Colômbia x Japão – Sul-Americanos e asiáticos abrem a disputa pela classificação no Grupo H

Os colombianos são os grandes favoritos, apesar de James Rodríguez ser dúvida para a partida

Nesta terça-feira (19), a bola vai rolar para os últimos dois jogos da primeira rodada da Copa do Mundo. Logo cedo, às 9h (Brasília), na Mordovia Arena Saransk, Colômbia e Japão se enfrentarão em busca de uma vantagem na disputa pela classificação. Uma estreia com vitória, além de levantar a moral do time, também o deixa em uma posição mais confortável para os próximos jogos, pois apesar do grupo H não possuir nenhuma seleção campeã mundial, as equipes ainda têm pela frente a favorita ao primeiro lugar Polônia, do matador Robert Lewandowski.

COLÔMBIA

A Colômbia não vem de bons resultados nos últimos amistosos que disputou antes de iniciar a Copa. Foram dois empates sem gols, sendo o primeiro contra a Austrália e o último diante do Egito, que já contava com o desfalque do então lesionado Mohamed Salah.

Porém, as expectativas são grandes, não só da equipe, mas também dos torcedores e da imprensa local. Por estar em um grupo que não é considerado complicado, a Colômbia tem como adversário mais difícil a Polônia, que irá enfrentá-la no segundo jogo, por isso uma vitória contra os asiáticos na estreia é muito importante.

Os cafeteros também desejam repetir a boa campanha que fizeram em 2014, na qual chegaram até as quartas de final. Contudo, podem não contar com seu principal jogador, James Rodríguez, que tem problemas musculares e é dúvida para a partida.

Colômbia se prepara para estreia contra o Japão (Divulgação/Twitter Seleção Colômbia)

Provável escalação: Ospina; Arias, Mina, Davinson Sánchez e Díaz; Barrios, Carlos Sánchez e James Rodríguez (Izquierdo ou Quintero); Cuadrado, Mateus Uribe e Falcão García. Técnico: José Pékerman.

JAPÃO

Se de um lado os colombianos são os favoritos a segunda posição da chave, do outro os japoneses estão junto com os senegaleses como as “zebras” do grupo. Nos dois últimos amistosos que realizou antes da Copa, a seleção asiática foi derrotada pelos suíços por 2 x 0, e venceu o Paraguai por 4 x 2.

Apesar da bela vitória contra os sul-americanos, os samurais azuis não possuem bons retrospectos em mundiais, o máximo que conseguiram foi avançar às oitavas de final da competição. Para conseguirem novamente esse feito, é muito importante começar com vitória, e principalmente contra a seleção favorita. Por isso os japoneses apostam suas fichas nos grandes nomes da seleção: os experientes Honda e Kagawa, e o atacante Okazaki.

Provável escalação: Higashiguchi; Endo, Ueda, Shoji e Sakai; Shibasaki, Yamaguchi, Muto, Kagawa e Honda; Okazaki. Técnico: Akira Nishino.

RETROSPECTO

Esse jogo será uma reedição da última Copa, na qual as duas seleções também se enfrentaram na fase de grupos. Na ocasião, os colombianos ganharam com folga, uma goleada por 4 x 1 com direito a um golaço de James Rodríguez, que resultou na eliminação japonesa.

Henrique Santana

Sobre Henrique Santana

Henrique Santana já escreveu 39 posts nesse site..

Henrique Santana é estudante de jornalismo, paulistano, apaixonado por comunicação e principalmente pelo futebol!

BetWarrior


Henrique Santana
Henrique Santana
Henrique Santana é estudante de jornalismo, paulistano, apaixonado por comunicação e principalmente pelo futebol!

Artigos Relacionados

Topo