Brasileiros na China: Paulinho e Renato Augusto são os melhores, Hulk e Oscar ficaram devendo

A dupla que foi criticada pela insistência de Tite na seleção são os grandes nomes no futebol chinês

O futebol chinês segue em alta nos últimos anos. Neste último final de semana, mais um campeonato foi concluindo e, sem novidades, o Guangzhou Evergrande foi o campeão. Dessa forma, por lá, Paulinho, Talisca e Elkeson, ou Ei Kesen, foram os destaques dos Trigres Azul. No entanto, além desse trio, há outros brasileiros que tiveram uma boa temporada individualmente, como é o caso de Renato Augusto e Alex Teixeira.

PAULINHO: O CARA DO CHINÊS

Paulinho, sem dúvida, foi o grande destaque da competição. Até por isso, concorre ao prêmio de melhor jogador da Superliga Chinesa. Ele atuou em 29 das 30 rodadas pelo Guangzhou, por qual disputou 2436 minutos, onde conseguiu marcar 19 gols, além de dar seis assistências. Sendo assim, em alta, segue super valorizado, seu contrato com os chineses vai até o final de 2023. Segundo o TransferMarkt, o volante ex-Corinthians, Tottenham e Barcelona,  está avaliado no mercado em 35 milhões de euros (162 milhões de reais).

View this post on Instagram

#广州未赢够

A post shared by Guangzhou Evergrande FC (@guangzhouevergrande_fc) on

OS COADJUVANTES DE PAULINHO NO EVERGRANDE

Os brasileiros que são companheiros de Paulinho no Evergrande, ambos atacantes; Anderson Talisca e Elkeson também viveram uma ótima fase nessa temporada. Talisca disputou apenas 18 jogos na Superliga, mas foi decisivo em alguns jogos, ao todo, marcou 11 gols e participou de outros dois. Elkeson, agora naturalizado chinês, se transferiu ao clube em julho deste ano, e disputou 14 partidas pelo Shagai SIPG e Guangzhou. Na competição marcou 18 gols, ficando atrás apenas de Eran Zahavi, artilheiro isolado com 29 gols, e de Paulinho com 19.

RENATO AUGUSTO: O INCANSÁVEL

Renato Augusto foi o destaque individual do Beijing Gouan, responsável por fazer com que sua equipe liderasse boa partida da Superliga Chinesa. Ele esteve presente em TODOS os 30 jogos na competição, onde disputou 2700 minutos. Pasmen, o camisa 5 dos Guardas Imperiais sequer foi substituído durante alguma partida, números sensacionais. Claro que, o nível de futebol da China está abaixo de muitos outros campeonatos, mas estes números mostram total profissionalismo do carioca. Apenas no campeonato de pontos corridos marcou 15 gols e deu 10 assistências, numa ótima campanha do Beijing, onde ficou apenas dois pontos atrás do campeão. Com contrato até 2021, seu valor de mercado é de 12 milhões de euros (cerca de 55 milhões de reais), isso com 31 anos…

OSCAR E HULK: OS PROTAGONISTAS DO SIPG

Sem muito brilho, a dupla do Shaghai SIPG, Oscar e Hulk até obtiveram números relevantes. Mas é verdade que, caso tivessem um pouco mais de destaque, colocariam o SIPG na briga pelo título, no caso, em busca do bicampeonato. Hulk disputou 25 partidas, Oscar até um pouco mais, 28. O atacante marcou 10 gols, o meia 9, um a menos. Por outro lado, juntos participaram outros 19 gols com assistências, 13 de Oscar, 6 de Hulk. Apesar disso, seguem supervalorizados, o Ex-Chelsea, acredite, está avaliado em 139 MILHÕEES DE REAIS. Enquanto o paraibano de Campina Grande, com 33 anos, R$ 65 milhões.

https://www.instagram.com/p/B47Fbc_npXi/?utm_source=ig_web_copy_link

ABAIXO DOS HOLOFOTES

Alex Teixeira, jogador do Jiangsu Suning, 4º colocado, foi quem mais teve participações diretas em gols, ao todo, foram 27 – 18 gols + 9 assistências. Recentemente até foi sondado pelo Corinthians, mas seria uma contratação inviável, porque o meio campista vale, no mercado, 79 milhões em reais. Alan Kardec é outro que fez uma boa competição individual. Onde disputou 26 partidas, e marcou 14 gols para o Chongqing Dagdai. Outro atacante, finalista da Copa da China, Roger Guedes, aos poucos, vai conquistando sua vaga no Shandong Luneng, e na Superliga Chinesa teve 21 oportunidades, onde participou, diretamente, de 16 gols.

DOIS RECÉM-CHEGARAM E OUTROS DOIS RETORNARAM AO BRASIL

O zagueiro Miranda chegou ao Jiangsu Suning há poucos meses da Inter de Milão. E, por lá chegou a disputar 9 jogos, e até conseguiu marcar um gol. Por outro lado, Moisés, Ex-Palmeiras, ainda não conseguiu uma sequência de partidas no Shadong Luneng, mas chegou a disputar 443 minutos, em 8 partidas, e marcou um gol e deu uma assistência. Por outro lado, Henrique Dourado retornou ao clube de ‘seu coração’ no Brasil, assim como o zagueiro Gil – ambos disputaram o Campeonato Chinês antes de voltarem ao Palmeiras e Corinthians, respectivamente.

https://www.instagram.com/p/BzjHfWzjl58/?utm_source=ig_web_copy_link

Podemos observar que, apesar do nível de futebol ser abaixo de outras competições, é notório o profissionalismo e o resultado que Paulinho e Renato Augusto ainda possuem. Além desses nomes, por lá há outros brasileiros que jogam no futebol chinês, mas grande parte são desconhecidos. De qualquer forma, confira os números individuais dos 26 brasileiros que disputaram a Superliga Chinesa 2019.

https://twitter.com/HartungLeo/status/1201134107700482048?s=20

Th Lopes

Sobre Th Lopes

Thiago Lopes já escreveu 113 posts nesse site..

Olá, muito prazer. Meu nome é Thiago Lopes, tenho 19 anos e sou estudante de jornalismo. Com a facilidade de escrever, expressar minhas opiniões em debates futebolísticos e com uma cirurgia frustada no joelho direito aos 17, decidi que o meu objetivo profissional seria seguir na área esportiva. Frequentador de arquibancadas, pretendo vivenciar e desfrutar o melhor que o futebol nos proporciona

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Th Lopes
Th Lopes
Olá, muito prazer. Meu nome é Thiago Lopes, tenho 19 anos e sou estudante de jornalismo. Com a facilidade de escrever, expressar minhas opiniões em debates futebolísticos e com uma cirurgia frustada no joelho direito aos 17, decidi que o meu objetivo profissional seria seguir na área esportiva. Frequentador de arquibancadas, pretendo vivenciar e desfrutar o melhor que o futebol nos proporciona

Artigos Relacionados

Topo