Chelsea x Arsenal – Prognóstico da final da Liga Europa

Decisão londrina vale o bi para os Blues ou o título inédito para os Gunners

Na próxima quarta-feira, pela finalíssima da Liga Europa, Chelsea e Arsenal se enfrentam no Estádio Olímpico de Baku, na capital do Azerbaijão, às 16h (horário de Brasília). O confronto é uma marca da grande temporada dos ingleses nas competições europeias, já que, tanto Liga dos Campeões, como Liga Europa, serão decididas por times da Terra da Rainha. Campeões em 2013, os Blues vão em busca do bicampeonato , já os Gunners lutam pelo seu primeiro título na competição. O vencedor irá comemorar seu único troféu em 2018-2019, deixando o perdedor sem nenhuma conquista ao fim da temporada.

Chelsea

O time de  Maurizio Sarri chegou a  sua segunda decisão após empatar as duas semifinais por 1 x 1 com Eintracht Frankfurt e derrotar os alemães nos pênaltis. O último jogo oficial do Chelsea foi diante do Leicester, na rodada final da Premier League, e acabou em 0 x 0, porém, a equipe acabou realizando um amistoso contra o New England Revolution para, assim, não perder o ritmo e acabou vencendo por 2 x 0. São sete jogos sem perder (deixando de fora o amistoso), sendo o último revés para o Liverpool, no dia 14/04. 

Ao todo, na temporada, em 66 jogos disputados, o time tem 38 vitórias, 13 empates e 11 derrotas. Foram 108 gols marcados (média de 1,63) e 57 sofridos (média de 0,86). Na Liga Europa os Blues não perderam nenhuma de suas 14 partidas, marcaram 32 gols (média de 2,28) e sofreram nove (média de 0,64). Portanto, com o possível desfalque de Kanté (com lesão no joelho) como a maior baixa, o time vai para cima querendo encerrar a competição com chave de ouro e levar o título pela segunda vez, tendo vencido o primeiro diante do Benfica, em 2013.

Provável escalação: Arrizabalaga; Azpilicueta, Christensen, David Luiz, Alonso; Kovačić, Jorginho, Barkley; Pedro, Giroud, Hazard. Técnico: Maurizio Sarri.

Arsenal

Comandados por Unai Emery, os Gunners chegam a final depois de terem feito um placar agregado de 7 x 4 nas semifinais contra o Valencia, vencendo, portanto, na Inglaterra e na Espanha. Antes de encarar o rival londrino, o time venceu o Burnley na última rodada da Premier League por 3 x 1, com show de Aubameyang e chegou a quatro jogos sem saber o que é derrota, pois a última foi para o Leicester, em 28/04. Assim como o adversário, será a segunda vez que o Arsenal disputa a taça da competição, já que foi vice-campeão em 2000, quando ainda era chamada de Copa da UEFA, perdendo para o Galatasaray. 

Com um total de 57 jogos na temporada, a equipe acumula 35 vitórias, oito empates e 14 derrotas. Em relação a bola na rede, foram 111 gols marcados (média de 1,94) e 67 sofridos (média de 1,17). Também com 14 partida na Liga Europa, o time venceu 11 (sendo cinco em seus últimos cinco jogos), empatou um e perdeu dois. O barbante balançou a favor 29 vezes (média de 2,07) e nove contra (média de 0,64). Com alguns desfalques no plantel, a ausência mais importante será o armênio Mkhitaryan, que não irá para o jogo por questões extracampo. Contudo, o time vermelho e branco conta com sua inspirada dupla de ataque e seu técnico especialista no torneio para abocanhar essa inédita conquista.

Provável escalação: Čech; Kolasinač, Koscielny, Papastathopoulos, Mustafi, Maitland-Niles; Xhaka, Torreira; Aubameyang, Özil; Lacazette. Técnico: Unai Emery.

Retrospecto

Em jogos oficiais, Arsenal e Chelsea se enfrentaram em 197 oportunidades e, ao todo, os Gunners possuem a vantagem, já que venceram 76 vezes e perderam 63, além das 58 partidas empatadas. Sobre os gols marcados a vantagem também é vermelha e branca, com 275 tentos contra 256 dos Blues. Nas últimas 10 partidas, quatro vitórias do Arsenal, duas do Chelsea e quatro empates, sendo um deles na final da Supercopa da Inglaterra que terminou com triunfo Gunner nos pênaltis. Em campo neutro, assim como a final de logo mais, os times se enfrentaram cinco vezes e os resultados são equilibrados: duas vitórias para cada e um empate, com seis bolas na rede para cada lado.

Aposta Indicada

Em uma final nunca há um favorito, principalmente quando se trata de um clássico, uma partida em que as duas equipes, independente do momento, se equiparam e lutam com tudo pela vitória. O retrospecto atual favorece o Arsenal, mas o Chelsea está mais habituado a vencer competições europeias em sua história recente. A vitória dos Gunners acarretaria na tão sonhada conquista internacional de peso, ainda mais com Unay Emeri no banco, dono de três Ligas Europa. Todavia, a aposta indicada é no empate, contando com a decisão do vencedor apenas nas penalidades, com  a 1xbet pagando 3.46.

Odds: 1 (2.43) | x (3.46) | 2 (3.136)

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 220 posts nesse site..

Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.


 

365 Scores

 

Avatar
Leonardo Abrahão
Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

Artigos Relacionados

Topo