Cafu é homenageado no Morumbi

Tricolor celebra os 30 anos da estreia do lateral bicampeão do mundo pelo clube
Cafu recebe homenagem no Morumbi

O capitão do penta Cafu voltou ao Morumbi, neste domingo (20), para receber uma homenagem do São Paulo, clube que o revelou para o futebol. Assim, o Tricolor Paulista preparou uma recepção para o ex-lateral para comemorar os 30 anos da estreia do ídolo com a camisa do clube. Por isso, Cafu recebeu tributo das mãos de Raí: uma camisa com o nome do filho, Danilo, que faleceu recentemente. Além disso, outro grande ídolo são-paulino esteve presente, o ex-jogador Kaká. O evento aconteceu antes da bola rolar contra o Avaí pela 27a rodada do Brasileirão.

“Hoje recebi uma linda homenagem dos 30 anos da minha estreia com a camisa tricolor! Sem palavras para esse momento! Obrigado a todos da organização, meus familiares, amigos e essa torcida maravilhosa! Me pegaram de surpresa mesmo”, destacou Cafu.

Cafu e São Paulo, uma parceria de sucesso

A história do ex-lateral na capital paulista começou no dia 24 de setembro de 1989, há 30 anos. Foi neste dia que Marcos Evangelista de Moraes, mais conhecido como Cafu, estreou pelo Tricolor em jogo amistoso ocorrido no Japão. E a partida foi contra o All Nippon Airways (atualmente conhecido como Yokohama F-Marinos), no Estádio Mitsuzawa, em Kumamoto. Dessa forma, o time expressinho do Tricolor foi comandado pelo técnico substituto Pupo Gimenez, e venceu os adversários por 3 x 2, com gols de Manu, Zigomar e Betinho, de pênalti. Por isso, trouxe de volta para casa o troféu KKT Gahara Cup.

E Cafu foi considerado um dos destaques positivos da partida, jogando na ocasião como volante, mas já se mostrando polivalente em campo. Porém sua estreia no Brasil, pela equipe principal, foi em 23 de novembro de 1989, na vitória de 3 x 1 sobre o Fluminense no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Mas, ao todo, o ex-lateral fez 272 jogos pelo São Paulo e marcou 38 gols, além de ter conquistado nada menos de dez grandes títulos com o clube: Campeão Mundial de 1992 e 1993, da Copa Libertadores de 1992 e 1993, da Supercopa de 1993, da Recopa de 1993 e 1994, Brasileiro de 1991 e Paulista de 1991 e 1992.

Dos campinhos de Itaquaquecetuba para a história da Seleção

Marcos Evangelista de Moraes tem uma história de sucesso e orgulho tanto para tricolores como para todos os brasileiros. O ex-jogador começou se destacando no início dos anos 90 e se consagrou na lateral-direita, até mesmo na ponta-direita do Tricolor. Daí para frente, construiu uma carreira que o levou a capitão da Seleção Brasileira. Inclusive, o ex-jogador é considerado por muitos, um dos maiores laterais direitos da história do futebol.

Mas, para chegar ao sucesso, Cafu passou por Nacional-SP, Itaquaquecetuba Atlético Clube, São Paulo, Real Zaragoza, Juventude, Palmeiras, Roma e Milan (clube onde encerrou a carreira.). Além de colecionar títulos importantes. Assim, durante sua carreira ele venceu uma Champions League com o Milan, onde também ganhou por duas vezes a UEFA-Supercup e ainda foi campeão do mundo. Ainda na Itália, o brasileiro venceu duas vezes o campeonato nacional (com Milan e Roma) e duas Supertaças da Itália, pelos mesmos clubes. E mais, o ex-lateral ainda venceu a Taça Europa pelo Real Zaragoza.

Já pela Seleção Brasileira, o ex-jogador foi campeão de uma Copa das Confederações (1997), duas Copas Américas (1996/97 e 1998/99), além de ser duas vezes campeão da Copa do Mundo (1994 e 2002). Ainda, ele é o recordista de jogos pela Seleção Brasileira, com 149 partidas, conquistando 91 vitórias, 38 empates e sofrendo apenas 20 derrotas. Mas, Cafu ainda tem outro recorde: é o jogador brasileiro com mais partidas disputadas em Copa do Mundo. Assim, ao todo ele entrou em campo 20 vezes. Além de ser recordista mundial em número de vitórias em Copas, totalizando 16 vitórias.

Foto destaque: Maycon Soldan/Estadão Conteúdo 

Carla Taíssa

Sobre Carla Taíssa

Carla Taíssa já escreveu 31 posts nesse site..

Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Carla Taíssa
Carla Taíssa
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Artigos Relacionados

Topo