BeNeLiga? Holanda e Bélgica estudam fundir ligas nacionais

O campeonato pode gerar até 400 milhões de euros em acordos de direitos de mídia para os participantes
BeNeLiga

As equipes de futebol da Holanda e da Bélgica estudam uma fusão entre a Eredivisie, o Campeonato Holandês, com a Jupiler Pro League, o Campeonato Belga, a partir de 2025. Assim, a nova liga seria chamada BeNeLiga.“Be” de Bélgica, “Ne” de Netherlands (países baixos/Holanda em Inglês) e Liga. Então, os acordos de transmissão pode chegar a 400 milhões de euros.

O valor alto dos direitos de transmissão chamou atenção de ambas ligas, já que cada uma recebe 80 milhões de euros atualmente, de acordo com a Inside World Futebol (IWF). A possibilidade de união entre as duas ligas existe há algum tempo. Porém, ganhou força no ano passado quando a empresa belga Deloitte foi contratada para analisar a viabilidade das duas ligas unindo forças. Assim, o provável resultado financeiro chamou atenção dos clubes.

Recentemente, houve uma reunião entre os representantes de 11 dos principais clubes dos dois países. Os mesmos se reuniram em Eindhoven, na Holanda, para ver a possibilidade da reunião. A reunião contou com os executivos do Ajax, Feyenoord, PSV Eindhoven, AZ Alkmaar, Utrecht e Vitesse, e os belgas Anderlecht, Club Brugge, Genk, Gent e Standard Liège. Além disso, a Associação Holandesa de Futebol (KNVB) e a Associação Belga de Futebol (KBVB) também estavam na reunião.

De acordo com o jornal holandês Algemeen Dagblad, a BeNeLiga poderia ter início em 2025. Além disso, contaria com dez clubes holandeses e oito belgas competindo dentro de um sistema de promoção e rebaixamento. Um dos detalhes para ser pensado é de como ficaria a vaga na Liga dos Campeões e Liga Europa neste novo campeonato.

Foto de destaque: Reprodução / Sky Sports.

Kaliel Serafin

Sobre Kaliel Serafin

Kaliel Serafin já escreveu 112 posts nesse site..

Kaliel, 18 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

365 Scores

BetWarrior


Kaliel Serafin
Kaliel Serafin
Kaliel, 18 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

Artigos Relacionados

Topo