Conheça Qingdao Huanghai, campeão da 2º divisão chinesa em 2019

Equipe de Qingdao tem presença garantida na CSL da próxima temporada

O Qingdao Huanghai, equipe localizada em Qingdao, província de Shandong, é um dos novos integrantes da Superliga Chinesa para 2020.  Após uma grande campanha na China League One, a 2ª divisão do futebol chinês, o time conquistou, assim, vaga na elite da temporada seguinte e ainda se sagrou campeão. Alguns nomes conhecidos fazem parte do elenco atual, como o brasileiro Cléo, ex-Athletico-PR, e o marfinense Yaya Touré, ex-Barcelona e Manchester City. A coluna Escalando a Muralha desta semana traz um pouco da história do clube vermelho e azul.

Fundação recente e caminhada até a elite

Bancado pelo Qingdao Central Plaza Business Management Co., Ltd, o time foi fundado em 29 de janeiro de 2013 e inicialmente tinha o nome de Qingdao Hainiu FC. Hainiu, do chinês 海牛, significa “The Sea Bulls“. O apelido era utilizado pelo Qingdao Jonoon, outra equipe da cidade. Assim, a expectativa era rever os bons tempos do clube entre 1994 e 2004. Dessa forma, logo na temporada de estreia, o clube conquistou o título da 3ª divisão e começou sua empreitada rumo a CSL.

LEIA MAIS

As duas primeiras temporadas na nova competição não foram tão boas. Em 2014, 12ª colocado na China League One. Contudo, o grande feito do ano foi chegar nas semifinais da Copa da China, dando visibilidade nacional. Posteriormente, em 2015, melhora epenas de uma colocação, terminando o ano em 11º. Nesse mesmo ano, o Qingdao Huanghai Pharmaceutical Co., Ltd. comprou uma parte da instituição e passou a comanda-lá. Dessa forma, o nome do time mudou para Qingdao Huanghai FC, como é conhecido nos dias de hoje.

CSL: o Qingdao Huanghai chegou

Depois de bater na trave em 2016, 17 e 18, terminando na 3ª, 4ª e 4ª colocações, respectivamente, finalmente o objetivo foi alcançado. Em 30 jogos na CL1 de 2019, a equipe conquistou 57 pontos em 30 partidas, um a mais que o vice-campeão, Shijiazhuang Ever Bright. Ao todo, na temporada, foram 18 vitórias, sete empates e sete derrotas, contando a Copa da China. O time marcou 61 gols, sendo 14 deles do brasileiro Cléo e 7 do espanhol Joan Verdú. Ao lado dos dois principais goleadores, podemos destacar Yaya Touré, que fez história na Espanha e na Inglaterra, e Gao Xiang, atacante que anotou 11 bolas na rede.

Foto destaque: Reprodução/Imagine China

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 367 posts nesse site..

Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

BetWarrior

Avatar
Leonardo Abrahão
Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

Artigos Relacionados

Topo