Conheça o AS Cannes, o clube que revelou Zidane

A equipe que revelou jogadores como Zidane, Patrick Vieira e Gael Clichy
AS Cannes

A coluna do Além dos Bleus vai te levar ao passado do futebol francês. Trata-se da história do AS Cannes, clube que revelou grandes jogadores do futebol mundial como Zinédine Zidane, Patrick VieiraGael Clichy. A equipe foi fundada em 1902, com sede na cidade de Cannes. No entanto, o maior título de sua história só veio apenas em 1932, sendo a Copa da França. Os Les Dragons (Os Dragões) sofreram sérios problemas ao longo dos anos. Em 2014, o clube do sul da França foi excluído pela Federação Francesa de Futebol devido aos problemas financeiros. Atualmente, o AS Cannes disputa a 5ª divisão do futebol francês.

Participação na Primeira Divisão do Campeonato Francês

Em 1930, o Conselho Nacional da França (FFF) votou a favor do profissionalismo do futebol no país. Dessa forma, o Cannes e outras equipes do sul da França participaram da competição. Na temporada inaugural do Francês, Os Dragões terminaram na segunda colocação, perdendo a final para o Olympique Lillois por 4 x 3, em partida realizada no dia 14 de maio de 1933. No entanto, a equipe havia terminado em segundo lugar em seu grupo atrás do Antibes, porém o então líder da chave foi eliminado, pois havia um suposto caso de suborno. Assim, o clube conseguiu a classificação. Vale destacar ainda que o AS Cannes permaneceu na Primeira Divisão por 10 anos, porém na temporada 1948-49 a equipe caiu para a segunda divisão depois de ser o lanterna da competição.

Copa da França de 1932

Após vencer a Copa da França daquele ano, o Cannes juntou-se ao campeonato profissional francês. Vale ressaltar que a equipe permaneceu 37 anos na segunda divisão do campeonato nacional (1950-1987). No ano seguinte, o clube teve seu auge no mundo esportivo, no qual subiu para a primeira divisão e conseguiu se classificar para a Copa da UEFA por duas vezes. Na ocasião, o clube venceu o RC Roubaix por 1 x 0, com gol marcado pelo então capitão Louis Clerc, no Stade Olympique Yves-du-Manoir.

Retorno a Primeira Divisão e revelando Zidane

O clube do sul da França retornou à elite do futebol nacional na temporada 1987-88. Durante aquele campeonato, a equipe contou com a presença do jovem Zinédine Zidane. Naquele ano, o AS Cannes terminou em 11º lugar. Nas duas temporadas seguintes, permaneceu na mesma colocação. No entanto, no campeonato de 1990-91, os dragões surpreenderam a todos ao terminarem na quarta colocação, classificando a equipe para a Copa da UEFA. Infelizmente, na temporada 1991-92, o time perdeu um de seus principais jogadores, Amara Simba, e no final daquele ano a equipe ficou na 19ª posição, o que culminou no rebaixamento do clube. Com a queda, o Cannes perdeu Zidane e outros jogadores que eram desejados pelos principais clubes europeus.

Queda para a segunda divisão e destaque para Patrick Vieira

Com a saída de Zidane e de outros jogadores o clube precisava de mudanças. Assim, o Cannes contou com jogadores veteranos como André Amitrano, William Ayache, além dos jovens Patrick Vieira, Laurent Macquet e Johan Micoud. Sendo assim, a equipe trouxe a alegria novamente para seus torcedores retornando para a primeira divisão no ano seguinte. No entanto, com a venda de seus principais atletas, o Cannes não resistiu e caiu novamente na temporada 1997-98, na qual o time não retornou mais.

Problemas financeiros e o futuro do clube

No dia 1 de julho de 2014, o AS Cannes foi excluído do futebol profissional francês, após uma grave dificuldade financeira do clube. Mesmo assim, na temporada 2015-16, a equipe jogou a 5ª divisão, na qual permanece até os dias de hoje.

Foto: Reprodução/Getty Images

 

 

 

 

Ernesto Coelho

Sobre Ernesto Coelho

Ernesto Coelho já escreveu 84 posts nesse site..

Olá, me chamo Ernesto Coelho, tenho 20 anos, sou estudante de jornalismo pela UFOP. Desde pequeno sempre fui apaixonado por futebol e já tive vontade de ser jogador profissional. Com o passar do tempo, percebi que costumava escrever bastante e fiz a junção das coisas que eu mais gosto: escrever e futebol. Para entrar em contato ou opinar o twitter é @nesto_u

BetWarrior


Ernesto Coelho
Ernesto Coelho
Olá, me chamo Ernesto Coelho, tenho 20 anos, sou estudante de jornalismo pela UFOP. Desde pequeno sempre fui apaixonado por futebol e já tive vontade de ser jogador profissional. Com o passar do tempo, percebi que costumava escrever bastante e fiz a junção das coisas que eu mais gosto: escrever e futebol. Para entrar em contato ou opinar o twitter é @nesto_u

Artigos Relacionados

Topo