A rejeição após mudança no escudo do América de Cali

Mais uma vez o brasão do time da cidade de Cali sofre alterações
A rejeição após mudança no escudo do América de Cali

O América de Cali retirou do seu escudo o símbolo considerado essencial, principalmente para os torcedores, o “diabo”, colocando em seu lugar a letra “A”, com o lema “Vamos nos vestir igual ontem para alcançar o triunfo hoje”. Isso surgiu quando o clube oficializou a Umbro como fornecedora para a temporada 2019 e, em pronunciamento, o clube disse que mudança deve ocorrer até os próximos seis meses.

De acordo com o clube, o objetivo é resgatar a época de ouro da equipe, quando foi campeã pela primeira vez em 1979. Foram 13 títulos conquistados, sendo o último em 2008. A decisão não agradou a torcida, que logo criou uma hastag “ElDiabloNoSeToca”, que significa “No diabo não se mexe”, e foi uma das mais acessadas no país. Vale ressaltar que a equipe também é conhecida como “Los diablos rojos” (Os diabos vermelhos).

América de Cali foi fundado em 1927, mas o escudo com o diabo surgiu somente no ano de 1940, trazendo a essência de como os jogadores naquela época entravam em campo, fazendo um verdadeiro ‘’inferno’’ dentro das quatro linhas. Entretanto, durante 12 anos, de 1979 a 1991, em que o técnico Gabriel Ochoa Uribe comandou o time da cidade de Cali, o diabo foi considerado inapropriado por conta do que ele representa no seu sentido literal.

Por isso o uniforme da equipe apresentava somente as estrelas referentes aos campeonatos vencidos pelo time. Em 1997, nos 70 anos do clube, o diabo foi recuperado e passou a ser visto como um símbolo deixando o misticismo de lado. Em 2007 o logotipo foi substituído novamente para dar espaço às estrelas (doze) que seriam os títulos nacionais que o clube possuía até aquele ano, voltando a ser utilizado em 2010.

Vitória Queiroz

Sobre Vitória Queiroz

Vitória Queiroz já escreveu 19 posts nesse site..

Vitória Queiroz, 19 anos, estudante de jornalismo. Admiradora do futebol. Futebol é arte.

1X Bet
Vitória Queiroz
Vitória Queiroz
Vitória Queiroz, 19 anos, estudante de jornalismo. Admiradora do futebol. Futebol é arte.

Artigos Relacionados

Topo