Se você acompanha o futebol feminino, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre na temporada 2018-2019. Recentemente, a potência do futebol feminino se tornou a primeira atleta a ultrapassar 50 gols na FA WSL e ganhou ainda mais destaque na modalidade.

O destaque conquistado pela atual camisa 9 da Seleção Holandesa na Copa do Mundo feminina, em 2019, se manteve por meio da atuação impecável da atleta pelo clube inglês. Por conta do compilado de belas aparições, Miedema foi nomeada Jogadora do Ano do futebol feminino da Inglaterra. Além disso, no mesmo ano, a jogadora foi indicada também para a Bola de Ouro. Como não poderia ser diferente, a coluna “Rainhas da Bola” de hoje conta a história desta atleta que está escrevendo seu nome na história do futebol feminino e atraindo olhares do mundo inteiro!

Paixão antiga pelo futebol

Anna Margaretha Marina Astrid Miedema nasceu em 15 de julho de 1996, na pequena cidade de Hoogeveen, na Holanda. A paixão por futebol vem desde a infância. Dessa forma, a jogadora cresceu acompanhando seu pai, que era jogador amador, em partidas de futebol. Aos cinco anos de idade, Miedema começou a jogar pelo clube holandês HZVV. O incentivo à prática de esportes desde o primário no país europeu contribuiu para que a atleta prodígio desenvolvesse suas habilidades de forma precoce, o que ajuda a entender o desempenho surpreendente da atleta nos dias de hoje.

Durante a infância, Vivianne Miedema se destacava nos clubes e já ostentava o título de “máquina de gols”. Em 2009, aos 13 anos, Miedema deixou o HZVV e passou a jogar pelo VV De Weide. Lá, a atleta permaneceu até 2011, quando recebeu uma proposta para assinar seu primeiro contrato profissional.

Vivianne Miedema (Foto: Reprodução/Instagram @viviannemiedema)
A atleta ao lado do irmão Lars (Foto: Reprodução/Instagram @viviannemiedema)

Primeiro contrato profissional

Na véspera de completar 15 anos, a atleta assinou seu primeiro contrato profissional pelo SC Heerenveen. Com somente uma década e meia de vida, a jogadora estreou pelo clube que disputava a Eredivisie, a principal liga feminina holandesa. Dessa forma, Miedema foi a jogadora mais jovem de todos os tempos da liga. Nos 17 jogos disputados na temporada de estreia, a atleta marcou dez gols e recebeu o título de segunda maior artilheira da liga.

Na temporada seguinte, disputando a BeNe League (que se tornou a nova elite da modalidade no país), Miedema marcou incríveis 27 gols em 26 jogos. Assim, com apenas 17 anos, a atleta se tornou a artilheira do campeonato e ficou 15 gols da frente da segunda colocada.

Revelação do futebol europeu

Assim, após se destacar no futebol holandês, Miedema chamou atenção de clubes de outros locais da Europa. Em junho de 2014, a jogadora assinou um contrato de três anos com o Bayern de Munique, que disputava a Frauen-Bundesliga, a principal liga do futebol feminino da Alemanha. Dessa forma, jogadora foi fundamental para que o clube conquistasse dois títulos consecutivos da competição. Em 61 jogos pela equipe, a atacante marcou 35 gols e chegou ao pódio da artilharia da Champions League, com oito gols marcados no torneio continental.

No entanto, a revelação do futebol não se contentou em conquistar somente a Alemanha. Em maio de 2017, Vivianne Miedema se mudou para Inglaterra após assinar um contrato com o Arsenal. A chegada da jogadora ao clube foi vista como um respiro aos torcedores, que enxergavam na atleta uma forma de trazer o clube de volta aos seus dias de glória.

Como já era esperado, o desempenho da camisa 11 continuou impecável na equipe inglesa. Assim, em três anos de atuação pelo time, a atleta já ultrapassa a marca de 65 gols, ao considerar as partidas disputadas pela FA WSL, pela Copa da Inglaterra feminina e pela Conti Cup. Além disso, a jogadora foi a artilheira da temporada 2018/2019 da Super Liga feminina, com 22 gols. Consequentemente, a atleta foi fundamental para que o clube vencesse a competição naquele ano.

Vivianne Miedema (Foto: Reprodução/Getty Images)
A jogadora durante uma partida pelo Bayern de Munique (Foto: Reprodução/Getty Images)

Copa do Mundo e destaque internacional

Além de atrair olhares de toda a Europa, Miedema conquistou o carinho de torcedores apaixonados do mundo inteiro no último ano. A atleta foi eleita a Jogadora do Ano do Futebol Inglês na temporada 2018/19, ao lado do zagueiro holandês Virgil van Dijk, do Liverpool. Além disso, este foi o ano em que a atleta se tornou vice-campeã mundial e entrou para a lista de melhores jogadoras da Bola de Ouro.

Na Copa do Mundo, a jogadora marcou três gols e não correspondeu às expectativas de alguns torcedores. Entretanto, a atleta se tornou a maior artilheira de todos os tempos da Seleção Holandesa Feminina após marcar seu 60º gol com a camisa nacional, que ocorreu na vitória de 3 a 1 sobre Camarões.

Ademais, a jogadora protagonizou ainda a maior goleada da história da Super Liga Feminina. Em 1 de dezembro de 2019, o Arsenal venceu o Bristol City por um placar surpreendente: 11 x 1. Entre os 11 gols marcados, Miedema participou dos dez primeiros, com seis bolas na rede e quatro assistências.

Representatividade dentro e fora de campo 

Vivianne Miedema não é só um dos maiores nomes do futebol feminino hoje em dia. A atleta é também um símbolo de representatividade dentro e fora de campo. Além de incentivar meninas e mulheres a jogarem futebol, a atleta também fala abertamente sobre sua orientação sexual. A atacante demonstra com leveza e naturalidade o relacionamento com a jogadora escocesa e companheira de Arsenal, Lisa Evans, como há de ser.

Assim, com um jeito leve e carismático, Miedema está conquistando cada vez mais espaço no futebol feminino mundial e dando um show em campo. A jogadora é, sem dúvidas, uma das melhores atacantes do mundo atualmente. Ao longo dos próximos anos, a atleta deve surpreender ainda mais os torcedores. Dessa forma, resta aguardar ansiosamente e não perder nenhum lance desta potência do futebol.

Vivianne Miedema e Lisa Evans (Foto: Reprodução/Instagram @viviannemiedema)
Vivianne Miedema e Lisa Evans (Foto: Reprodução/Instagram @viviannemiedema)

Foto destaque: Reprodução/Shutterstock

Giovanna Oliveira
Giovanna Oliveira, 19 anos. Estudante de jornalismo, profissão que escolhi por ser apaixonada por ouvir e contar histórias. Atualmente, trabalho na redação da Casa Vogue e sou colunista do Coldplay Brasil. Acredito que não somente o futebol, como todos os outros esportes, são algumas das formas mais encantadoras de lidar com a vida e se conectar com as pessoas.
Você está aqui
Futebol Na Veia > Colunas > Rainhas da Bola > Vivianne Miedema: conheça a jovem estrela holandesa

Artigos Relacionados