Barcelona anuncia saída de Ernesto Valverde

Clube também comunicou o substituto
Ernesto Valverde deixa Barcelona

O Barcelona anunciou nesta segunda-feira (13) a demissão do técnico Ernesto Valverde. O treinador, que terminou na última temporada já desgastado, se despede da equipe após a derrota para o Atlético de Madrid pela Supercopa da Espanha. Além disso, o clube da Catalunha anunciou o substituto de Valverde: Quique Setién, ex-treinador do Bétis.

“Acordo entre o FC Barcelona e Ernesto Valverde para encerrar seu contrato como treinador da equipe principal. Obrigado por tudo, Ernesto. Muita sorte no futuro”, afirmou o clube através de suas redes sociais. Dessa maneira, Ernesto deixa o clube catalão sem conquistar o seu maior desejo: conquistar a Liga dos Campeões. 

Esta é a primeira vez desde 2002/03 que o Barcelona troca seu técnico no meio da temporada. Na ocasião, Louis Van Gaal acabou deixando o seu cargo. Dessa maneira, depois de mais de 15 anos, a história se repete. Valverde nunca conseguiu se consolidar na equipe. O mesmo recebeu diversas críticas duras e teve um fraco desempenho nas duas temporadas em que esteve no comando.

COMANDANDO O BARCELONA

Valverde esteve à frente do Barcelona por duas temporadas completas. Dessa maneira, o mesmo conquistou dois títulos do Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. No entanto, em competições de mata-mata teve más atuações, totalizando cinco quedas em confrontos do tipo. Com duas eliminações na Liga dos Campeões, para a Roma e para o Liverpool, a pressão aumentou mais ainda. O mesmo foi comunicado pelo presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, que deixaria o cargo. Valverde teve 74% de aproveitamento com a equipe.

SUBSTITUTO

Quique Setién chega para substituir Valverde. De início, o mesmo não teria aceitado comandar a equipe por apenas seis meses. Além disso, não era a primeira opção do Barça, que tentou Xavi Hernández. Dessa forma, após as recusas, Setién assinou com o vínculo até dezembro de 2022. O mesmo será apresentado e dará entrevista coletiva nesta terça-feira (14), às 10h30 (horário de Brasília).

Com 61 anos, Quique Setién estava desempregado. O espanhol havia deixado o Bétis no meio do ano passado, após duas temporadas. Antes disso, ficou outros dois anos à frente do Las Palmas. Seu primeiro trabalho foi pelo Lugo, onde ficou por seis temporadas e conquistou o título da Terceira Divisão. Setién é o último treinador a ter vencido o Barcelona em casa. Na ocasião, em novembro de 2018, o Bétis venceu no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, por 4 x 3. O estilo de jogo do espanhol agrada aos catalães, já que o mesmo gosta de ser ofensivo com posse de bola.

Foto destaque: Reprodução/Marius Becker/AFP

Lauren Berger

Sobre Lauren Berger

Lauren Berger já escreveu 428 posts nesse site..

Gaúcha e estudante de jornalismo. Desde pequena, sou apaixonada por Inter, e assim como a maioria dos brasileiros, apaixonada por futebol. Amo escrever, ainda mais quando se trata da minha paixão!


 

Rivalo Apostas Esportivas
Lauren Berger
Lauren Berger
Gaúcha e estudante de jornalismo. Desde pequena, sou apaixonada por Inter, e assim como a maioria dos brasileiros, apaixonada por futebol. Amo escrever, ainda mais quando se trata da minha paixão!

Artigos Relacionados

Topo