Derby Tyne-Wear: um dos clássicos mais quentes do futebol inglês

- A rivalidade entre Newcastle e Sunderland ultrapassa as quatro linhas e vem muito da antes da história do futebol
Derby Tyne-Wear: um dos clássicos mais quentes do futebol inglês

A rivalidade deste clássico vai muito além dos três pontos de cada partida. A saber, o Derby Tyne-Wear, é a tradução de uma inimizade entre duas regiões muito próximas do nordeste da Inglaterra, que tiveram destinos bem diferentes ao longo da história. Dessa maneira, em meio a conflitos sociais e constituída de forma política, o Derby teve seu nascimento dentro do futebol em 1892. Ano em que foi fundado oficialmente o Newcastle United, mesmo ano em que o Sunderland disputava pela primeira vez a Liga Inglesa.

BEM ANTES DA BOLA ROLAR

Em meados do século XVI, o rei Charles I, foi o protagonista do início desta grande rivalidade futebolística, mesmo sem nem ainda o esporte existir. Isso, porque ao dar os direitos do comércio de carvão ao povo de Tyneside; que era a região mais rica na época, o rei acabou deixando um outro povo de lado, exatamente os da região de Wearside. Desta forma, iniciou-se uma certo desconforto entre os povos, fato que se escancarou no período da Guerra Civil Inglesa, em 1642.

Momento, inclusive, que na disputa em questão, os povos ficaram em lados opostos. Enquanto o povo de Tyneside protegia a coroa, os habitantes de Wearside eram a favor do parlamentarismo. Desde então, a rivalidades entre os moradores de Newcastle (Tyneside) e Sunderland (Wearside) se estabeleceu para sempre. O que mais tarde, seria trazido para as quatro linhas, misturando assim, a arte do futebol com o cotidiano dos povos rivais.

PRIMEIRO DERBY DE TYNE-WEAR

O futebol começou a tomar forma para as duas cidades do nordeste da Inglaterra em 1879, ano em que o Sunderland foi criado. Para não ficar para trás, o Newcastle logo surgiu na cidade de Tyneside, em 1881. Entretanto, a equipe de Tyneside, sofreu algumas mudanças ao longo do caminho, se transformando oficialmente no Newcastle United em 1892. Dessa maneira, após quase três décadas do início da rivalidade, Newcastle e Sunderland se enfrentaram pela primeira vez em 1898, em uma partida de cinco gols. No final, os Magpies levaram a melhor por 3 x 2.

O HOOLIGANISMO DE TYNE-WEAR

Assim como todo o país, que sofreu com o Hooliganismo nos anos 90, o clássico do nordeste inglês foi muitas vezes marcado por atos de violência e depredação. O primeiro caso aconteceu em 1990, com a torcida dos Magpies, após a derrota para o Sunderland. Os torcedores invadiram o campo tentando finalizar a partida, mas não obtiveram sucesso. Outro caso de invasão, ocorreu em 2011, quando um garoto de 17 anos, torcedor dos Black Cats, invadiu o campo e tentou agredir o goleiro adversário.

Entretanto, um caso mais recente chamou a atenção de todos os canais de informação do mundo. Após uma derrota dentro de casa por 3 x 0, torcedores do Newcastle entraram em conflito com a polícia. O mais curioso foi o fato de um torcedor ter dado um soco em um cavalo, que estava em meio ao confronto. Considerando isto, percebe-se a grandeza do clássico e sua importância, principalmente para os torcedores e moradores da região.

 RIVALIDADE HISTÓRICA

Ao longo da história, o Derby TyneWear aconteceu 153 vezes, com vantagem miníma para o Newcastle. Os Magpies tem 53 vitórias, duas a mais que o rival, que tem 51 triunfos, além de 49 empates. A maior goleada no duelo foi em 1908, quando o Sunderland goleou os rivais fora de casa por 9 x 1. O mais curioso é que na mesma temporada o Newcastle viria a ser campeão inglês, vencendo as dez partidas seguintes.

Em contrapartida, o natal de 1955 não foi muito digestivo para os Black Cats, que tiveram que aturar o placar de 6 x 1 para os Magpies, em pleno Boxing Day. O destaque da partida acabou sendo o artilheiro Jackie Milburn, que em 14 anos dentro do clube fez 200 gols, se tornando o segundo maior goleador do time. Atrás somente de Alan Shearer, que inclusive, fez o último de seus 260 gols com a camisa do Newcastle exatamente sobre o maior rival, em 2006, na goleada por 4 x 1.

QUANDO NOS VEREMOS DE NOVO?

O clássico teve sua última versão em 2016. Isso, porque o Sunderland disputa atualmente a League One, que é a terceira divisão do futebol inglês. Enquanto o Newcastle permanece na principal divisão da Inglaterra, a Premier League. No entanto, embora esteja em desvantagem em relação as divisões disputadas, o torcedor do Sunderland pode desfrutar de um histórico recente que é muito favorável à sua equipe. Nos últimos dez confrontos entre ambos, os Black Cats levaram a melhor em oito, enquanto o Newcastle venceu apenas uma vez, com mais um empate.

Sendo assim, os apaixonados por este clássico esperam ansiosamente por um reencontro das duas equipes. Que duelam não apenas pela posse de bola ou para fazer um gol, mas, por dar a vitória territorial de um povo, que durará pelo menos até a próxima rodada.

Foto destaque: Reprodução/The 18

Alan Martins

Sobre Alan Martins

Alan Martins já escreveu 83 posts nesse site..

Olá meu nome é Alan Martins de Almeida, de 26 de Junho de 1995. Neste dia nasci para Deus, minha familia e para o Futebol. Viver, torcer, assistir e comentar faz parte de quem Eu Sou . Agora compartilho um pouco desse amor para todos aqueles que assim como Eu , tem o #Futebolnaveia

365 Scores

BetWarrior


Alan Martins
Alan Martins
Olá meu nome é Alan Martins de Almeida, de 26 de Junho de 1995. Neste dia nasci para Deus, minha familia e para o Futebol. Viver, torcer, assistir e comentar faz parte de quem Eu Sou . Agora compartilho um pouco desse amor para todos aqueles que assim como Eu , tem o #Futebolnaveia

Artigos Relacionados

Topo