68 anos da fundação do UD Las Palmas

O clube da Gran Canaria passou por diferentes estágios ao longo de sua carreira, tanto ruim quanto bom. Hoje, há 68 anos, a entidade começou a decolar e atualmente luta para fazer história na Primeira Divisão.

A UD Las Palmas foi fundada em 22 de agosto de 1949 com a fusão de cinco clubes da Gran Canaria: Arenas Club, Marino FC, Atlético Club, RC Victoria e CD Gran Canaria. O objetivo da união era criar uma equipe para que os jogadores do arquipélago não tivessem que procurar outras opções na península e também ter acesso aos campeonatos nacionais.

A temporada 1950-51 foi a abertura dos amarelos na Primera División da Liga Espanhola, embora tenha sido um passo fugaz pela categoria máxima. Foi em 1964, quando o clube começou uma viagem de alto voo, os anos de ouro da UD Las Palmas. 19 temporadas na categoria mais alta sendo uma equipe referente. Além disso, na temporada 1968-69 foram vice-campeões da competição liguera.

Por outro lado, a equipe foi classificada três vezes para a atual Liga Europa e foi vice-campeão da Copa do Rei em 1978. O grupo amarelo estava no maior combate pelos títulos mais desejados e na ilha ainda ressoam os nomes de Tonono E Guedes entre outros grandes jogadores que marcaram historia com a amarelinha.

No entanto, nem tudo foi glória para a Gran Canaria. Após 19 anos na Primeira Divisão, a equipe desce após ter feito um péssimo campeonato. Em 1988, chegam os momentos mais sombrios e acabam jogando a 2B. Uma grande dívida atingiu o clube que estava cada vez mais afundado.

Mas na UD Las Palmas ninguém se rende, eles reúnem, fãs, jogadores e gerentes para que eles se tornem um conjunto competitivo que escolheu chegar ao topo. Embora nunca mais tenha feito historia como nos anos 60.

Hoje, depois de superar muitas dificuldades, os amarelos estão na elite do campeonato, contando com os jogadores da estatura de Jonathan Viera ou Vitolo, lutando por mais um ano na Primeira Divisão e, como mais de uma vez expressaram, optam por chegar à Europa.

Luiz Henrique de Lima

Sobre Luiz Henrique de Lima

Luiz Henrique de Lima já escreveu 90 posts nesse site..

Luiz Henrique de Lima , 23 anos. torcedor e apaixonado pelo Corinthians. admirador do futebol inglês e italiano.

BetWarrior


Luiz Henrique de Lima
Luiz Henrique de Lima
Luiz Henrique de Lima , 23 anos. torcedor e apaixonado pelo Corinthians. admirador do futebol inglês e italiano.

Artigos Relacionados

Topo