51 não é só pinga! Palmeiras é campeão mundial

Segundo documento emitido em 2014, a FIFA reconhece o Verdão como Campeão mundial

Nesta segunda-feira (4), veio a tona um documento de 2014 resgatado do ‘Blog do Ohata’ do Yahoo esportes, no qual a FIFA (Federação Internacional de Futebol) reconhece o Palmeiras como um campeão mundial, ao reconhecer que o título da Copa Rio ganha pelo clube em 1951, como a primeira competição mundial de clubes da história.

Segundo o portal ‘ESPN’ em reunião realizada em um hotel de São Paulo em 2014, pouco antes da Copa do Mundo do Brasil, Joseph Blatter que era o atual presidente da FIFA, juntamente com o mandatário da CBF(Confederação Brasileira de Futebol) na época, Marco Polo del Nero e com outros representantes do órgão, atendeu a “concessão do pedido da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos, vencido pelo Palmeiras, como a primeira competição mundial de clubes”.

O torneio de 1951 era composto por: Palmeiras, Vasco, a italiana Juventus, o Sporting de portugal, Nacional do Uruguai, pelo austríaco Austria wien, pelo time sérvio Estrela Vermelha e pelo francês Nice. A final da competição foi feita pela velha senhora e pelo verdão, na qual em duas partidas disputadas o time paulista ganhou a primeira por 1 x 0 e empatou a segundo por 2 x 2 sagrando-se campeão e sendo reconhecido como primeiro campeão mundial.

Além do documento que comprova o título do clube, em 2016 fez 65 anos que o Alviverde tinha conquistado a Copa Rio, e em uma postagem a FIFA fez uma publicação parabenizando o clube pelo conquista e colocando o time como “o primeiro campeão global”. Alguns anos antes em 2007 o Porco teve o reconhecimento do órgão máximo do futebol de que é um campeão mundial após proclamar uma ação para ser reconhecido como.

Porém mesmo com todas as provas e o reconhecimento, segundo a ‘Fox Sports’ a FIFA e também o órgão máximo do futebol mantém sua posição oficial e consideram campeões apenas os clubes vencedores do Mundial apartir dos anos 2000 para cá.  Com essa decisão da entidade, o título conquistado pelo porco em 1951 e a Copa Intercontinental que foi criado em 1960 e teve como campeões os brasileiros Santos e São Paulo (bicampeões), Flamengo e Grêmio, não são chancelados pela organização, embora ela reconhece os clubes como campeões mundiais.

“ A FIFA reconhece e valoriza as iniciativas para estabelecer competições de clubes mundiais ao longo da história. É o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio disputada em 1951 e 1952 e a Copa Intercontinental”, afirmou a entidade.

 

Pedro Henrique Ordones Ramos

Sobre Pedro Henrique Ordones Ramos

Pedro Henrique Ordones Ramos já escreveu 100 posts nesse site..

Sou Pedro Henrique Ordones Ramos, tenho 20 anos, moro na região da Penha (Cangaiba) Zona Leste de São Paulo. Curso o segundo semestre de jornalismo.

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Pedro Henrique Ordones Ramos
Pedro Henrique Ordones Ramos
Sou Pedro Henrique Ordones Ramos, tenho 20 anos, moro na região da Penha (Cangaiba) Zona Leste de São Paulo. Curso o segundo semestre de jornalismo.

Artigos Relacionados

Topo