Barcelona: retrospectiva do Campeonato Espanhol

- A equipe catalã se encontrava em 1° lugar antes da paralisação
Retrospetiva Barcelona na La Liga

A La Liga está paralisada desde o início de março, devido a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, finalmente o campeonato já tem data para retornar. A Federação Espanhola anunciou que a volta será no dia (8) de junho com os jogos da 28ª rodada. Dessa forma, os jogadores foram liberados inicialmente para treinamentos individuais e posteriormente para coletivos. Mas você ainda lembra como estava o desempenho do Barcelona antes de o vírus impedir o andamento da liga?

RETROSPECTIVA

O Barcelona estava na 1a colocação da La Liga antes da pausa, com 58 pontos, apenas dois à frente do 2° colocado. Em 27 rodadas, o time de Lionel Messi venceu 18 partidas e foi derrotado em apenas cinco, obtendo 72% de aproveitamento. Para começar, o Barça já perdeu logo na estreia da competição, visitou o Athletic Bilbao e levou um gol no final. Após 19 rodadas, o time somou 11 vitórias, quatro derrotas e quatro empates, além de ser o líder do campeonato ao lado do Real Madrid.

Apesar da posição, a equipe catalã vinha passando por um momento conturbado, que culminou na demissão do técnico Ernesto Valverde no meio da temporada. Em vista disso, quem assumiu o Barcelona foi o espanhol Quique Setién. Em seus primeiros dias no comando da equipe, o treinador empolgou os torcedores e venceu a primera partida por 1 x 0, contra o Granada. No entanto, a euforia pouco durou, visto que no jogo seguinte o time foi derrotado por 2 x 0 pelo Valência. Ainda assim, o time blaugrana somou seis vitórias e apenas 2 derrotas com Setién até a pausa.

JOGOS MARCANTES

Uma das goleadas do Barcelona na temporada foi diante do Eibar, quando aplicou 5 x 0, no Camp Nou. Assim, a partida foi marcada pela atuação impecável de Messi, que marcou quatro gols, após quatro jogos sem marcar.  Já o dérby catalão, como sempre, foi bem agitado. O Barça iniciou perdendo, virou, mas terminou no empate em 2 x 2 com o Espanyol, fora de casa.

Ademais, o El Clásico, que sempre é muito aguardado pelos espectadores, no primeiro turno ocorreu no Camp Nou e terminou sem gols. Já no segundo turno, o Barcelona não obteve sucesso e o Real Madrid ficou com o triunfo. A equipe madridista aplicou 2 x 0 no Santiago Bernabéu.

CORONAVÍRUS E O PLANTEL

Depois de a Federação autorizar, o elenco do Barça retornou às atividades no início do mês. Contudo, antes de dar início aos treinamentos individuais, os jogadores da equipe blaugrana foram testados para o coronavírus. Desse modo, todos deram resultado negativo. O Barcelona foi um dos primeiros a voltar aos gramados no dia (8) de maio, mas seguindo os protocolos da La Liga.

PRÓXIMOS JOGOS

O retorno da La Liga já foi anunciado para o dia (8) de junho, com jogos sem torcida. No entanto, a  tabela ainda não foi divulgada, logo, não se tem os dias e horários das partidas. Embora não se saiba ainda a data, o Barcelona irá retornar aos gramados contra o Mallorca, no Son Moix. Na sua volta, a equipe catalã tentará vencer a disputa pelo primeiro lugar com o Real Madrid e levantar a taça do Campeonato Espanhol.

Foto destaque: Divulgação/Getty Images

 

Ayana Santana

Sobre Ayana Santana

Ayana Santana já escreveu 74 posts nesse site..

Uma baiana de 19 anos, estudante de jornalismo no Centro Universitário Jorge Amado, amante do futebol e do Esporte Clube Bahia. Encontrou no jornalismo a junção de duas paixões: a escrita e o esporte.

365 Scores

BetWarrior


Ayana Santana
Ayana Santana
Uma baiana de 19 anos, estudante de jornalismo no Centro Universitário Jorge Amado, amante do futebol e do Esporte Clube Bahia. Encontrou no jornalismo a junção de duas paixões: a escrita e o esporte.

Artigos Relacionados

Topo