Você se lembra do El Mago?

Mago volta ao Colo-Colo, clube que o revelou, com promessa de títulos e visando retorno à seleção

Jorge Valdívia foi anunciado pelo Colo-Colo no dia 19 de junho, segunda-feira, e apresentado na quinta-feira (22) da mesma semana. Trata-se da volta do jogador ao clube que o formou após mais de 10 anos de sua saída. O jogador rodou o mundo, tendo sido mais reconhecido em suas duas passagens pelo Brasil. Em terras tupiniquins, ganhou notoriedade e o apelido de “Mago” vestindo a camisa da Sociedade Esportiva Palmeiras, quando ganhou o Campeonato Paulista de 2008, em sua primeirapassagem, e as Copas do Brasil de 2012 e 2015, já no seu retorno. As boas atuações o conduziram à seleção de seu país, na época comandada pelo argentino Marcelo Bielsa. Pela La Roja, disputou as Copas América de 2007, 2011 e 2015, sendo que nesse ano sagrou-se campeão em casa, já que o Chile era o país-sede, após disputa de pênaltis contra a Argentina, quando fez um duelo particular de camisas 10 com ninguém menos que Lionel Messi. Além das competições continentais, também tem em seu currículo participações nas Copas do Mundo de 2010 e 2014.

Já na entrevista coletiva de seu retorno, sem novidade nas pautas dos jornalistas. Perguntas sobre o novo desafio no clube formador, o interesse palmeirense em uma possível terceira contratação e uma última participação em uma Copa do Mundo foram feitas na época.

Volta ao Palmeiras?

Não recebi propostas só do Brasil, tinha outras opções. Tive outras ofertas concretas, algumas que não escutei porque eram clubes sem a força do Colo-Colo. Recebi mensagens de torcedores não apenas do Colo-Colo, mas também da Universidad Católica e Universidad de Chile. No Brasil, os torcedores do Palmeirasfizeram campanha para que eu voltasse. Tinha outras possibilidades muito concretas no Brasil, mas o desejo era voltar ao Colo Colo.

Retorno ao Colo-Colo

Craque chileno recebeu a camisa 10 em seu retorno

Era um sonho familiar! Que eu possa responder a essas pessoas que põem tanta esperança no meu regresso. Agradeço à instituição, ao presidente e ao treinador. Estou muito alegre devoltar para minha casa. Era agora ou nunca. Vou desfrutar deste momento.

Objetivos com a equipe chilena

O primeiro objetivo sempre será ser campeão. E claro que faz muito tempo que o Colo-Colo teve uma conquista a nível internacional. Não serei eu a fazer com que conquiste de novo, seremos todos em conjunto. Desde o presidente ao porteiro. Estou desfrutando deste momento hoje, de voltar a colocar a camisa do clube que me criou

E a Copa do Mundo da Rússia?

Como disse o presidente, tinha uma possibilidade no Brasil muito concreta, mas o desejo da família era voltar ao Colo-Colo. O desejo de voltar à seleção aqui ou nos Emirados era o mesmo, É claro que, estando aqui, as chances são claras, mas depende de mim. O primeiro a fazer é responder ao treinador e às pessoas, depois veremos a seleção. Todo jogador sonha em jogar uma terceira Copa do Mundo.

Até o dia 19 de agosto, o meio-campista de 33 anos ficou em campo por 424 minutos com sua equipe, num total de 5 jogos. Nesse período, marcou um gol contra o O'Higgins pelo Campeonato Chileno e despertou o brilho nos olhos dos jornais locais, que endossaram uma campanha para que o técnico

Juan Antonio Pizzi o convocasse de volta à seleção. Os clamores foram atendidos e o Mago finalmente foi convocado para um jogo da fase eliminatória para a Copa do ano que vem. O Chile recebeu o Paraguai em casa, mas decepcionou. Perdeu por 3×0, inclusive com gol contra de um dos astros do elenco, o volante do Bayern de Munique, Arturo Vidal, e ainda tenta garantir sua vaga, estando em 4º na classificação geral com 23 pontos atrás de Uruguai (24), Colômbia (25) e do já classificado Brasil (36). Jorgito entrou em campo aos 11 minutos da segunda etapa, dois minutos depois da equipe visitante ter feito o segundo gol, e nada pôde fazer para reverter o placar que decretou a derrota chilena frente ao seu torcedor.

Faltando menos de um ano para a Copa do Mundo que se realizará em 2018, Valdívia terá pouco meses para conquistar a confiança do técnico Pizzi. Com o Colo-Colo, disputará o Campeonato Chileno nos formatos Apertura e Clausura e a Copa Chile. E aí, o Mago será uma das atrações da Rússia? As frequentes e famosas lesões voltarão a atrapalhá-lo? Estaremos de olho!

Samuel Lima

Sobre Samuel Lima

Samuel Lima já escreveu 39 posts nesse site..

"O garoto que gostava de ficar na banheira quando jogava bola na 4ª série cresceu. A partir da 6ª série, passou a elaborar as jogadas, a ter uma melhor visão de jogo, uma melhor visão de mundo. A vida de jogar bola parou há algum tempo, mas a visão de jogo permanece. E é essa mesma visão que ajudará esse jovem de 21 anos a elaborar as ideias relacionadas a esse esporte que está muito além das quatro linhas convencionais de um campo de futebol. Da minha querida Inácio Monteiro para o mundo da bola, com prazer, Samuel!"

BetWarrior


Poliesportiva


Samuel Lima
Samuel Lima
"O garoto que gostava de ficar na banheira quando jogava bola na 4ª série cresceu. A partir da 6ª série, passou a elaborar as jogadas, a ter uma melhor visão de jogo, uma melhor visão de mundo. A vida de jogar bola parou há algum tempo, mas a visão de jogo permanece. E é essa mesma visão que ajudará esse jovem de 21 anos a elaborar as ideias relacionadas a esse esporte que está muito além das quatro linhas convencionais de um campo de futebol. Da minha querida Inácio Monteiro para o mundo da bola, com prazer, Samuel!"

    Artigos Relacionados

    Topo