Chinês tem 1ª rodada com média de público que supera tradicionais ligas da Europa!

Dentre as rodadas iniciais das cinco grandes ligas europeias, aliadas a Campeonato Português e Mexicano da atual temporada, a Superliga Chinesa aparece em 4º, o que demonstra um avanço no interesse do público chinês

O último fim de semana marcou a volta do campeonato nacional mais badalado do Oriente: a Superliga Chinesa. O público, como de costume nas últimas temporadas, compareceu em peso e fez uma linda festa em casa em todas as partida da 1ª rodada. A ansiedade para a volta, estreias de grandes estrelas e confiança em seus times levaram o Campeonato Chinês a ter uma média de público “nível Europa” e estar entre as maiores do mundo, além de terem batido os próprios números em relação a rodada de abertura do ano passado. A expectativa é que o público em geral bata o da temporada 2018 e figure mais uma vez no Top das maiores médias do futebol mundial.

Rivalidade com as históricas Ligas Europeias

La Liga x Superliga Chinesa

Quando comparamos os números dos públicos na 1ª rodada das ligas da Europa podemos ver que o futebol chinês está fazendo bonito, isso porque se mantém bem perto dos maiores com diferenças muito pequenas para alguns. Por exemplo, a La Liga, a liga onde há dois dos maiores clubes do planeta: Real Madrid e Barcelona e, além disso, inúmeras estrelas atuam por lá, como Lionel Messi, que foi eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo, Luka Modric, atual Bola de Ouro, Luis Suárez, Sergio Ramos, Antoine Griezmann, dentre outros.

A média na rodada inicial do espanhol ficou com 29.022 no total, sendo o maior público no jogo entre Barcelona e Alavés, no Camp Nou, com 52.356 pessoas presentes. A partir de agora iremos ver o incrível retrospecto do Chinês, que não faz feio. Na CSL, a média de público ficou em 30.367! Ou seja, mais de mil torcedores de diferença para a chamada ”Liga das Estrelas”. O maior número em um único jogo da rodada ficou para o confronto entre o heptacampeão Guangzhou Evergrande e o Tianjin Tianhai, com mais de 95% da capacidade do estádio tomada por 47.692 pessoas.

Bundesliga x Superliga Chinesa

Agora vamos comparar com o campeonato com maior público da 1ª rodada da atual temporada: o alemão. A Bundesliga sempre tem grandes dados de torcedores que vão aos estádios, principalmente a torcida do Borussia Dortmund, que faz grande espetáculos com sua Muralha Amarela. O maior número da rodada de estreia é justamente do Dortmund, com 80.365 pessoas presentes no jogo contra o RB Leipzig, já a média geral fica com incríveis 47.067 torcedores. A China ainda está longe da Bundesliga, mas isso não é algo para desanimar, já que nenhuma outra liga chega perto dos números do alemão na temporada 2018/2019 e também do crescimento que vem tendo a CSL.

Premier League x Superliga Chinesa

A liga de maior destaque do planeta bola é, sem dúvidas, a Premier League, campeonato muito disputado e com incontáveis estrelas do esporte mais popular do mundo. A média de público de 38.072 pessoas e foi a que mais se aproximou da Bundesliga em relação a 1ª rodada dos nacionais e é a segunda mais distante para CSL, mas a diferença já chegou a ser muito maior, o que significa que o futebol chinês vem sendo tão assistido como a liga mais badalada que existe, e isso não é pouca coisa, pois a maioria dos jogadores atuando na China não são tão conhecidos, com exceção aos que já passaram por grandes times, e não há uma mídia tão forte em volta disso, mas as pessoas vêm se interessando e buscando meios para companhar, seja indo ao estádio para os chineses, ou pela internet e sites para o resto do público.

Ligue 1 x Superliga Chinesa

Os números são muito equilibrados quando comparamos com a Ligue 1, o Campeonato Francês. Com 30.752, o público foi apenas de 385 torcedores a mais em relação aos chineses, e aí que o público chinês se destaca como o quarto maior em estreias da temporada atual. Isso que estamos vendo é o poder de uma liga de futebol do Oriente que está se metendo no meio das maiores do competições nacionais de futebol e já desbancando outras ligas da Europa em questão de acompanhamento de fãs, como a liga da Holanda e a de Portugal, que ficaram muito para trás da China. Até a grande Serie A Tim teve um desempenho inferior ao Campeonato Chinês em sua primeira rodada: foram 22.807 pessoas de média e quase 8 mil de desvantagem para a CSL, mesmo com Cristiano Ronaldo.

Liga MX x Superliga Chinesa

Vale ressaltar a comparação com o Campeonato Mexicano, a Liga MX. Esse campeonato também ganhou os holofotes como o Chinês devido às contratações de peso, grandes salários para estrangeiros, e a média de público no México também vem aumentando ano após ano, mas ficou muito atrás da CSL no primeiro jogo da temporada atual. Com 21.936 pessoas no total de média, os mexicanos ficaram com quase 10 mil pessoas a menos que os chineses em seus números, o que mostra que ainda não há tanta procura pelo futebol da liga mexicana como há na liga chinesa, mesmo os números no México ainda serem muito bons, principalmente para a América.

Superliga Chinesa x Superliga Chinesa

Os dados do próprio Chinês aumentaram do ano passado para esse: são, pelo menos, 2 mil pessoas a mais em relação a rodada 1 do ano passado. Com 28.143, a Superliga Chinesa de 2018 figurou bem entre as médias globais, mas foi superada nesse ano de 2019 por ela mesma e está melhor ainda no Top dos públicos. A conclusão é que o futebol chinês está aí, mais vivo do que nunca no cenário mundial do esporte, com grandes estrelas, suporte do torcedor, curiosidade e acompanhamento de torcedores de todo o planeta e o crescimento contínuo é inevitável, já que isso tudo gera mais fama e atenção ao campeonato, que cada vez mais aumenta seus recursos para fazer uma liga cada vez melhor.

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 98 posts nesse site..

Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

1X Bet
Avatar
Leonardo Abrahão
Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

Artigos Relacionados

Topo