Copa do Rei: a competição mais antiga da Espanha

Apesar de ter perdido para o Valencia nesta última temporada, o Barcelona é o maior vencedor do torneio
Valencia foi o último campeão da Copa do Rei

O futebol espanhol conta com uma das principais competições europeias. Se trata da Copa do Rei. Este campeonato tem basicamente o mesmo formato da Copa do Brasil, Taça de Portugal, US Open Cup, entre outros. Desde sua fundação, em 1902, muitos clubes tradicionais levantaram a taça deste torneio, tendo como o atual campeão da temporada 2018/19 o Valencia, ao derrotar o Barcelona na final por 2 x 1.

História da competição mais antiga da Espanha

Alguns acontecimentos marcaram a história de um dos principais torneio da Espanha. O primeiro deles foi as mudanças nas denominações. O mesmo foi chamado de Copa da Espanha até o ano de 1936. Entre os anos de 1938 a 1976, a nomenclatura foi modificada para Copa do Generalismo. Além do campeonato ser interrompido, outro fato curioso é que também foi após o fim da Guerra Civil Espanhola. Sendo assim, só em 1977 ficou oficialmente conhecido como Copa do Rei. A mudança deste último nome devido à morte do general Francisco Franco.

LEIA MAIS:

Di Stéfano: um dos maiores de todos os tempos

El Clásico: a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona

Jogadores que mudaram a sua nacionalidade para defender a Espanha em Copas do Mundo

Outro fato que também marcou a história aconteceu no ano de 1937. Na ocasião, a equipe do Levante levou a melhor, venceu a Copa da Espanha Livre, a única competição que foi disputada durante a Guerra Civil Espanhola. No entanto, a Real Federação Espanhola de Futebol acabou não reconheceu o título até os dias de hoje.

No geral, foram 14 clubes que conquistaram esta competição. Dessa maneira, o primeiro time a levantar este caneco foi o Athletic Bilbao. O feito aconteceu em 1904, devido ao não comparecimento do Barcelona. Sendo assim, os bascos acabaram vencendo o jogo por W.O. e se sagraram o grande campeão após outra desistência. Dessa vez, foi do Real Madrid, que não foi disputar a final.

Como funciona a competição

Participa deste campeonatos somente as melhores equipes da Espanha. Sendo assim, todas as equipes vêm da Primeira e Segunda Divisão. Além disso, a Copa do Rei também inclui os melhores da Segunda Divisão B e os campeões da Terceira Divisão. Dessa maneira, são 83 times participantes ao total da disputa.

No entanto, foi somente a partir da temporada de 2005/2006 que começaram a utilizar outro modo qualificatório para a disputa da competição. Isso acabou gerando muita polêmica, já que os times da Segunda B e da Terceira Divisão disputam uma fase eliminatória. Ao mesmo tempo, as equipes da Segunda Divisão disputam entre si uma fase eliminatória. Os vencedores destes dois grupos encaram todos os times da Primeira Divisão que não disputaram torneios europeus.

Na sequência, os ganhadores jogam com as equipes da Primeira Divisão que jogam as competições europeias nas oitavas de final. Assim, com esse método qualificatório, acreditava-se que os clubes da elite do futebol espanhol teriam mais vantagens que os demais times de outras divisões. Por fim, o campeão da Copa do Rei tinha a a chance de disputar a Supercopa da Espanha contra o vencedor da La Liga, assim como também a vaga para a UEFA Europa League.

O novo formato

A partir da temporada 2019/20, a Copa do Rei ganhou um novo modelo. A decisão pela mudança partiu da Assembléia Geral Extraordinária Espanhola (RFEF), que agora conta com 116 clubes participantes, antes 83. A maioria dos jogos de fase mata-mata acontecem em partidas únicas, com exceção da semifinal, que ainda tem jogos de ida e volta.

Além disso, também houve mudança na Supercopa da Espanha. Antes, apenas dois times disputavam a competição. Contudo, agora são quatro. Os mesmos disputam a semifinal em partidas únicas. Na semifinal, o campeão da Copa do Rei encara o vice-campeão do Campeonato Espanhol. Enquanto isso, o campeão do Espanhol encera o vice-campeão da Copa do Rei.

Os maiores campeões

Quem detém das maiores quantidades de títulos desta competição são os clubes mais tradicionais da Espanha. Por exemplo, o primeiro campeão desde a criação do torneio, o Athletic Bilbao, conquistou 23 vezes o campeonato. Assim também, o Real Madrid que ganhou 19. O Atlético de Madrid levantou o troféu outras 10 vez. O atual campeão é o Valencia, que tem 8.

Entretanto, quem é disparado o maior vencedor da Copa do Rei é o Barcelona. O time da Catalunha levantou 30 vezes esta taça. Do mais, os outros que também conquistaram o torneio foram Zaragoza, seis vezes, Sevilla, cinco, Espanyol e Real Unión, quatro, Betis e Deportivo La Coruña, dois, e por fim, Real Sociedad, Mallorca e outros, venceram apenas uma vez.

Foto de destaque: Reprodução/Getty Images

Daiane Ribeiro

Sobre Daiane Ribeiro

Daiane Ribeiro já escreveu 49 posts nesse site..

Meu nome é Daiane, tenho 31 anos, moro na zona leste de São Paulo. Sou formada em Jornalismo pela Universidade Paulista  (UNIP), e são-paulina de coração. Amo esportes, livros, CSI e gatos. Já escrevi para sites esportivos como Radar da Bola e Esportudo. Pretendo seguir no jornalismo esportivo como também cursar uma pós-graduação em Perícia Criminal, que é uma área na qual sou apaixonada.

BetWarrior

Daiane Ribeiro
Daiane Ribeiro
Meu nome é Daiane, tenho 31 anos, moro na zona leste de São Paulo. Sou formada em Jornalismo pela Universidade Paulista  (UNIP), e são-paulina de coração. Amo esportes, livros, CSI e gatos. Já escrevi para sites esportivos como Radar da Bola e Esportudo. Pretendo seguir no jornalismo esportivo como também cursar uma pós-graduação em Perícia Criminal, que é uma área na qual sou apaixonada.

Artigos Relacionados

Topo