Chivas Guadalajara completa 114 anos de fundação

- O Rojiblanco relembra o passado e sonha com o futuro parecido
Chivas

Nesta sexta-feira (8), o Chivas Guadalajara completa 114 anos de existência. O Rojiblanco é sem duvidas um dos maiores times do México e durante a sua história realizou feitos que ficaram marcados na história não só do clube mas do futebol de seu país. Como o próprio clube sempre tenta ressaltar em suas campanhas, O Chivas é um patrimônio do esporte mexicano.

O clube fundado em 8 de maio de 1906 é um dos times com mais títulos da Liga MX, um dos times com mais títulos nacionais e o primeiro mexicano campeão continental. Tais marcas mostram a força de um time que é apoiado por mais de 27 milhões de torcedores, o que faz os Rojiblancos serem uma das maiores torcidas do Mundo. Conheça um pouco mais do aniversariante do dia abaixo:

TORCIDA E ESTÁDIO

Como dito anteriormente, o Chivas possui uma das maiores torcidas do mundo, no entanto, não é disparada a maior do México. Esta é uma das grandes brigas que alimentam a rivalidade entre o Rebaño Sagrado e o América do México. Legión 1908, La Rebeca e Popular del Club Guadalajara são algumas das torcidas organizadas do Rojiblanco mais conhecidas e que carregam o amor pelo clube para onde podem, sempre se fazendo presente.

Seus jogos são mandados, atualmente, no Estádio AkronEste começou a ser construído em 2007 e foi aberto três anos depois. Seu primeiro jogo foi um amistoso entre o Guadalajara e o Manchester United da Inglaterra. Curiosamente, o primeiro gol foi feito por um mexicano que atuava pelo time inglês, Javier “Chicharito” Hernandez. Ademais, antes da criação do Akron, os Rojiblancos atuavam no Estádio Jalisco.

https://twitter.com/Juanitocure/status/1257914070046408705

TÍTULOS E GLÓRIAS

Sem dúvidas, o Chivas é um dos maiores times do México. Seus títulos demonstram seu tamanho e sua tradição em protagonizar feitos inéditos. Na Liga MX, hoje, o Rebaño Sagrado possui 12 títulos, sendo o segundo maior vencedor. O clube também é o segundo maior ganhador de troféus nacionais, são 24 conquistas. Em ambos o time fica atrás de seu rival, América.

O clube pode não ser o mexicano com mais títulos internacionais, mas pode ostentar ser o primeiro time a ganhar a Copa dos Campeões da Concacaf em 1962. Campeonato este que voltaria a ganhar em 2018 e ser vice campeão em mais duas oportunidades. Além disso, o time é um dos únicos três mexicanos que chegou a final da Copa Libertadores da América. No entanto, assim como os outros não foi feliz e perdeu aquela decisão para o Internacional.

Suas glórias marcam sua história e motivam seus torcedores para conquistar novos títulos. O Chivas Guadalajara em 2020 fez grandes contratações e vinha acertando seu time para chegar aos playoffs do campeonato clausura mexicano. No entanto, o sonho foi adiado devido a crise do Covid-19. Veremos como será o futuro deste time que carrega o coração e o carinho de milhares de torcedores e fãs do futebol mexicano.

CURIOSIDADES

Como já relatado na coluna Papo Azteca, o Chivas Guadalajara tem um código de ter apenas jogadores mexicanos em seu time. Tal regra faz parte de toda a história do clube, demonstrando o nacionalismo presente nele. Sendo assim, pode se dizer que o Rojiblanco vai na contramão do futebol mexicano que cada dia mais recebe estrangeiros e os colocam nas posições de destaque de cada time.

Outro ponto que chama atenção na história do clube são suas tentativas de filiais. Surpreendentemente, destas a que teve mais sucesso foi exatamente a única que não estava no México. O Chivas USA, apesar de ser uma contradição na história do Chivas, conseguiu ir bem durante alguns anos na Major League Soccer, tendo saído com o título da Conferência Oeste em 2007. O Clube foi vendido para a MLS em 2014.

Foto Destaque: Alan Mora/LatinContent/Getty Images

Yuri Murta

Sobre Yuri Murta

Yuri Lima Murta já escreveu 114 posts nesse site..

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

365 Scores

BetWarrior


Yuri Murta
Yuri Murta
Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

Artigos Relacionados

Topo