Temporada 19/20 da Serie A TIM traz grandes jogos na segunda rodada

A Itália está empolvorosa com a volta da Serie A TIM. O campeonato começa no dia 24/08 e acaba em 24/05 do próximo ano. A Lega Calcio, empresa que organiza a competição, divulgou na semana passada a tabela de todas as 38 rodadas. Alguns detalhes sobre horários ainda faltam ser acertados, mas isso fica a cargo junto a Tvs. O FNV acompanhará o torneio. Agora, fique atento as datas dos principais jogos e clássicos que movimentarão a terra da Bota.

A Primeira rodada e rivalidades

A primeira rodada traz confrontos de equipes tradicionais, que têm uma mística em volta. Juventus x Parma e Udinese x Milan encaixam bem nesse quesito. Os recém-chegados Lecce e Brescia jogam fora de casa, contra Internazionale e Cagliari, respectivamente. Posteriormente, na segunda rodada, os clássicos voltam a todo vapor. A atual campeã duela contra o vice-campeão, Napoli, e acontece o Derby Dell'Capitale, entre Roma e Lazio, nos dias 1/9 e 26/01. Isso pode gerar uma certa antecipação dos confrontos diretos e de uma possível definição de título da Serie A TIM e/ou classificação para a Champions League.

Após uma rodada de descanso, temos o aguardado Derby Della Madoninna de Internazionale e Milan. Nesta temporada, os dois se encontram em situações opostas. Enquanto, os nerazurri estão na Liga dos Campeões e vem com Antônio Conte rumo ao título. Seu rival vem se reestruturando após sanções da UEFA em relação a dívida de seus antigos donos. As partidas acontecem 02/09 e 09/02. Save the date. Essa pode ser a última temporada em que o confronto acontece no San Siro/Giuseppe Meazza, pois o estádio pode ser demolido em 2020.

O torcedor da Inter de Milão ainda tem outras datas para ficar na memória. Na 5° rodada de 25/09 e 16/02, o confrontado é a Lazio, duas rodadas depois (06/10 e 01/03) é o Derby Dell'Italia contra a Juventus, onde o segundo turno ocorre em Milão. Nas duas últimas giornattas, 05 e 12/01 e 17 e 24/05 os adversários são Napoli e Atalanta, seus concorrentes também nas competições continentais, buscando o scudetto agora.

Outros Derbys

Em um país onde o futebol é símbolo, dificilmente se tem uma rodada sem encontrar grandes confrontos. Além disso, tem as variáveis de possíveis brigas diretas inesperadas até aqui. Dessa forma, cabe sempre ressaltar partidas que não aparecem nos holofotes, mas contém enorme rivalidade, são esses:

Juventus x Torino: o derby de Turim, também conhecido como Dela Mole, é na 11° rodada (03/11 e 05/04), apesar da diferença econômica, as partidas nunca são fáceis para os bianconeri.

Genoa x Sampdoria: o derby della lanterna é tradicionalíssimo no sudoeste italiano. Portanto, a tensão deve ser enorme na 16° rodada (15/12 e 03/03). Pois, para “melhorar”, as dois times vêm com suas emergentes, assim, possivelmente, brigando por posição nessa fase do torneio.

Atalanta x Brescia: a sensação da última temporada tem uma grande rivalidade com o recém-chegado a primeira divisão, por isso, tem nome de Derby Lombardo. Na qual, é a região onde se sedia os dois clubes. Apesar de sempre equilibrado, esse ano há uma disparidade entre os dois que deve ser refletida em campo.

https://twitter.com/SerieA/status/1157576842720579584?s=20

Bologna x Fiorentina: o Derby dell'Appennino é pouquíssimo conhecido nessa terra tupiniquim. Até mesmo por grandes admiradores da Serie A TIM. Mas, não deve ser menosprezado, pois as festas das torcidas são belíssimas, às vezes, violenta também.

Napoli x Roma: o Derby Del Sole, talvez seja o maior dos citados, pelo tamanho das equipes mundialmente. Além disso, já decidiu campeonatos nacionais. Nos últimos anos foi palco de decisões para o segundo lugar e vagas na Champions League. Neste ano, porém, ainda é incerto, o time de Napolés tirou Manolas da capital e quer mais fortes contratações até o fim da janela. Enquanto o rival faz uma janela tímida, após uma temporada fraca e busca se reerguer.

https://twitter.com/NapolesBRA/status/1157330563713425409?s=20

Guilherme Ribeiro
Sou Guilherme Ribeiro, 20, paulista da região do ABC. Ler e escrever é um hobby, para o esporte que é a minha paixão.

Artigos Relacionados