A 5ª edição da UEFA Women's Cup 2005/06, atual UEFA Women's Champions League, foi marcada pelo bom desempenho das equipes alemãs. Referência em futebol feminino internacional, a Alemanha dominou a competição com o FFC Frankfurt e FFC Turbine Potsdam. Assim, disputando pela primeira vez uma final entre dois clubes do mesmo país.
A equipe Frankfurt saiu vitoriosa, derrotando a até então campeã da temporada anterior. Os clubes mostraram que os investimentos no futebol feminino alemão surtiram efeito. O bom aproveitamento das equipes desde a 1ª rodada demonstraram a potência do futebol da Alemanha. Desta forma, confira a seguir na coluna Rainhas da Bola, a supremacia alemã no campeonato.
CLASSIFICATÓRIAS
A princípio, na 1ª fase os resultados foram positivos para as alemãs. Afinal, Frankfurt goleou o Gömrükçü Baku por um placar de 11 x 0, no último jogo da etapa. Assim como, o Turbine Potsdam massacrou o adversário SV Neulengbach por 12 x 1, ainda no seu primeiro jogo. Ambas equipes ficaram no 1º lugar dos seus grupos com sete pontos, duas vitórias e um empate.
QUARTAS DE FINAL
Com desempenho mais tímido, o Frankfurt empatou por 1 x 1 com Arsenal no primeiro jogo. Já na partida de volta o clube venceu por 3 x 1, se classificando assim para a semifinal. Por outro lado, o Potsdam teve uma performance brilhante, goleando o Valur primeiramente por 8 x 1 e logo depois por 11 x 1. Por fim, indo para a próxima fase com aproveitamento fantástico.
SEMIFINAL
O time francês Montpellier deu trabalho para as alemãs do Frankfurt, que estrearam a semifinal com uma derrota de 1 x 0. Mas a equipe de virada fora de casa, conquistou uma vitória por 3 x 2 e se classificou com critério de gol fora. Em contrapartida o Turbine venceu suas duas partidas (3 x 2 e 5 x 2) contra o Djurgårdens, indo para final de forma tranquila.
FINAL
O encontro decisivo atingiu o número de mais de 13 mil espectadores. Disputada em dois jogos, a decisão consagrou Frankfurt como campeã, com um resultado total de 7 x 2. A equipe bateu o Turbine na primeira partida por 4 x 0 com gols de Sandra Albertz, Kerstin Garefrekes e dois de Renate Lingor.
O último jogo foi um pouco mais equilibrado. Uma vitória de 3 x 2 com gols do Frank marcados por Stephanie Ann Jones, Renate Lingor e Birgit Prinz e dois gols do Potsdam feitos pela artilheira do campeonato Conny Pohlers. Desta forma, o time Frankfurt reconquista a Taça UEFA em casa, diante de milhares de torcedores.
On this day in 2006⏪
Conny Pohlers struck twice for @Turbine_Potsdam – but goals from Steffi Jones, Renate Lingor and Birgit Prinz gave @1_FFCFrankfurt the win, and the UEFA Women's Cup, 7-2 on aggregate🏆 #UWCL pic.twitter.com/veMkZXIq41
— UEFA Women’s Champions League (@UWCL) May 27, 2020
A campeã e vice-campeã, expuseram o motivo das alemãs estarem entre as melhores da UEFA Women's Champions League. A brilhante participação de ambas equipes revelam o fortíssimo futebol alemão. Atualmente o time de Frankfurt tem quatro títulos da UWCL ficando atrás apenas do Lyon. No total todas as equipes alemãs somam nove títulos, mais que qualquer outro país.
Foto Destaque: Divulgação/UEFA