Elias, o volante decisivo, completa mais um ano de vida

- O jogador ficou conhecido pelas passagens no Corinthians e Flamengo

A Coluna Parabéns ao Craque deste sábado (16) traz homenagens para Elias Mendes Trindade, ou simplesmente Elias. O volante completa 35 anos e teve muito destaque e visibilidade nos times por onde passou. Atualmente, ele não tem vínculo com nenhum clube.

COMEÇO DE CARREIRA

Elias iniciou ao gramados pela categoria de base do Palmeiras e ficou lá durante oito anos. Mas, não atuou como profissional e acabou sendo dispensado. Com a saída do Verdão, ele foi jogar no Náutico do Recife como atacante, porém não rendeu muito e acabou retornando para São Paulo, após dois meses.

Em sua volta para São Paulo, o atleta não conseguiu vaga nos times grandes e precisou jogar nos times do interior. O seu destaque foi no São Bento – que estava sob comando do ex jogador Corintiano Freddy Rincón -. O técnico foi essencial na carreira de Elias, pois colocou o jogador no meio-campo e a mudança fez com que ele pudesse crescer e destacar no futebol.

PONTE PRETA

Com a sua nova posição no meio do campo, a Ponte Preta contratou Elias, no qual ele foi destaque na Macaca. O jogador conseguiu chegar às finais do Campeonato Paulista de 2008, mas o time ficou como vice-campeão.

CORINTHIANS

O jogador chegou ao Timão na temporada do Campeonato Brasileiro da Série B e logo teve sua titularidade. Além disso, ele foi uma das peças necessárias para colocar o time de volta a Série A. Na volta para a primeira divisão, Elias seguiu no Parque São Jorge e continuou com a ótima atuação. Sua marcação e a chegada ao ataque foram essenciais para a conquista do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e também classificando o time para a Libertadores de 2010. Com todo seu empenho e dedicação no Campeonato Brasileiro de 2010, Elias ganhou a Bola de Prata e o Prêmio Craque do Brasileirão.

ATLÉTICO DE MADRID

No final do Brasileirão de 2010, Elias saiu do Corinthians e foi para o Atlético de Madrid. Sua contratação foi de 7 milhões de euros. Ele chegou com grande expectativa ao clube, mas era utilizado como meia-esquerdo. Na primeira temporada não se firmou como titular. Assim, era intercalado como reserva e titular, mas jogando como meia-esquerda não rendeu muito igual atuou no Corinthians.

Ele participou de 15 jogos e marcou apenas dois gols. Algumas especulações surgiram e diziam que o atleta seria transferido para o Porto. Mas Elias acabou mostrando seu talento em campo. Marcou dois gols sobre o Vitória de Guimarães nos playsoffs da Liga Europa.

SPORTING

Elias decidiu ficar mais um tempo no futebol europeu e, assim, quis ir ao Sporting – foi a contratação mais cara do clube, já que o time pagou 8,8 milhões de euros -. O jogador assinou um contrato de quatro anos. Seu primeiro gol foi na vitória de 3 x 2 contra o Paços de Ferreira, em uma partida válida pelo Campeonato Português.

FLAMENGO

Embora tenha sido a contratação mais cara do Sporting, Elias não foi muito aproveitado no clube e decidiu retornar ao Brasil. O time escolhido foi o Flamengo, com quem ele assinou em janeiro de 2013 por empréstimo de um ano. Sua estreia no Rubro-Negro foi em uma vitória diante o Volta Redonda por 1 x 0 no Campeonato Carioca. Assim, Elias foi decisivo no jogo da Copa do Brasil contra o Cruzeiro e anotou o gol da classificação aos 43 minutos no segundo tempo.

O jogador ajudou o time na conquista da Copa do Brasil. Elias marcou dois gols na vitória sobre o Athletico-PR – e fez o Flamengo levar o seu terceiro caneco da competição -. Fechou o ano como o terceiro maior artilheiro do Brasil que jogam como volantes, com 10 gols marcados. Assim, fez um ótimo ano no clube. Elias não escondeu sua vontade de permanecer no mesmo na próxima temporada e disputar a Copa Libertadores da América. Contudo, Flamengo e Sporting não chegaram a um acordo para a compra dos direitos do volante.

MAIS UMA PASSAGEM PELO CORINTHIANS

Corinthians e Sporting conseguiram chegar a um acordo, e Elias assinou um contrato de três com o Time do Povo. Sua reestreia no Timão aconteceu em junho de 2014, em um amistoso contra o Athletico-PR, de virada, por 2 x 1. O jogo marcava a inauguração da Arena da Baixada. No entanto, o primeiro gol oficial após sua volta foi na goleada de 4 x 1 sobre o Uberaba. Além disso, outro tento que marcou após o retorno foi na Arena Corinthians, no jogo válido pela Copa do Brasil – diante do Bahia – no placar de 3 x 0.

O Corinthians foi campeão brasileiro de 2015. Elias foi um dos protagonistas para levar o time a conquistar o hexa. Dessa forma, ao lado de Jadson, Renato Augusto e Ralf, formaram um grupo no meio de campo excepcional. Como jogou fino da bola todo o Campeonato, conquistou mais uma Bola de Craque e o Prêmio Craque do Brasileirão de 2015.

CLÁSSICO NA LIBERTADORES

Elias marcou o primeiro gol do Clássico entre Corinthians e São Paulo na Libertadores. A partida aconteceu em fevereiro de 2015, na Arena do Corinthians. Sendo assim, no final, os donos da casa ganharam por 2 x 0.

ATLÉTICO-MG

Ele assinou contrato com o time mineiro em janeiro de 2017. Seu primeiro gol feito no clube atleticano foi na vitória sobre o Tupi por 4 x 0, em uma partida válida pelo Campeonato Mineiro. Mais uma vez, sua fama de jogador decisivo veio à tona. Em maio de 2017, Elias fez o gol de virada contra o Cruzeiro no Campeonato Mineiro por 2 x 1. Esse resultado fez que o Galo conquistasse seu 44° título estadual. Dessa maneira, como ficou sem espaço no time, o clube resolveu não renovar o contrato do atleta.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Em 2010, foi convocado pelo técnico Mano Menezes para vestir a camisa da Seleção. No ano de 2014, o treinador Dunga fez a convocação de Elias para os amistosos contra Colômbia e Equador. Além disso, ele fez parte do time titular até 2015.

Parabéns, Elias! Neste dia especial desejamos muitas felicidades e conquistas na sua vida. Esperamos que você volte para algum time para mostrar todo o seu potencial e terminar sua carreira com maestria.

Foto Destaque: Divulgação/Central do Timão

Avatar

Sobre Ana Paula Reis

Ana Paula Reis já escreveu 58 posts nesse site..

Ana Paula Reis nasceu em São Paulo no dia 30/07/1996. Jornalista e Corintiana Fanática, vibra muito quando ver o timão em campo e pede ajuda a São Jorge. Adora uma boa conversa para poder ouvir, e ao mesmo tempo transmitir suas experiências. Sempre disposta para uma nova pauta e transformá-la numa notícia.

0 0 vote
Article Rating
365 Scores

BetWarrior


Avatar
Ana Paula Reis
Ana Paula Reis nasceu em São Paulo no dia 30/07/1996. Jornalista e Corintiana Fanática, vibra muito quando ver o timão em campo e pede ajuda a São Jorge. Adora uma boa conversa para poder ouvir, e ao mesmo tempo transmitir suas experiências. Sempre disposta para uma nova pauta e transformá-la numa notícia.

Artigos Relacionados

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x