidas fica muito mais forte e certamente, levantará a taça. Até porque tem uma equipe titular ainda muito mais forte que os demais.

Os aurinegros também tem uma sequência muito complicada, começando com dois clássicos. Ainda tem lobos e touros no meio do caminho. Apesar de seus jovens estarem demonstrando muita eficácia até aqui. Nos momentos de mata-mata não foram tão bem, o que pode pesar nessas oito decisões aqui para frente. Mesmo assim, assegura a sua vaga na CL. Quem pode perder essa vaga é o seu xará, que sem o pilar de Zakaria no meio de campo, pode sofrer muito mais. Sendo assim, ultrapassado pelos meninos dos leões do B04. Veja aqui, a tabela das últimas rodadas.

Opinião

Sem clubismo nenhum, os quatro pontos que o time da Baviera fará muita diferença. Mesmo confiante que o RBL chegue forte, a equipe caiu no momento que não podia e já está cinco pontos do líder. Então, acredito que o Bayern levará o 30° título, o octa consecutivo na 33° rodada, após um empate entre segundo e terceiro colocados. Junto com eles, Dortmund e Leverkusen devem ir a Champions. Com Gladbach e Wolfsburg (!) fechando as vagas europeias na Bundesliga. O Schalke 04 pode até ir a UEL, ao menos que algum dos “Bayers” vença a Copa da Alemanha.

Na parte de baixo, acredito que Paderborn não escapa. Já o Werder Bremen não tem uma sequência das melhores, mas chega a zona de playoff pela força dentro de casa e o peso na camisa. Ainda mais, tendo um jogo a menos a ser feito em casa contra as Águias. Sendo assim, sobra para o Fortuna Dusselfdolf ser rebaixado. Pois, o clube pega quatro dos seis melhores da competição, e não somar pontos em metade dos jogos fará muita falta na volta do futebol da Bundesliga.

Nas estatísticas, Lewandowski será o artilheiro com 32 gols, e levará o prêmio de melhor jogador. Jadon Sancho ultrapassará Muller e será o garçom da temporada com 21 assistências. O RB Leipzig terá a melhor defesa com 30 tentos levados e o Bayern terá o melhor ataque com mais de 90 gols. Os coringas de Hansi Flick darão o prêmio de melhor técnico ao comandante inesperado.

Foto destaque: Reprodução/Guilherme Ribeiro/FNV.

Guilherme Ribeiro

Sobre Guilherme Ribeiro

Guilherme Ribeiro já escreveu 380 posts nesse site..

Sou Guilherme Ribeiro, 20, paulista da região do ABC. Ler e escrever é um hobby, para o esporte que é a minha paixão.

365 Scores

BetWarrior


Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro
Sou Guilherme Ribeiro, 20, paulista da região do ABC. Ler e escrever é um hobby, para o esporte que é a minha paixão.

Artigos Relacionados

Topo