Confira como funcionará o Campeonato Baiano 2020

- Tabela da competição foi divulgada pela FBF

A segunda competição estadual mais antiga do país, o Campeonato Baiano, dará a largada em 15 de janeiro e as partidas da final acontecerão nos dias 19 e 26 de abril. Em vista disso, o torneio, que contará com dez equipes, teve o regulamento e a tabela básica divulgados no dia 17 pela Federação Baiana de Futebol (FBF). O Bahia, atual campeão, irá estrear contra o Juazeirense no estádio Adauto Moraes. Enquanto isso, o vice-campeão, o Bahia de Feira, enfrentará o Doce Mel, na Arena do Cajueiro. Por fim, o Vitória jogará contra o Jacobina no Barradão.

Dessa forma, ainda pela 1ª rodada, terão os jogos entre Atlético de Alagoinhas e Fluminense de Feira e Vitória da Conquista e Jacuipense. De acordo com a FBF, os mandos de campo só serão definidos após a entrega dos laudos técnicos dos estádios. O único clássico Ba-Vi confirmado para o Campeonato Baiano 2020 está marcado para o dia 1° de março, pela 6ª rodada. Seguindo o revezamento anual, o mando de campo da partida será do Rubro-Negro.

O Campeonato Baiano de 2020 acontecerá em três fases: classificação, semifinal e final. Dessa maneira, como em 2019, a etapa classificatória será disputada em pontos corridos e com turno único. Logo, as quatro melhores equipes prosseguem para as semifinais, enquanto o lanterna é rebaixado para a Segunda Divisão. Nessa segunda fase, cujas partidas serão de ida e volta, o 1° colocado duela contra o 4°; já no outro confronto, o 2° enfrenta o 3°. Em caso de empate em número de pontos e saldo de gols, as vagas para a final serão decididas nos pênaltis.

Desse modo, os times finalistas irão resolver o campeão, também em duas partidas, com o mando do último jogo da competição para a grupo de melhor campanha. Assim, segundo o regulamento do Campeonato Baiano 2020, os clubes terão o prazo para registrar novos jogadores até o dia 20 de março. Em relação ao árbitro de vídeo (VAR), foi estabelecido pelas equipes que apenas os dois jogos da final terão o auxílio da tecnologia.

COPA DO BRASIL E COPA DO NORDESTE

Os três times com melhores colocações no Baianão irão garantir vaga para a Copa do Brasil. No caso da Copa do Nordeste, o campeão do Campeonato Baiano já está garantido instantaneamente. A outra vaga será dada ao clube com melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes, determinado pela CBF. Também será cedida uma vaga para a Pré-Copa da competição regional à equipe com melhor lugar no estadual, tirando as que já estiverem garantidas.

Foto destaque: Divulgação/ FBF

Ayana Santana

Sobre Ayana Santana

Ayana Santana já escreveu 74 posts nesse site..

Uma baiana de 19 anos, estudante de jornalismo no Centro Universitário Jorge Amado, amante do futebol e do Esporte Clube Bahia. Encontrou no jornalismo a junção de duas paixões: a escrita e o esporte.

365 Scores

BetWarrior


Ayana Santana
Ayana Santana
Uma baiana de 19 anos, estudante de jornalismo no Centro Universitário Jorge Amado, amante do futebol e do Esporte Clube Bahia. Encontrou no jornalismo a junção de duas paixões: a escrita e o esporte.

Artigos Relacionados

Topo