Al-Ahly x Espérance de Túnis – Final da Liga dos Campeões da África

Egípcios e tunisianos fazem o primeiro confronto da finalíssima da CAF Champions League

A grande final da Liga dos Campeões Africana acontece hoje (2) entre os egípcios do Al-Ahly e os tunisianos do Espérance de Túnis. O primeiro jogo será no Egito, no Estádio Borg El Arab. Essa não é a primeira vez que essas duas equipes se enfrentam, em 2012 Espérance perdeu para o Al-Ahly na decisão e acabou levando o título. Nessa temporada eles jogaram na fase de grupos e Al Ahly levou a melhor empatando um e vencendo outro.

AL AHLY

Quase sempre participado de finais, onde já participou de 11 finais e venceu oito, a expectativa é que 50 mil torcedores comparecerão ao estádio para apoiar o time. Em entrevista a BBC Sports Khaled Mortagy disse:

“Essa final é muito importante para os fã, jogadores e o clube, Al Ahly vai usar essa situação e nós iremos orar para conseguir esse nono troféu”.

A boa noticia é que Morocan Walid Azaro retorna ao time depois de sofrer uma lesão que o tirou da semifinal. Outros que retornam são Islam Mohareb e Ahmed Fathi, porém, desfalque do meio-campo Hesham Mohamed, que não se recuperou a tempo. Em entrevista coletiva, o técnico Patrice Carteron foi cauteloso e disse que seus jogadores precisam ser cautelosos nessa final:

“Nós precisamos provar o melhor para ganhar esse título. Temos que agradecer a muitos fatores por chegar a essa final, eu respeito Es Tunis que teve capacidade para chegar nessa final”.

A campanha do time Egípcio foi marcada por uma trajetória segura onde o time só levou sete gols em 10 partidas:

1º jogo: Al-Ahly 1 x 0 Es Tunis

2º jogo: Kampala City 2 x 0 Al-Ahly

3º jogo: Al-Ahly 3 x 0 Township Rollers

4º jogo: Township Rollers 0 x 1 Al-Ahly

5º jogo: Es Tunis 0 x 1 Al-Ahly

6º jogo: Al-Ahly 4 x 3 Kampala City

Quartas de Final ida: Horoya 0 x 0 Al-Ahly

Quartas de Final volta: Al-Ahly 4 x 0 Horoya

Semi Final ida: Al Ahly 2 x 0 Es Setif

Semi Final volta: Es Setif 2 x 1 Ahly

https://twitter.com/AlAhly/status/1058090266068992005

Provável escalação: Moha El-Shenawi; Ahmed Fathy, Salif Coulibaly, Ayman Ashraf e Ali Maâloul; Hesham Mohamed, Hossam Ashour, Islam Mohareb, Ahmed Hamoudi e Walid Soliman; Walid Azaro. Técnico: Patrice Carteron.

ES TUNIS

Já pelo lado adversário, o Ayman Ben Mohamed concorda que essa final será muito disputada e um detalhe pode definir o campeão:

“Isso será bem acirrado, ambas as equipes estão no mesmo nível elas estão na final pelo mesmo motivo. Será um jogo baseado em detalhes, não a muito diferença entre as equipes, eu imagino.”

A soberania do Al Ahly na CAF Champions League é impressionante: são oitos títulos (sendo o maior vencedor dessa competição) e três vice-campeonatos, já o Es Tunis busca o título inédito e vem de uma semi final forte onde superou os limites, e virão com muita confiança para a final, o técnico Mondher Kebaier disse:

“Nós temos que jogar com o máximo de concentração e não excitar e atacar o gol adversário, e quando mais cedo fizermos o gol podemos jogar com mais tranquilidade.”

Vencendo seis partidas nessa campanha até chegar na final, o Es Tunis na semi final conseguiu reverter o primeiro cenário onde perdeu a partida de ida e na volta goleou o adversário:

1º jogo: Al Ahly 0 x 0 Es Tunis

2º jogo: Es Tunis 4 x 1 Township

3º jogo: Es Tunis 3 x 2 Kampala City

4º jogo: Kampala City 0 x 1 Es Tunis

5º jogo: Es Tunis 0 x 1 Al Ahly

6º jogo: Township 0 x 0 Es Tunis

Quartas de Final ida: Es Tunis 2 x 1 Es Sahel

Quartas de Final volta: Es Sahel 0 x 1 Es Tunis

Semi Final ida: 1º de Agosto 1 x 0 Es Tunis

Semi Final volta: Es Tunis 4 x 2 1º de Agosto

Provável escalação: R. Jridi; S. Derbali, C. Dhaouadi, M. Yacoubi, A. Mohamed; F. Kom, F. Coulibaly, A. Badri, M. Y. Belaili; G. Chalai e Y. Khenissi Técnico: M. Chaâbani.

RETROSPECTO

As duas equipes já duelaram 18 vezes, onde Al Ahly leva a melhor onde venceu sete partidas perdendo apenas três, sendo que a partida mais importante foi o final de 2012 da CAF Champions League onde o Al Ahly levou o título.

Avatar

Sobre Felipe Dantas

Felipe Dantas já escreveu 120 posts nesse site..

Tenho 24 anos, fiz jornalismo esportivo no SENAC, sou um apaixonado por vários esportes mas vivo o futebol como se fosse parte de mim, fanático pelo São Paulo, Roma e Seleção Brasileira. Em várias lembranças marcantes o futebol está envolvido.

BetWarrior


Avatar
Felipe Dantas
Tenho 24 anos, fiz jornalismo esportivo no SENAC, sou um apaixonado por vários esportes mas vivo o futebol como se fosse parte de mim, fanático pelo São Paulo, Roma e Seleção Brasileira. Em várias lembranças marcantes o futebol está envolvido.

Artigos Relacionados

Topo