Ainda que tenhamos nomes populares de jogadores como Marquinhos, Thiago Silva, Luiz Gustavo e Neymar nos times da Ligue 1, o principal ídolo brasileiro de um time na França segue atuando em alto nível. A coluna Além dos Bleus desta semana traz a trajetória do jogador mais veterano do Campeonato Francês. O zagueiro Vitorino Hilton, que aos 42 anos está em excelente forma e atuou em todas as partidas do Montpellier na temporada. Confira:

VITORINO HILTON 

Natural de Brasília (DF), Hilton fez a base na querida Chapecoense, antes de chegar ao Paraná em seu primeiro contrato profissional, em 1999. Porém, foi após se destacar no Tricolor da Vila que rumou na sua primeira aventura na Europa. O time em questão era o Servette, da Suíça, onde pôde entrar em campo 31 vezes. mesmo jovem, já demonstrava uma liderança técnica no elenco.

Logo, o Bastia contratou por empréstimo o jogador, que também deu retorno técnico apesar da estatura considerada baixa para um zagueiro (1.80 cm). Naquele instante, a qualidade e rapidez chamava a atenção de outros clubes nacionais. Até que o Lens aproveitou uma pequena brecha no contrato e garantiu sua contratação em custo zero no ano de 2004.

Nos Sang et Or, Hilton seguiu por quatro anos, onde fez 158 jogos e anotou dez gols. As boas e frequentes atuações até mesmo no meio-campo renderam a oportunidade de se transferir para o Olympique de Marselha, que pagou 5 milhões de euros por sua aquisição.

E foi justamente nos Olympiens o período mais vitorioso de sua carreira. Em 81 jogos e outros quatro anos, o zagueiro conquistou a Copa da Liga Francesa (10-11), Campeonato Francês (09-10) e Supercopa da França (2010), sendo a última um grande duelo terminado em 5 x 4, diante do Lille, no Estádio Grand Stade de Tanger, de Marrocos.

Hilton em ação pelo Olympique de Marselha (Foto/Reprodução:Getty Images)

HISTÓRIA NO MONTPELLIER

Por fim, transferiu-se para o Montpellier na temporada 11-12, quando coincidentemente também voltou a vencer o Campeonato Francês em seu primeiro ano. A partir daquele instante, iniciava-se a história de um ídolo da equipe. Hoje, aos 42 anos, Hilton é o capitão e frequentemente ovacionado por sua torcida. São 317 jogos e dez gols na equipe.

https://www.instagram.com/p/B4w2Fy8iPxS/

Além disso, engana-se quem pensa que o jogador mais veterano da Ligue 1 tem atuado em poucas partidas. Aliás, em 24 rodadas, sequer ficou de fora de algum jogo de sua equipe e é capitão, estando em excelente qualidade na décima sétima temporada na França.

Assim, questionado se renovaria o contrato com o Montpellier que expira em junto deste ano, afirmou que se sente bem em campo e pode continuar por mais uma temporada. Da mesma forma, os torcedores locais que têm o jogador como lenda, se empolgaram com a oportunidade de vê-lo vestir a camisa da equipe também no ano 20-21.

Foto destaque: Instagram.com/mhscofficiel

Igor Ribeiro
Igor Ribeiro
Igor Ribeiro, 20 anos, é um apaixonado por futebol. Nascido no ano de 2000 em Campinas, interior de São Paulo, sempre mostrou grande afeição por esportes. Fez-se muito interessado pelas leituras em jornais e o interesse acerca do futebol foi a principal influência para sua escolha ao Jornalismo, área que desde cedo escolhera. Com essa paixão presente em sua vida, sempre é o primeiro no “vamos organizar um futebol” e totalmente contra gritar gol antes da hora!

Artigos Relacionados