Vitória de Setúbal se salva na última rodada e evita rebaixamento

- Última rodada ainda definiu equipes que disputarão as competições europeias e rebaixados
Vitória de Setúbal se salva na última rodada e evita rebaixamento

Mais uma temporada chega ao fim e com ela o campeão Porto, pela 28ª vez, com uma rodada de antecedência. A última rodada da Primeira Liga reservou emoções para definir as equipes classificadas para as competições europeias e os dois rebaixados. Porto e Benfica irão para a Liga dos Campeões. Sporting e Braga para a Liga Europa e Paços de Ferreira e Estoril rebaixados. Nacional e Santa Clara conquistaram o acesso para a Primeira Liga.

Primeira Liga 34ª rodada

Sexta-feira 11/05

Aves 2 x 3 Chaves

Abrindo a última rodada da Primeira Liga, um jogo bem movimentado para duas equipes que não almejavam mais nada para a temporada.

Logo aos 5’, Jorge Felipe abriu o placar para a equipe da casa. Entretanto, aos 21’ de pênalti, Pedro Tiba empatou o jogo. A equipe do Desportivo de Aves ainda conseguiu desempatar no minutos seguinte com Mama Baldé terminando o 1º tempo na frente. Na etapa complementar, quando a partida já parecia estar resolvida, a equipe visitante tirou dois coelhos da cartola e empatou aos 89’ com William e nos acréscimos virou com Matheus Pereira.

A equipe do Desportivo das Aves termina sua participação na 13ª colocação e o Chaves na 6ª posição.

Sábado 12/05

Vitória de Guimarães 0 x 1 Porto

Já campeão, o Porto visitou a equipe do Vitória de Guimarães no Estádio D. Afonso Henriques e venceu com um gol solitário de Iván Marcano aos 69’.

Porto encerra o campeonato com vitória (Foto: Site Ofical – Vitória de Guimarães)

Com 28 vitórias em 34 jogos, os Dragões terminou com a melhor campanha do campeonato. Além disso, teve o ataque mais positivo marcando 82 gols e a defesa mais sólida, levando apenas 18 gols em todo o campeonato, confirmando o título mais que merecido da equipe Azul e Branca. Já o Vitória de Guimarães terminou na metade da tabela, em 9º, com 43 pontos.

Boavista 1 x 0 Belenenses

No Estádio do Bessa, os Panteras encerraram a sua participação na Primeira Liga. Foi uma vitória simples diante do seu torcedor. Kuca marcou para a equipe da casa logo aos 19’ decretando a vitória. Bruno Pereirinha ainda na primeira etapa foi expulso aos 42’ deixando o Belenenses com um menos boa parte do jogo.

O Boavista encerra a sua participação na 8ª colocação e o Belenenses foi só o 12º com 37 pontos.

Domingo 13/05

Benfica 1 x 0 Moreirense

Precisando de uma vitória simples para se classificar para a próxima Liga dos Campeões, os Encarnados não tiveram tantas dificuldades apesar do placar magro. Jonas fez o gol que garantiu a equipe na próxima competição europeia marcando de pênalti aos 52’.

Jonas marca e garante o Benfica na próxima Liga dos Campeões (Foto: Mario Cruz)

O Benfica termina na 2ª colocação com 81 pontos, enquanto o Moreirense ficou em 14º com 32 pontos ganhos.

Feirense 0 x 0 Estoril

Precisando vencer e de uma contribuição dos adversários, o Estoril nem fez sua parte e foi rebaixado como lanterna da competição. A equipe fez menos pontos do que jogos, 30 em 34 rodadas. Foram apenas oito vitórias. Foram incríveis 20 derrotas ao longo do campeonato. Isso confirma a péssima campanha e o rebaixamento para a 2ª divisão. O Feirense bateu na trave e foi a primeira equipe fora do Z-2 ficando apenas um ponto de cair com 31 pontos.

Portimonense 3 x 1 Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira foi a outra equipe rebaixada a Segunda Liga. Também com 30 pontos em 34 jogos, a equipe foi vencida fora de casa e amargou o descenso.

Pires abriu o placar aos 27. O atleta voltou a balançar as redes aos 77’. Rúben Micael aos 88’ conseguiu ainda diminuir. Mas nos acréscimos, Wellington Carvalho deu números finais a partida.

O Portimonense terminou na metade da tabela, em 10º, com 38 pontos e o Paços de Ferreira foi o penúltimo, 17º, com 30.

Rio Ave 1 x 0 Braga

Uma campanha digna dos Vilacondenses em relação as equipes de maior investimento de Portugal, deu ao Rio Ave a 5ª colocação nessa temporada, ficando apenas uma posição de uma vaga na Liga Europa, mas com uma incrível diferença de 24 pontos. O gol vencedor saiu aos 43’ com Tarantini.

O Rio Ave foi o 5º colocado com 51 pontos e o Braga terminou em 4º, com 75.

Vitória de Setúbal 1 x 0 Tondela

Talvez o jogo mais emocionante da rodada. O Vitória de Setúbal conquistou uma vitória heroica que salvou a equipe do rebaixamento que ainda contou com os tropeços de Feirense e Paços de Ferreira. Andre Pereira marcou aos 23’ aliviando cedo o seu torcedor.

Após a vitória heroica, o Vitória de Setúbal encerrou a sua participação na 15ª colocação com 32 pontos e o Tondela foi o 11º com 38.

Marítimo 2 x 1 Sporting

O Sporting precisava de uma vitória e um tropeço do Benfica para se classificar a próxima Liga dos Campeões e nenhum dos dois resultados aconteceu.

Com o tropeço, Sporting vai jogar a Liga Europa (Reprodução/Site Oficial Sporting)

Jogando em casa, os Leões da Madeira abriram o placar  aos 31’ com Joel Tagueu. Porém, logo na sequência, aos 32’, Bas Dost empatou para a equipe da capital. O gol salvador veio nos acréscimos com Gevorg Ghazaryan.

Com a vitória, portanto, o Marítimo terminou em 7º com 47 pontos e o Sporting foi o 3º, com 78.

Lucas Messori

Sobre Lucas Messori

Lucas Messori já escreveu 12 posts nesse site..

Meu nome é Lucas Messori de Pinho Sobral, tenho 24 anos, e estou cursando jornalismo na Estácio de Sá de Petrópolis.Já tive experiência de escrever matérias para o site Foco Desportivo, voltado para o desporto petropolitano.Fui assessor de um time de Futebol 7 de Petrópolis. Trabalho na Rádio Imperial de Petrópolis onde também auxilio na parte esportiva.Na faculdade apresento um programa esportivo, Fora de Campo, com um grupo de amigos.E já fui secretário na federação esportiva em minha cidade.

BetWarrior


Poliesportiva


Lucas Messori
Lucas Messori
Meu nome é Lucas Messori de Pinho Sobral, tenho 24 anos, e estou cursando jornalismo na Estácio de Sá de Petrópolis.Já tive experiência de escrever matérias para o site Foco Desportivo, voltado para o desporto petropolitano.Fui assessor de um time de Futebol 7 de Petrópolis. Trabalho na Rádio Imperial de Petrópolis onde também auxilio na parte esportiva.Na faculdade apresento um programa esportivo, Fora de Campo, com um grupo de amigos.E já fui secretário na federação esportiva em minha cidade.

    Artigos Relacionados

    Topo