Chivas x Atlas: o Clássico Tapatío

- A história por trás da rivalidade mais antiga do México
Chivas x Atlas- Clássico Tapatío

A coluna Papo Azteca desta semana conta a história da rivalidade considerada mais antiga do México. Trata-se do Clássico Tapatío, que envolve os dois maiores times de Guadalajara: Club Deportivo Chivas Guadalajara e o Atlas Fútbol Club. O derby tem seus primeiros relatos em 1916 e de lá para cá as partidas carregam consigo sorrisos, lágrimas e todas as outras emoções possíveis no coração de seus torcedores. Hoje, iremos vislumbrar a história desses dois gigantes e mostrar quando e como essa rivalidade teve início.

Club Deportivo Chivas Guadalajara

Também conhecidos como Chivas Rayadas del Guadalajara (Bodes listrados de Guadalajara), o clube manda seus jogos no Estádio Omnilife, batizado com esse nome devido a empresa de suplementos alimentares e produtos de beleza que patrocina a equipe. Possui capacidade para 49.850 espectadores. Aliás, seu novo estádio foi inaugurado em 2010, em um amistoso contra o Manchester United. Anteriormente, o time utilizava o Estádio Jalisco.

O apoio de uma das maiores torcidas do mundo, vestida de vermelho, azul e branco, é fundamental. De acordo com uma pesquisa realizada pela Televisa, um dos maiores grupos televisivos do planeta, 23% da população torce para o Chivas, tornando-o o time mais popular do país. Enquanto outros 22% torcem para seu maior rival: Club América. Outro ponto em que eles duelam é o número de títulos da Liga Mx, 12 para cada lado.

Sua fundação ocorreu dia 8 de maio de 1906 e seu lema é “Fraternidade, União e Esporte”. Um fato curioso: o clube tem uma política de não aceitar jogadores estrangeiros nem naturalizados. Atualmente, seu elenco possui 28 atletas, todos mexicanos. Entretanto, a regra não se opõe aos treinadores. Em 1943, aderiu ao futebol profissional e foi um dos 10 clubes que fundaram o campeonato mexicano. Desde então, jamais foi rebaixado para a segunda divisão. Ademais, detém, entre as conquistas mais importantes, quatro Copas do México, duas Ligas das Campeões da Concacaf e um vice da Libertadores, além dos 12 títulos da Liga Mx, como foi supracitado.

Atlas Fútbol Club

Vestidos de vermelho e preto, o Atlas Fútbol Club também é conhecido como os Acadêmicos, Zorros e Fúria. Atualmente, mandam seus jogos no Estádio Jalisco. Além deles, o Club Leones Negros de la Universidad de Guadalajara e o Club Deportivo Oro também utilizam o mesmo campo, que tem capacidade para 59 mil pessoas.

O clube nasceu exatamente no ano em que a rivalidade com o Chivas se iniciou, em 15 de Agosto de 1916. Logo após, na Liga Occidental de 1917/18, com apenas um ano de existência, veio o primeiro título. Aliás, o Atlas chegou a conseguir uma hegemonia no país. Surpreendentemente, o clube conseguiu mais três títulos da Liga Occidental nas temporadas seguintes: 1918/19, 1919/20 e 1920/21.

Além disso, os Zorros também conquistaram quatro títulos da Copa dos Campeões e quatro Copas do México. De fato, o clube não possui tanta tradição na primeira divisão do Campeonato Mexicano, tendo conquistado apenas um título na temporada 1950/51. No entanto, quando disputou a segunda divisão mexicana se saiu bem, conquistando três troféus da competição, nas temporadas de 1954/55, 1971/72 e 1978/79. Se tratando de torneios internacionais, somente no ano de 2000 o Atlas participou a primeira vez da Copa Libertadores. Em 2008 o time conseguiu chegar as quartas de finais, sendo sua melhor campanha.

https://www.instagram.com/p/B_vRSX3FCAL/

Clássico Tapatío

Bastam apenas algumas semanas vivenciando o esporte por lá para perceber que Guadalajara é um dos berços do futebol, com torcedores apaixonados e uma rivalidade insana entre seus dois principais clubes. E não é difícil apontar Chivas e Atlas como as grandes vitrines da cidade. Em 1916, nascia uma rivalidade em Guadalajara, considerada a rivalidade mais antiga do México: o Clássico Tapatío.

Levando a rivalidade para as estatísticas, vemos que existe uma boa vantagem do gigante Chivas. Segundo o site ogol, nos últimos 40 jogos, o time de maior torcida do México conquistou 18 vitórias. Em contrapartida, o Atlas possui apenas 11 e, como resultado, as outras 11 partidas terminaram no empate. A consequência do número maior de vitórias é a positividade no setor ofensivo do Chivas, tendo marcado 55 gols. Seu rival marcou 41.

Em 2018, um fato marcou o Clássico Tapatío. Evidentemente, os torcedores que foram ao Jalisco naquele dia queriam ver o clássico local pela Liga MX. Entretanto, não deixaram de ser privilegiados por poderem acompanhar a última partida oficial do zagueiro Rafa Marquéz. O jogador, com passagens por Barcelona, Mônaco e seleção mexicana, esteve em campo durante todo o tempo em que o Atlas, seu clube da época, venceu o Chivas por 1 x 0. Porém, no momento de sua substituição, aos 48 minutos do segundo tempo, todo o estádio protagonizou uma linda cena.

Além dos aplausos que vieram tanto dos torcedores do Atlas como do Chivas, uma bandeira pintada com o rosto de Rafa foi desenrolada na parte Rubro-Negra da torcida presente.

Foto destaque: Reprodução/FutnSoccer

Alexandre Vieira

Sobre Alexandre Vieira

Alexandre Vieira já escreveu 85 posts nesse site..

Sou Alexandre Vieira, 30 anos - com carinha de 25 -, estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e apaixonado por esporte, principalmente futebol. Quando moleque, sonhava em ser jogador, porém não tive oportunidade. Daí nasceu a paixão pelo jornalismo e a esperança de assim poder ficar famoso, realizar o sonho de me aproximar de ídolos, estádios e cobrir competições históricas. Tenho um senso de humor gigante e sou legal até quando meu time perde.

0 0 vote
Article Rating
365 Scores

BetWarrior


Alexandre Vieira
Alexandre Vieira
Sou Alexandre Vieira, 30 anos - com carinha de 25 -, estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e apaixonado por esporte, principalmente futebol. Quando moleque, sonhava em ser jogador, porém não tive oportunidade. Daí nasceu a paixão pelo jornalismo e a esperança de assim poder ficar famoso, realizar o sonho de me aproximar de ídolos, estádios e cobrir competições históricas. Tenho um senso de humor gigante e sou legal até quando meu time perde.

Artigos Relacionados

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x