As grandes rivalidades da Bundesliga

Nesta semana, a Quebrando Muros traz os maiores dérbis do futebol alemão
Por dentro dos maiores clássicos, ou derby, da Bundesliga

Quem não adora um grande derby? Seja Fla-Flu, Grenal ou Majestoso, os amantes de futebol vivem a se encantarem pelos maiores clássicos do futebol local. Dessa forma, na Alemanha não seria diferente. Assim como no Brasil, as terras germânicas são divididas em estados. Assim, tais localidades têm origem desde o Sacro Império Romano Germânico. Naquele tempo, registrava-se mais de 300 pequenos estados. Com o passar do tempo, o número foi reduzido drasticamente durante as Guerras Napoleônicas. Em meio a guerras, revoluções e separações, a Alemanha que conhecemos hoje foi estabelecida em 1990, com 16 unidades federadas.

Com estabelecimento de limites territoriais, surgem também fortes rivalidades. Desse modo, tais concorrências refletem, do mesmo modo, no esporte mais querido do planeta. Ao pesquisar derby no google, você provavelmente encontrará uma série de significados, desde uma cidade na Inglaterra até um tipo de corrida de cavalos. Contudo, para os amantes de futebol, o derby só tem uma definição: um grande clássico. Seja ele entre times vizinhos ou rivais tradicionais, o derby – ou dérbi – é uma denominação universal para esse fenômeno tão querido. Da Baviera a Berlim, fique por dentro dos maiores clássicos da Bundesliga.

DERBY DA BAVIERA

Clubes: Bayern de Munique e Augsburg

Relativamente novo, o Derby da Baviera surgiu na estreia do Augsburg pela Bundesliga, em novembro de 2011. Desse modo, o Bayern se sagrou vitorioso ao derrotar o adversário pelo placar de 2 x 1. Ao todo, os clubes já se enfrentaram em 16 ocasiões, e é claro que o plantel de Hansi Flick leva vantagem: são 13 vitórias, um empate e duas derrotas. Contudo, tais derrotas aconteceram apenas quando o time de Munique já havia conquistado o título do Campeonato Alemão. Além disso, o astro Robert Lewandowski fez história neste duelo. Ao todo, o polonês acumula 11 gols e é o maior goleador do embate.

REVIERDERBY

Clubes: Borussia Dortmund e Schalke 04

Conhecido como “a mãe de todos os clássicos”, o confronto entre as equipes é um dos mais tradicionais do futebol mundial. Desse modo, a primeira edição do Revierderby teve como data maio de 1925. Na ocasião, os Azuis-reais levaram a melhor ao golearem os Aurinegros por 4 x 2. Por outro lado, das 94 partidas disputadas, o Borussia saiu vitorioso em 33 delas – além de ter perdido outras 32 e empatado 29. Dortmund e Schalke têm origens semelhantes na classe trabalhadora da Alemanha, e além dos campos, disputaram a produção industrial de carvão e aço no país.

O clássico possui diversos encontros emblemáticos ao longo dos anos, mas a partida mais emocionante se deu em novembro de 2017. Na disputa da Bundesliga, o Borussia Dortmund abriu vantagem de quatro gols logo no primeiro tempo. Contudo, o Schalke não se deixou abalar e na volta do intervalo deixou tudo igual, balançando as redes no minuto final do duelo. 4 x 4.

DERBY DO RENO

Clubes: Colônia e Borussia Mönchengladbach

Nascido em 1º de janeiro de 1962 com direito à goleada dos Bodes, o Derby do Reno já aconteceu 89 vezes. Sendo assim, a torcida do Gladbach foi quem comemorou mais – são 49 vitórias, contra 24 do Colônia, além de outros 16 empates. A rivalidade surgiu na estreia dos Bodes no Campeonato Alemão. Na ocasião, um dos ídolos do clube – Hennes Weisweiler – assumiu o comando do Borussia na segunda divisão. Com isso, o ex-jogador e treinador da equipe liderou os Potros à Bundesliga com muito sucesso, construindo a base do que se transformou em um dos maiores clubes da Alemanha. Judas?

NORDDERBY

Clubes: Hamburgo e Werder Bremen

O jogo mais jogado da Bundesliga aconteceu pela primeira vez em março de 1927. Ao todo, foram 108 embates com direito a muito equilíbrio: 39 vitórias para o Bremen, contra 34 do Hamburgo e outros 35 empates. O Nordderby também representava o confronto entre as equipes que mais disputaram o Campeonato – até o rebaixamento do Rothosen na temporada 2017/2018. À época do surgimento da rivalidade, os clubes eram duas das maiores potências do país, além de ainda estarem entre os mais apoiados na Alemanha.

Por outro lado, o auge concorrência se deu no ano de 2009. Na ocasião, Hamburgo e Werder Bremen disputaram quatro partidas em menos de 18 dias. Isso porque dois desses confrontos foram disputados nas competições europeias na meia-final da última edição da Copa da UEFA.

DERBY DE BERLIM

Clubes: Hertha Berlin e Union Berlin

Recente, o clássico da capital surgiu no ano de 2010. Na ocasião, um empate em 1 x 1 marcou o duelo – que aconteceu pela Bundesliga 2. Estreante no Campeonato Alemão, o Union enfrentou o rival pela primeira vez na primeira divisão em novembro de 2019 – e saiu vitorioso pelo placar de 1 x 0. Por outro lado, a disputa já ocorreu outras quatro vezes na Série B do Campeonato, com direito a uma vitória para cada e outros dois empates. Leste (Union) contra Oeste (Hertha), a briga é acirrada para descobrir quem é o maior clube de Berlim.

DER KLASSIKER

Clubes: Bayern de Munique e Borussia Dortmund

Por último mas não menos importante, o clássico mais famoso do futebol alemão. Prestigiado pela primeira vez em outubro de 1965, o Klassiker completa 55 anos em 2020. No embate de estreia, o BVB levou a melhor ao derrotar os Bávaros por 2 x 0. Contudo, ao longo dos 109 jogos disputados – em todos os campeonatos – o Bayern acumula 49 vitórias contra apenas 30 dos Aurinegros. Freguesia? 

Não se trata de uma disputa por território, ou sequer uma briga por orgulho regional. Contudo, o clássico põe face a face os maiores clubes alemães do Século XXI. Assim, os duelos na última década têm sido ferozes para a conquista da Meisterschale. Os fãs apaixonados não negam que a rivalidade tenha surgido da pura competição entre as equipes para descobrir quem é o maior da Alemanha.

Talvez o duelo mais marcante dos últimos anos seja a final da Champions League da temporada 2012/2013. À frente do Super Bayern, Jupp Heynckes liderou o plantel do trio Robben, Müller e Ribéry na vitória por 2 x 1 sobre o Dortmund de Klopp e Lewandowski.

Maria Luisa Araki

Sobre Maria Luisa Araki

Maria Luisa Araki já escreveu 129 posts nesse site..

365 Scores

BetWarrior


Artigos Relacionados

Topo