A primeira partida do futebol mexicano e a sua revanche

Pearson's Wanderers e San Cristobal Swifts se enfrentaram em 1891 por duas vezes
relato

A coluna Papo Azteca desta semana traz a história do primeiro jogo de futebol no México. Assim como na maioria dos países do mundo, o futebol chegou ao México na mão de trabalhadores ingleses. Muito é discutido no México sobre qual foi a primeira partida, o primeiro time, o local do surgimento do esporte no país. O Pachuca para muitos é o primeiro clube do México, entretanto, documentos mostram que antes já haviam tido outros clubes. Se pegarmos os e jornais disponíveis da época, a partida mais antiga documentada é entre Pearson’s Wanderers x San Cristobal Swifts em São Cristobal no dia 1 de novembro de 1891. Apesar disso, como diz o grande historiador Félix Martialay sobre a história do futebol:

“Você precisa deixar espaços vazios, páginas em branco, principalmente nos primeiros capítulos, porque sempre existem passagens e dados desconhecidos até então, que preenchem as lacunas da história …”

PRÉ JOGO

Antes de falarmos de como foi a partida, é importante colocar os motivos e fatos para que ela tenha sido realizada da forma que foi. Em 1884, no governo de Porfirio Díaz as relações diplomáticas entre México e Grã-Bretanha voltaram ao normal. Como resultado desse novo período de diálogo entre os países, começou a troca de produtos e pessoas. Diversos britânicos pisaram então em solo mexicano para trabalhar nas novas fábricas e indústrias locais. Os trabalhadores e técnicos europeus trouxeram consigo suas famílias, rotinas e hábitos de lazer. Com isso diversos esportes então chegaram, como por exemplo o críquete, o golfe e o polo. Entre eles estava o Futebol, esporte que ja virava febre em toda a Inglaterra e Escócia, devido a crescimento das grandes ferrovias.

No México, o esporte vinha sendo aprendido e desenvolvido em escolas e clubes, todavia, as primeiras vezes que a bola rolou para uma partida documentada não foi feita por times vindos destes locais e sim por operários que trabalhavam na construção do Grande Canal del Desagüe, no Vale do México.Os times eram compostos pelos trabalhadores da empresa inglesa “S. Pearson & Sons ”.

A PRIMEIRA PARTIDA

Em 1 de novembro de 1891, aconteceu então a primeira partida documentada do futebol mexicano. De um lado estava o Pearson’s Wanderers, time composto pelos rebitadores que trabalhavam no canal, do outro estava o San Cristobal Swifts, equipe formada pelos mecânicos de obras. Segundo relatos do jornal da época “Daily Anglo American” o dia estava sem nuvens, com boa temperatura e um ótimo público disposto a ver a partida entre essas duas equipes.

Vale ressaltar que segundo o que consta, a primeira equipe já havia feito algumas partidas quando estiveram na Europa. Já pela equipe dos Swifts haviam alguns que nunca haviam participado de uma peleja de futebol. O jogo foi classificado como viril e com algumas faltas mais fortes. O jogo terminou com o placar de 1 x o para o Pearson’s Wanderers, no entanto, o resultado foi muito comemorado pelo time derrotado por ter evitado mais gols, devido a grande diferença de ambos os times. O gol foi feito pelo atacante Barr, que recebeu a bola depois que Collin fez grande jogada. O tento feito ainda no primeiro tempo, segundo o jornal, abalou o time do San Cristobal mas não os desencorajou. No fim, melhor para os já experientes jogadores do Pearson’s Wanderers .

relato
Daily Anglo American. Edição: 3 de Novembro 1891

A REVANCHE

Devido ao bom jogo ocorrido, ambas as equipes marcaram um novo jogo para o dia 19 de dezembro do mesmo ano. Animados pelo o que havia ocorrido, o San Cristobal Swifts teria uma novidade para o confronto, que foi a entrada do Huge Wilson, escocês que estava ajudando o time dos mecânicos. Dois foram fatos novos destacados pelo jornal local, que devem ser ressaltados. Primeiramente, foi a primeira vez que falou o nome do árbitro da partida, Sr. F. Tizard.

O outro fato foi o cara o coroa feito para ver quem escolhia o campo. O Swifts ganharam e escolheram jogar a favor do vento. O primeiro tempo da partida foi muito disputado e o time desafiante conseguiu chegar com mais perigo, no entanto, sem sucesso para abrir o placar. Na segunda etapa o Pearson’s Wanderers voltaram melhor e a trinca composta por Ryan, Doyle e Barr fizeram a defesa adversária ter que trabalhar por diversas vezes. Furmston e Bacon fizeram um ótimo jogo defensivamente para o San Cristobal, no entanto, não conseguiram evitar o gol da vitória. Apesar de não contar quem o fez, o jornal entrevistou no fim o capitão do Pearson’s, P.Ryan, que se disse bastante orgulhoso com o resultado e que o time estava nas nuvens por vencer aquela partida.

times segundo jogo
Daily Anglo American. Edição: 23 de Dezembro 1891

PÓS JOGO

Após estes dois confrontos, o time do San Cristobal Swifts anunciou que estava aberto para enfrentar qualquer onze homens de todo o México durante o natal. No entanto, este confronto nunca ocorreu. Ambas as equipes que estavam reconhecidas pela Associação Inglesa de Futebol, não disputaram a Liga Mexicana de Football Amateur Association e acabaram por ser perder na história de todo o futebol no México.

Foto Destaque: Página 2 do Jornal Daily Anglo American de 1 de Novembro de 1891

Yuri Murta

Sobre Yuri Murta

Yuri Lima Murta já escreveu 99 posts nesse site..

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

BetWarrior


Yuri Murta
Yuri Murta
Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

Artigos Relacionados

Topo