
Gabriel Jesus já brilhava aos 19 anos no Palmeiras e ajudava o clube a conquistar o brasileiro de 2016. Meses depois, passou a defender um dos principais clubes da Europa na atualidade, o Manchester City. E aos 21, o jovem carregava o peso de ser o camisa 9 da Seleção Brasileira em uma copa do mundo, sua atuação não foi a melhor e terminou o ano sob críticas principalmente do seu pais.
Na Inglaterra, porem mesmo alternando entre reserva e titular – iniciou a temporada com 14 de 33 jogos da equipe na temporada – Jesus detém um recorde fundamental para um atacante: a de gols por minuto. Nenhum brasileiro em toda história teve um aproveitamento tão alto quanto Gabriel, que marcou quatro vezes na goleada do City por 9 x 0 sobre o Burton Albion.
Desde que chegou ao Manchester, em 2017, o ex-Palmeirense esteve em campo 5049 minutos e marcou 37 gol, uma media de um a cada 136 minutos. Diego Costa naturalizado espanhol, mas recordista entre os brasileiros em tantos na Premier League, por exemplo, precisou de 10504 minutos para marcar 62 gols pelo Chelsea, ou seja, 169 minutos para cada bola na área.
Quem se aproxima da marca do artilheiro do City não é nenhum nome muito conhecido como Philippe Coutinho que marcou época no futebol inglês nem mesmo Roberto Firmino. A segunda maior media pertence ao centroavante Illan, ex- Paraná, São Paulo, Athlético Paranaense e Internacional, que em 2010 balançou as redes quatro vezes pelo West Ham em apenas 276 minutos de atuação, marcando uma vez a cada 144 minutos.
Se na Seleção Gabriel Jesus deixou uma divida, em Manchester o atacante, apesar dos 21 anos de idade, segue fazendo valer o investimento feito.
MAIORES MÉDIAS DE GOLS DE BRASILEIROS POR CLUBES INGLESES
1º – Gabriel Jesus – um gol a cada 136 minutos
2º – Illan – um gol a cada 144 minutos
3º – Diego Costa – 1 gol a cada 169 minutos
4º – Firmino – 1 gol a cada 210 minutos
5º – Mirandinha – 1 gol a cada 223 minutos