danilo palmeiras seleção

A coluna Parabéns ao Craque desta quinta-feira (29) homenageia Danilo, volante do Palmeiras que completa 20 anos de idade hoje. Apesar de muito novo, o jogador já tem títulos importantes no currículo e muita história para contar.

Início

Nascido em Salvador em 29 de abril de 2001, Danilo dos Santos de Oliveira começou cedo. Aos sete anos de idade já estava nas categorias de base do Bahia, onde permaneceu por oito anos. No entanto, em 2015, foi dispensado e cogitou desistir do futebol.

Apesar disso, orientado pelo professor de futebol da escolinha onde jogava, permaneceu em atividade. Após uma rápida passagem pelo Jacuipense, Danilo conseguiu entrar no Cajazeiras, aos 16 anos. Sua estreia aconteceu em 2018, ano em que conquistaria o vice-campeonato baiano e faria brilhar os olhos do Palmeiras.

Uma nova fase: Palmeiras

Assim, no mesmo ano em que se destacou pelo Cajazeiras, o time paulista contratou Danilo por empréstimo com opção de compra. Com isso, veio a São Paulo para atuar pelo sub-17 do Verdão. Então, teve bons resultados nos campeonatos estaduais de base, e foi Campeão Paulista Sub-17 e Sub-20.

Desse modo, no ano passado o canhoto jogou de titular no time do Palmeiras na Copa São Paulo 2020, marcando um gol nos cinco jogos em que atuou. Com o bom desempenho na competição e nos treinamentos na Academia de Futebol, Danilo ganhou a oportunidade de estrear pelo time profissional em setembro, mês em que o clube comprou o jogador em definitivo.

Danilo como profissional e títulos

A saber, o volante marcou seu primeiro gol como profissional no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América 2020. Em resumo, em uma goleada do Palmeiras sobre o Delfín, do Equador, Danilo anotou o quinto gol dos brasileiros, e fechou o placar em 5 x 0.

Em seguida, na mesma competição, conquistou a titularidade. Assim, se destacou na conquista do título. Na final brasileira contra o Santos, Danilo foi titular e teve participação na jogada que culminou com o gol que deu o título ao palmeirenses. Com isso, o volante entrou definitivamente para a história do clube, trazendo a Libertadores ao Palmeiras após 21 anos da primeira conquista.

Além disso, também levantou a taça da Copa do Brasil 2020, conquistando mais um título importante para a carreira. Dessa forma, apesar de jovem, Danilo já acumula títulos relevantes e se tornou peça essencial na vitoriosa equipe palmeirense.

Seleção Brasileira Sub-20

Por fim, o jogador vem ganhando espaço na Seleção Brasileira Sub-20. Na ocasião da primeira convocação, em outubro de 2020, o volante ficou surpreso e muito contente:

“No primeiro momento, não acreditei. Fiquei muito feliz! Isso é sinal de que estou fazendo um bom trabalho, e ir para a Seleção pela primeira vez é muito importante para a minha carreira. Só tenho a agradecer a minha família pelo apoio de sempre, à comunidade de Fazenda Coutos e também por todos do clube, não somente do time principal, mas também do Sub-20. Eu estava chegando no hotel para o jogo de amanhã, dentro do ônibus e recebi a notícia. Foi emocionante e gratificante. Espero contribuir bastante para retornar em outras oportunidades”

O jovem volante Danilo, do Palmeiras, ainda tem um longo caminho pela frente e, se continuar nesse ritmo, tem tudo para se tornar um grande nome do futebol brasileiro nos próximos tempos. Feliz aniversário ao jogador! Parabéns!!

Foto Destaque: Reprodução/Base Palmeiras

Daniel Cobra
Daniel Cobra
Nascido em Santos, dividiu infância e adolescencia entre os treinos de base do clube e os times de futebol de praia. Mudou-se para São Paulo e se formou em Bacharelado em Esporte na USP, atuando na comissão técnica de clubes como Portuguesa, Corinthians e Guarulhos. Voltou para a universidade e tonou-se Mestre em Filosofia do Esporte pela USP, atuando como pesquisador para a UNESCO. Hoje é Pesquisador Convidado do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol e Redator do Futebol na Veia.

Deixe uma resposta