Copa España Libre: o torneio durante a Guerra Civil

- Título, porém, não é reconhecido pela Federação Espanhola
Copa España Libre

A Guerra Civil da Espanha aconteceu no ano de 1936 e se encerrou três anos depois, com a instituição da ditadura de Francisco Franco. Nestes anos de conflitos, as competições de futebol, que até então já estavam começando a se popularizar, acabaram sendo paralisadas. O único torneio que aconteceu nesse período foi a Copa España Libre, mais conhecida como Copa da Espanha Livre.

A CRIAÇÃO DO TORNEIO

Com a Guerra Civil acontecendo na Espanha, os três torneios da época acabaram sendo suspensos em nível estadual. Assim, haviam dois campeonatos estaduais, o Campeonato de Levante e o Campeonato Catalão. Também existia uma competição entre as equipes das regiões mediterrâneas, denominado Liga do Mediterrâneo. Com o final deste último, Josep Rodríguez Torjada, presidente do Valencia, decidiu criar um novo torneio.

Ele propôs uma competição entre catalães e valencianos. Inicialmente, foi chamada de Copa Mare Nostrum. Contudo, na sequência, foi nomeada de Copa España Libre (Copa da Espanha Livre – Troféu Presidente da República). O jornal ‘Mundo Deportivo' chegou a falar sobre o campeonato na época:

“Já temos uma Copa de importância para encerrar a temporada oficial de futebol com ela. Fala-se de uma Copa da Espanha e com a impossibilidade de organizar uma competição que pode ser chamada assim, devido ao número e qualidade dos clubes participantes, a “Copa da Espanha Livre” surge por pontos, mas com o anúncio de uma partida final a ser disputada entre os dois clubes localizados em primeiro e segundo lugar na classificação, após a última partida da segunda rodada. “

A pretensão inicial era de que as quatro principais equipes da Liga do Mediterrâneo participassem. Contudo, o Barcelona acabou optando por fazer um turnê no México e Estados Unidos. Assim, o Levante, que terminou em 5º lugar, ficou com a vaga. Enquanto isso, o Valencia, Girona e Espanyol completaram as quatro equipes da Copa España Libre.

A COPA DA ESPAÑA LIBRE

A primeira etapa da competição funcionou com uma mina-liga, em um estilo de fase de grupos. Curiosamente, todas as equipes acabaram a fase empatadas com seis pontos cada. O critério utilizado foi o número de vitórias. O Levante (com três vitórias, dois empates e uma derrota) avançou junto com o Valencia (com duas vitórias, dois empates e duas derrotas). O Espanyol venceu em três e empatou nos outros três jogos. Enquanto isso, o Girona foi o único a não vencer, empatando em quatro e perdendo dois confrontos.

Valencia x Levante (Foto: Granotas)

Na segunda fase, o Levante e Valencia acabaram se reencontrando. Como a sua primeira partida tinha acontecido em Barcelona, o mesmo local foi o escolhido para ser palco da grande final. O duelo aconteceu no dia 18 de julho de 1937, no Estádio Olímpico Lluís Companys. Dessa maneira, o Levante levou a melhor. O time acabou vencendo por 1 x 0.

NÃO-RECONHECIMENTO DO TÍTULO

Apesar da conquista, o Levante só foi reconhecido como campeão depois de 70 anos. Em 2007, o Congresso dos Deputados aprovou o reconhecimento legal da Copa España Libre (válida como a Copa da República – a atual Copa do Rei), pedindo para a Real Federação Espanhola de Futebol reconhecer o torneio. Assim, o time recebeu a sua taça.

Taça da Copa España Libre (Foto: ForoCoches)

Foto destaque: Reprodução/El Mundo

Lauren Berger

Sobre Lauren Berger

Lauren Berger já escreveu 664 posts nesse site..

Lauren Berger, gaúcha e apaixonada por futebol. Cresci vendo grandes nomes do Brasil em campo e um sentimento especial cresceu em mim. Vi Ronaldinho Gaúcho, Fernandão, Cristiano Ronaldo, Iniesta e foi amor à primeira partida. Estudo na Universidade Luterana do Brasil-RS.

365 Scores

BetWarrior


Lauren Berger
Lauren Berger
Lauren Berger, gaúcha e apaixonada por futebol. Cresci vendo grandes nomes do Brasil em campo e um sentimento especial cresceu em mim. Vi Ronaldinho Gaúcho, Fernandão, Cristiano Ronaldo, Iniesta e foi amor à primeira partida. Estudo na Universidade Luterana do Brasil-RS.

    Artigos Relacionados

    Topo