Com surpresas, Tite convoca Seleção Brasileira

Jogadores novos, seja de idade ou de convocações, foram o foco

Depois da Copa do Mundo da Rússia, Tite fez a primeira convocação da seleção brasileira. Depois de perder para a Bélgica no dia nove de julho, o próximo compromisso oficial da seleção é só em 2019, na Copa América, a qual seremos sede.

Para não dar vexame, como em outras edições do torneio americano, o técnico gaúcho anunciou seus selecionados, para os amistosos contra Estados Unidos El Salvador. Confira a lista:

Convocados de Tite (Reprodução/Globo Esporte)

GOLEIROS

Alisson: recém-chegado no Liverpool, por mais de R$320 milhões. Nome titular no gol brasileiro.

Neto: goleiro do Valencia, viveu boa fase antes do mundial. Bom nome para evoluir com a seleção.

Hugo: uma das surpresas dessa convocação. O goleiro do Flamengo tem 1,99, com apenas 19 anos. Praticamente escolhido por Taffarel, preparador de goleiros da amarelinha, o guarda-redes do clube carioca teve um desempenho bom, segundo o tetracampeão.

https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1030457912378966017?s=09

DEFENSORES

Fagner: o lateral do Corinthians, talvez seja, hoje, o nome ideal para a lateral direita. Com Daniel Alves á beira de uma aposentadoria, ele pode ser a solução. Tem 29 anos.

Fabinho: versátil talvez seja o resumo do recém-chegado no Liverpool. O atleta pode tanto jogar como lateral direito, volante, meio-campo e até quebrar um galho na zaga, se for preciso, além de realizar todas essas funções eficientemente. Ótimo nome.

Alex Sandro: um substituo natural de Marcelo, quem irá tingir uma idade não tão proveitosa daqui quatro anos, o lateral da Juventus tem tudo para tomar conta desta faixa do campo. Sendo cobrado por muitos, Tite atendeu pedidos ao convocar o defensor.

Filipe Luis: mesmo sendo o reserva de Marcelo na Copa do Mundo, até jogando muito bem, o colchonero não deve estar nos planos para o futuro de Tite, muito pela idade (33), mas enquanto estiver disposto, tem um poder defensivo muito eficiente.

Thiago Silva: para muitos, a imagem de 2014 ainda fica na cabeça, de um capitão chorão, mas o parisiense se mostrou em altíssimo nível durante o mundial da Rússia. Para a Copa América, pode ser um nome certo, mas não para o Qatar.

Dedé: um dos maiores brasileiros de todos os tempos, segundo uma famosa pesquisa. O defensor do Cruzeiro é um dos melhores atuando no Brasil. Já estava na pré-lista de Tite para o mundial. O torneio do ano que vem pode ser a última chance do carioca jogar uma competição oficial com a Amarelinha, além de ser um prêmio para quem batalhou tanto para voltar aos gramados.

Marquinhos: perdeu a vaga de titular na Copa para seu companheiro de time, mas nada impede o paulista de dar a volta por cima. Muito novo e com muita qualidade, é um nome certo para as próximas competições. Tem apenas 24 anos.

Felipe: surpresa, ou não. Felipe vinha junta muito bem pelo FC Porto. Conhecido por fazer muitos gols na passagem pelo Corinthians, os hábitos não mudaram, marcando sete gols para a equipe portuguesa. Belo nome.

https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1030458144307245056?s=09

MEIO-CAMPISTAS

Casemiro: peça fundamental no Real Madrid. Não há dúvidas na convocação do madrileño, um dos melhores na sua posição.

Arthur: agora catalão, o ex-Grêmio deveria ter sido chamado para o Mundial. Muito novo ainda, talvez tenha lhe faltado experiência, mesmo com uma Libertadores no currículo. Hoje, é um dos idealizados para substituir Iniesta no Barcelona.

Fred: no único jogo em que jogou pelo seu novo clube, o Manchester United, agradou a muitos, principalmente Pogba. Foi um dos nomes criticados no período da Copa. Talvez, com menos euforia, possamos ver seu futebol.

Andreas Pereira: outro do Manchester United. Além de ser um bom jogador, o nascido na Bélgica estava começando a ser seduzido pela federação belga á se juntar aos diabos vermelhos. Mesmo já tendo escolhido o BrasilTite evita um furdúncio, assim como foi de Thiago Alcântara. Andreas tem 22 anos.

Lucas Paquetá: até que enfim. Em alguns momentos, o carioca era mais pedido na seleção do que Vinícius Junior, hoje no Real Madrid. O rubro-negro viveu seu melhor momento antes do Mundial, mas era muita competição por vaga, deixando-o de fora. Visando o futuro, o jovem de 20 anos é uma aposta certeira.

Renato Augusto: autor do gol na eliminação para os diabos vermelhos, chegou machucado para a Copa, onde, se estivesse 100%, poderia ajudar. Sabemos da qualidade de Renato, mas a parte física o atrapalha. Vive bom momento no Campeonato Chinês, onde fez bela partida na última semana.

Phillipe Coutinho: peça fundamental no Barcelona, o ex-Vasco também é fundamental no esquema do gaúcho. Quem arma o jogo e responsável por achar espaços no campo. Nome certo na seleção.

https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1030458577381679105?s=09

ATACANTES

Douglas Costa: agora companheiro de Cristiano Ronaldo na Juventus, o ponta pode jogar dos dois lados, sendo mais um eclético nessa seleção. Bom drible, quebra linhas defensivas.

Willian: não teve o melhor desempenho no Mundial, mas sabemos da característica do natural de Ribeirão Pires: drible. Assim como o convocado acima, a distorção na zaga adversária é sua principal virtude.

Éverton: apostávamos que, se tivesse um convocado do Grêmio, seria Luan. Como o melhor jogador da última Libertadores não vive boa fase, foi o “cebolinha” convocado. Depois da pausa para a Copa, o extremo-esquerdo vem jogando muito bem. Outro que Tite quer observar.

Neymar: ainda no início de temporada, não conseguimos ver muito do parisiense ainda. Difícil deixar um nome desse peso fora de uma convocação.

Pedro: a surpresa que todos queríamos ter. Artilheiro do Brasileirão, o atleta do Fluminense vive excelente fase. Além de ser muito jovem, com 21 anos a personalidade do camisa nove impressiona. Posicionamento, frieza e inteligência, ainda marca gols.

Roberto Firmino: muito pedido para ser titular, Firmino pouco pode ajudar na Copa. Com Gabriel Jesus no ataque, quem Tite não tirou por mérito, o Brasil vivenciou uma Copa sem o camisa nove fazer gol, o que irritou muitos torcedores. Firmino teve excelente temporada no Liverpool, o que fez muitos não entenderem a situação.

https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1030459007419535361?s=09

NOVIDADE

A nova convocação dá um ar de respiro, aquele cheirinho de carro novo parece ser o perfume que queríamos para essa convocação. Quem agradece, somos nós.

https://twitter.com/FluminenseFC/status/1030466254082125824?s=19

Avatar

Sobre Mathias Galdi

Mathias Galdi já escreveu 99 posts nesse site..

Andreense, nascido e criado na única cidade do ABC representada por um campeão da Copa do Brasil. Tenho 19 anos, faço graduação em Jornalismo, o que era mais certo na minha vida do que qualquer outra coisa. Naquelas atividades bobas da escola, eu já me saia bem, ou seja, era eu quem passava vergonha pra sala toda. Brincadeiras á parte, a comunicação sempre esteve presente em mim, principalmente na área dos esportes, onde atuo hoje. Sou apaixonado pelo esporte, seja qual for. Amante da tática e da estratégia.

Avatar
Mathias Galdi
Andreense, nascido e criado na única cidade do ABC representada por um campeão da Copa do Brasil. Tenho 19 anos, faço graduação em Jornalismo, o que era mais certo na minha vida do que qualquer outra coisa. Naquelas atividades bobas da escola, eu já me saia bem, ou seja, era eu quem passava vergonha pra sala toda. Brincadeiras á parte, a comunicação sempre esteve presente em mim, principalmente na área dos esportes, onde atuo hoje. Sou apaixonado pelo esporte, seja qual for. Amante da tática e da estratégia.

Artigos Relacionados

Topo