Derby della Lanterna: o clássico de Gênova

- A rivalidade entre clubes tradicionais simbolizada pelo farol do Porto Antico

Capital da região de Ligúria, no noroeste de Itália, a cidade portuária de Gênova é palco do Derby della Lanterna. Os grandes protagonistas do mesmo, que está entre os maiores clássicos do futebol italiano, são Sampdoria e Genoa. Uma é das equipes tradicionais mais jovens da Terra da Bota. Já a outra é a mais antiga de acordo com os registros. Acompanhe a Calciostoria da vez e saiba tudo do histórico duelo Rossoblu x Blucerchiati.

Confronto do Porto Antico di Genova

O ensaio do berby

Eneacampeão italiano, o Genoa Cricket and Football Club foi fundado em 7 de setembro de 1893. O primeiro scudetto conquistado pela equipe foi no ano de 1898, enfileirando mais seis troféus e tendo sua imediata hegemonia quebrada pelo Milan. Com o formato do Campeonato Italiano na época, clubes da mesma cidade não poderiam estar no mesmo grupo e, consequentemente, era difícil se enfrentarem.

Em relação aos derbys de Gênova, a equipe vermelha e azul chegou a realizar alguns clássicos até 1946. O primeiro confronto registrado entre times da cidade aconteceu em 1898. Na ocasião, o adversário do Genoa foi o Pro Liguria, que acabou derrotado por 4 x 2. Posteriormente, em 1902, um dos antecessores da Samp foi personagem no encontro: o Andrea Doria.

Fundação do rival

Após a 2ª Guerra Mundial, resultado da fusão entre quatro clubes (Andrea Doria, Sampierdarena, Pro Liguria e La Dominante) a Sampdoria foi fundada. A partir de então, o time novato e seu rival começaram a dividir a casa, o Estádio Luigi Ferraris, que virou o centro de todos os embates entre ambos. Dessa forma, em novembro daquele ano, a história do Derby della Lanterna teve seu capítulo inicial, com o mais novo aprontando para cima do Genoa e vencendo por 3 x 0.

Dualidade Genovêsa

A rivalidade de Gênova é uma das que carrega mais paixão ao longo da extensão de todo território italiano. Logo, a semana que antecede o clássico e a posterior agitam a cidade e a dividem no meio. Por falar em divisão, no dia do duelo, o norte do estádio é tomado por torcedores do Genoa, enquanto o lado sul por torcedores da Sampdoria. A festa antes da bola rolar é uma das mais bonitas do país, com mosaicos dos dois lados e um clima único.

Retrospecto geral

Ao todo, Sampdoria e Genoa já se enfrentaram 101 vezes em jogos oficiais. Quem lidera no quesito vitórias é a Samp, com 39 resultados positivos, enquanto o lado dos Grifos fica com 24 triunfos. Em relação aos empates, em 37 oportunidades o placar final foi de igualdade. Assim como a vantagem de vitórias, os Blucerchiati também lideram no quesito gols, 108 x 96, e maior goleada: 5 x 1. Os maiores artilheiros, com quatro tentos cada, são Diego Milito e Roberto Mancini.

Atualmente, o derby vem sendo motivo de alegria para os torcedores do time mais novo. Isso porque, nos últimos sete duelos, a Sampdoria não perdeu para o rival (cinco vitórias e dois empates). O embate mais recente aconteceu no dia 14 de dezembro de 2019, pela 16ª rodada da Serie A TIM, com mando do Genoa, e terminou com triunfo azul e branco por 1 x 0, gol de Manolo Gabbiadini.

Como dito no parágrafo “Fundação do rival”, a Samp foi a vitoriosa no clássico de estreia. O Genoa venceu o rival pela primeira vez no terceiro jogo entre ambos, em novembro de 1947, por 2 x 1. Contudo, nas 11 partidas seguintes, a Sampdoria estabeleceu o maior tabu da história do Beby della Lantera, alcançando cinco triunfos, enquanto seis dos jogos terminaram empatados. O mesmo tabu se repetiu entre 1979 e 1989, com o clube mais novo ficando mais 11 encontros sem nenhum revés, dessa vez com quatro vitórias e sete empates.

Âmbito nacional e títulos

Assim como o Derby de Chievo, no qual os protagonistas são Hellas Verona e Chievo, o Derby de Gênova já aconteceu na Serie A, Serie B e Coppa Itália. Na temporada 1958/59, o duelo ocorreu quatro vezes, sendo duas pelo Calcio e as outras pela taça. Portanto, por falar nas competições domésticas, chegou a hora de passar pelas galerias de troféus de Genoa e Sampdoria.

Sendo um dos clubes mais antigos da Itália, os Rossoblu foram um dos times dominantes no início do século XX. São nove scudettos conquistados, além de oito vices, ficando atrás apenas de Juventus, Inter e Milan, como maiores campeões do Italiano. Todavia, a última vez que a equipe levantou a taça da Serie A foi em 1924. Agora falando em Coppa Itália, o Genoa possui apenas uma. Completando a galeria, seis troféus da Serie B (maior campeão) e um da Serie C.

La Samp, conquistou o Calcio em 1991, sendo seu único triunfo no campeonato. Porém, o clube já levou quatro vezes a Coppa Itália, tendo mais conquistas que o rival nessa competição. Além disso, o time também conta em sua coleção uma Serie B, uma Supercopa da Itália e um título internacional, sendo o mesmo a Recopa Européia da temporada 1989/90. Falando em taça internacional, a Sampdoria quase levou a Champions League 92/93, tendo perdido na final para o Barcelona de Johan Cruijff.

Nos dias de hoje

Na atual temporada da Serie A TIM, o Derby della Lanterna é um confronto de forças até na zona de rebaixamento. Tanto Genoa como Sampdoria brigam contra a degola, mas estão fora do Z3 nessa altura do Campeonato. Com 25 jogos até aqui, os  Blucerchiati estão na 16ª colocação, com 26 pontos conquistados. Ainda mais, com 26 jogos, os Rossoblu vêm um posição abaixo, a 17ª, com 25 pontos acumulados.

Foto destaque: Reprodução/LaPresse

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 378 posts nesse site..

Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

365 Scores

BetWarrior


Avatar
Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Topo