Corinthians x Vasco da Gama – Rivalidade do profissional à Copinha

No clássico regional no eixo Rio-São Paulo promete ferver a disputa por uma vaga na final da Copa São Paulo com ingressos sendo cobrados por questões de segurança

Pela semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, o Corinthians recebe o Vasco da Gama nesta terça-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Barueri, em Barueri, na grande São Paulo. O Timãozinho chega a esta fase da competição após vencer o Grêmio por 2 x 1. Já o Gigante da Colina empatou com o Volta Redonda por 1 x 1 e os venceu nos pênaltis por 3 x 2.

A Federação Paulista de Futebol informou que o duelo terá cobrança de ingressos por questões de segurança, a pedido da Polícia Militar. No outro jogo da semifinal, São Paulo x Guarani, será disputado com torcida única, também por questões de segurança. O valor varia entre R$ 20 e R$ 40. Parque São Jorge, Arena Barueri e Anacleto Campanella são pontos de venda, assim como o São Januário, para a torcida vascaína. A PM levou em conta o histórico de conflito entre as duas torcidas para solicitar a cobrança de ingressos. Os jogos da competição costumam ter entrada gratuitas e somente a final, sempre marcada para o dia 25 de janeiro, no Pacaembu, tem ingressos cobrados. No entanto, o regulamento da Copinha prevê que pode haver cobrança para qualquerpartida nas fases anteriores.

A confusão mais recente em um duelo entre as equipes aconteceu em novembro do ano passado. Após o término da partida pelo Brasileirão, torcedores do Vasco quebraram cadeiras e atiraram no gramado. Depois, entraram em confronto com a polícia. Em 2013, a partida entre as equipes disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília, ficou marcada por uma briga nas arquibancadas. As duas equipes acabaram punidas pela confusão e perderam quatro mandos de campo. Quatro anos antes, uma outra briga entre as torcidas terminou com um corintiano morto e oito torcedores feridos. O confronto aconteceu na Marginal Tietê, na chegada de 15 ônibus de torcedores do Vasco para o duelo que aconteceria no Pacaembu. Próximo ao estádio, um ônibus da torcida do Vasco foi incendiado. O histórico de confusão entre corintianos e vascaínos tem relação com a proximidade dos torcedores cariocas com as organizadas do Palmeiras.

Corinthians

Com 27 gols anotados em sete partidas – média de quase quatro por jogo –, o Timãozinho tem o melhor ataque da Copinha até agora. Outro dado interessante é o controle de jogo que os paulistas têm durante seus jogos. Na última partida a equipe do técnico Eduardo Barroca completou 411 passes, quase duas vezes mais que os gaúchos, que acertaram 197 toques.

Maior vencedor do torneio, o Timão vai em busca de mais uma final, após cair cedo em 2018. A equipe conta com os gols do decisivo Fabrício Oya para sair vencedor mais uma vez. O camisa 10 já anotou sete tentos e é o artilheiro corintiano no torneio. Nathan assumiu a posição de titular de João Celeri e não decepcionou. Já são seis gols no torneio, sendo vice-artilheiro do clube. Roni é outro que se destaca. Anteriormente primeiro volante, descobriu-se na função se segundo homem de meio-campo, sendo fundamental na transição defesa-ataque dos comandados de Barroca, ainda anotando alguns gols vindo da linha de trás. O Coringão não terá Fessin e Lucas Piton, lesionados.

https://twitter.com/Corinthians/status/1087681281935138816?s=19

Provável escalação: Diego; Igor, Jordan, Ronald e Caetano; Du, Roni e Fabricio Oya; Janderson, Rafael Bilu e Nathan. Técnico: Eduardo Barroca.

Vasco da Gama

O comandante cruz-maltino, Marcos Valadares, vem fazendo ótimo trabalho no clube carioca e já acredita que a formação de jogadores e o título já podem ser conciliados e um pode ser consequência do outro. O técnico já conseguiu levar o Vasco à semifinal da Copinha, sendo este o melhor desempenho do time na competição em 16 anos, além das boas atuações.

“Quando você trabalha para equipes grandes, precisa formar jogadores de equipes grandes, que saibam jogar tendo a bola no pé, com o controle do jogo. A defesa é uma fase importante, mas precisamos pensar na gente com a bola. Fui contratado para essa mudança de filosofia. Quando cheguei, a primeira preocupação era buscar o jogo, implementar nossa filosofia no dia a dia e colocá-la em prática nas competições. Essa é a melhor forma de buscar o resultado. Não teria lógica pensar de uma maneira e chegar nas competições se defendendo, jogando para não perder. O título seria a cereja do bolo, ocasionaria uma valorização maior ainda desse grupo. Seria uma conquista grande para o clube, é fundamental alcançarmos essa conquista”.

https://twitter.com/VascodaGama/status/1087441111994503168?s=19

Tiago é o artilheiro do Cruz-maltino na competição, com sete gols marcados. Lucas Santos é outro que vem se destacando e confirmando ser grande aposta para o futuro vascaíno. E Tiago já almeja grandes passos com a camisa do Gigante da Colina:

“É a terceira Copinha que eu participo. Esse é o grupo mais qualificado que eu peguei. O time está bem unido e isso é muito importante. Acho que com essa união, nós podemos chegar até a final e vencer o campeonato. A torcida do Vasco é maravilhosa e eu fico muito feliz com todo esse carinho que venho recebendo nos jogos e nas redes sociais. É muito gratificante. Meu objetivo mesmo é ser campeão, mas se eu puder ajudar o Vasco a ganhar o título sendo artilheiro vai ser muito emocionante para todos nós. O que eu posso falar para a torcida do Vasco é que dentro de campo eu vou dar a vida”, conta o atacante.

https://twitter.com/sarahborborema/status/1087716467477495808?s=19

 

Enquanto isso o goleiro Alexander, decisivo no duelo frente ao Volta Redonda na disputa de pênaltis, afirmou não ser herói e prezou o coletivo:

“O mais importante é destacar que os meus companheiros tem grande participação nisso. Todos estão muito comprometidos com as suas funções, todos estão se ajudando. Sabemos onde queremos chegar e vamos dar tudo de nós aqui. Nosso trabalho não é de agora, vem de muito tempo. O Rodrigo (preparador) vem fazendo um belo trabalho na questão de velocidade de reação e paciência para que eu me saia bem durante a partida. Isso tudo é mérito de muito trabalho”.

Provável escalação: Alex; Cayo Tenório, Ulisses, Miranda e Coutinho; Bruno Gomes, Caio Lopes e Linnick; João Pedro, Lucas Santos e Tiago Reis. Técnico: Marcos Valadares.

Retrospecto

Esta é a terceira vez que as equipes se enfrentam na história da Copinha. A primeira aconteceu em 1985 e o Alvinegro levou a melhor ao vencer por 2 x 1. Depois, em 1999, o duelo decidiu a competição. No Pacaembu, Edu marcou um golaço e deu a vitória simples ao Corinthians, que garantiu a quarta conquista da Copa São Paulo de sua história. Recentemente, o sub-20 corintiano encarou o Vasco pelo Brasileirão da categoria, no ano passado. No Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, houve empate por 2 x 2. Nathan anotou os dois gols do Timãozinho no jogo.

Corinthians venceu na estreia o Capital/Ricanato-TO em partida apertada por 3 x 2. Depois bateram o Sinop-MT por 4 x 1 e encerram a fase de grupos com empate frente ao Ituano, garantindo a liderança. Na 2ª fase eliminaram o Porto-PE por 6 x 0. Na sequência empataram por 2 x 2 com o Red Bull Brasil por 2 x 2, avançando nas penalidades por 4 x 2. Nas oitavas de final atropelaram o Visão Celeste-RN por 8 x 0 e na última partida venceram o o Grêmio por 2 x 1.

Enquanto isso, o Vasco da Gama saiu da fase de grupos com uma goleada na 1ª rodada por 4 x 1 frente ao Carajás. Depois empataram sem gols com o Tubarão e garantiram a ponta do grupo com uma vitória mínima contra o Taubaté. Na 2ª fase golearam por 4 x 0 o Juventude, depois bateram o Manthiqueira por 5 x 1. Chegando às oitavas de final, venceram o Coritiba por 3 x 0 e na última partida empataram por 1 x 1 com o Volta Redonda, eliminando-os nos pênaltis por 3 x 2.

Eric Filardi

Sobre Eric Filardi

Eric Filardi já escreveu 1166 posts nesse site..

Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 25 anos, jornalista de formação e apaixonado por futebol.Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, sou Peixe, sou Palestra e sou Timão. Sou da Colina, Botafogo, sou Flu e sou do Mengão. Sou Brasil, sou Hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 a 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões, sou Clássico das Multidões. Sou sul, sou nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, sou Raposa, sou Bavi e sou Grenal. Sou Ásia, sou África, sou Barça e sou Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas, que o estádio incendeia, sou Futebol na Veia.

BetWarrior

Eric Filardi
Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 25 anos, jornalista de formação e apaixonado por futebol.Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, sou Peixe, sou Palestra e sou Timão. Sou da Colina, Botafogo, sou Flu e sou do Mengão. Sou Brasil, sou Hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 a 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões, sou Clássico das Multidões. Sou sul, sou nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, sou Raposa, sou Bavi e sou Grenal. Sou Ásia, sou África, sou Barça e sou Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas, que o estádio incendeia, sou Futebol na Veia.
http://www.ericfilardi.com.br

Artigos Relacionados

Topo